seta seta
Francisco José de SENA
(1783-1867)
Mariana de Áustria d' AFONSECA ®
(1781-1883)
Francisco BARCELOS
Maria José de SENA
(1823-1962)
Maria Luiza de Sena BARCELOS
(1857-1893)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Augusto da Silva Pinto FERRO

Maria Luiza de Sena BARCELOS 1

  • Nascimento: 27 Mai 1857, São João Baptista, Ilha Brava, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Augusto da Silva Pinto FERRO
  • Óbito: 15 Nov 1893, Mindelo, São Vicente, Cape Verde com 36 anos de idade 1
imagem

Símbolo  Notas gerais:

poetisa cabo verdiana

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica: constante no site da Academia Cabo-verdiana de Letras. em virtude de ser patrono da cátedra nº 06 das 40 desta Academia

"Quase nada se sabe sobre Maria Luísa de Sena Barcelos (Brava, ? - 1893), a filha de D. Maria José de Sena e o capitão Francisco Barcelos, irmã de Cristiano José de Sena Barcelos (Brava, 1854 - Lisboa, 1915), capitão de fragata e sobretudo autor de Subsidios para a história de Cabo Verde e Guiné, memoria apresentada á academia real das sciencias de Lisboa (1899-1913, 7 volumes em 4 vols.) e do Roteiro do Arquipélago de Cabo Verde (1892, 11 mapas). Ela teria casado com Augusto da Silva Pinto Ferro (1865ca - ?), em Lisboa (Lapa), no dia 18 de Setembro de 1889. Considerada como a primeira poetisa cabo-verdiana, permanece no pensamento comum pela sua participação no peródico Almanach de lembranças luso-brasileiro em que publicou, ao que parece, vários textos sob o pseudónimo "Africana" de 1883 a 1890, mas mais ainda por ter sido um dos "mentores" do escritor Eugénio Tavares, iniciando-o à poesia. Para o resto, tudo o resto está para ser descoberto."


imagem

Maria casou com Augusto da Silva Pinto FERRO, filho de Manuel da Silva Pinto FERRO e Júlia Maria da Purificação GODINHO. (Augusto da Silva Pinto FERRO nasceu em 1848 em Ilha Brava, Cabo Verde 2 e faleceu a 2 Jul 1901 em Mindelo, São Vicente, Cape Verde.)


imagem

Fontes


1 Jorge FORJAZ, Genealogia das ilhas do Fogo e Brava e de Bisssau - Subsídios, 2 volumes (Ponta Delgada, Açores, Portugal: Letras LAVAdas, 2019), vol. 1: pg. 135.

2 Jorge FORJAZ, Genealogia das ilhas do Fogo e Brava e de Bisssau - Subsídios, 2 volumes (Ponta Delgada, Açores, Portugal: Letras LAVAdas, 2019), vol. 1: pg. 327.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Set 2022 com Legacy 9.0 de Millennia