seta seta seta seta
António Miguel LOPES DA SILVA
(1840-1905)
Teresa
(Cerca de 1845-)
João José LOPES DA SILVA ®
(Cerca de 1844-1938)
Antónia LOPES DA SILVA ®
Pedro LOPES DA SILVA ®
(1870-1933)
Maria José da Conceição LOPES DA SILVA
(1869-1934)

Baltasar LOPES DA SILVA ®
(1907-1989)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Teresa Jesus COELHO ®

Baltasar LOPES DA SILVA ®

  • Nascimento: 23 Abr 1907, Caleijão, São Nicolau, , Cabo Verde
  • Casamento (1): Teresa Jesus COELHO ®
  • Óbito: 28 Mai 1989, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 82 anos de idade
  • Sepult.: 31 Mai 1989, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Nota biográfica. 1 Baltasar Lopes da Silva nasceu na aldeia do Caleijão na ilha de São Nicloau em Cabo Verde no dia 23 de Abril de 1907. Tendo concluído os seus estudos secundários no seminário de São Vicente e, viajou para Portugal para estudar na Universidade de Lisboa. Durante o seu tempo em Lisboa, Baltasar Lopes estudou com importantes nomes da cultura portuguesa, como, por exemplo, Vitorino Nemésio e Câmara Reis. Formou-se em Direito e Filologia Românica, tendo sempre obtido excelentes notas durante os seus estudos na Universidade de Lisboa. Depois da universidade, Baltasar Lopes regressou a Cabo Verde, onde exerceu o cargo de professor no Liceu Gil Eanes em São Vicente. Após alguns anos foi nomeado reitor deste liceu. Chegou a deixar a colónia portuguesa mais escolarizada para ensinar em Leiria (Portugal) por um breve período, mas devido às dificuldades de relacionamento com a política portuguesa daquela época, regressou para Cabo Verde onde continuou educando e exercendo a advocacia. Os seus últimos dias foram passados em Lisboa onde foi transferido para tratamento de uma doença cerebrovascular, falecendo pouco depois, no dia 28 de Maio de 1989.



• Foto jovem.



• Obra: Livro, 1945. O dialeto crioulo de Cabo Verde



• Obra: CHIQUINHO, 1947. Um clássico

• Pseudónimo: Osvaldo Alcântara.



• Mudança do concelho de residência / Transferência, 1951, Brasil. 2



• Foto casal.



• Foto meia idade.



• Foto em grupo: entre intelectuais e ilustres da época.
Em cima, da nossa esq/direita: · Jorge Barbosa, · Manuel Serra, · Baltazar Lopes da Silva e · José Fonseca.

Em baixo da nossa esq/direita: · Mário Barbosa, · Grégorio Chantre e cá em baixo nho Roque · (António Aurélio Gonçalves)



• Atividade desportiva: Mindelenses em idade madura que praticavam futebol (anos 50, sec. XX): Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. Na fotografia, da nossa esq.- dtª:

De pé: · Daniel Leite · Aníbal Lopes da Silva · Aristides Martins · José Duarte Fonseca · Baltasar Lopes da Silva (de chapéu) · (?) · Dr. Miranda · Manuel Serra

Agachados: · António Pelópidas Almeida · (?) · Aguinaldo Fonseca · (?) · (?) · Aurélio Gonçalves (de chapéu) · Anildo Cohen



• Atividade literária: escritor do movimento Claridade. Foto entre "claridosos"

Legenda - Começando pela nossa esquerda: · Jaime de Figueiredo, · António Aurélio Gonçalves , · Guilherme Chantre,· Manuel Serra , · Jorge Barbosa e · Baltasar Lopes



• Foto em grupo: Jantar em homenagem a Bento Levy, 1961, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.
Começando pela nossa esquerda: · Jorge Barbosa , · Guilherme Chantre · Bento Levy (deputado e director do "Cabo Verde" - Boletim de Propaganda e Informação), · José Duarte Fonseca, · Henrique Santa Rita Vieira , · Comandante Sousa Machado (Capitão dos Portos), · Baltasar Lopes da Silva, · Júlio Monteiro, · Manuel Serra e · António Aurélio Gonçalves.



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: por cargo exercido no Liceu Gil Eanes, 28 Ago 1969. publicada em 28-08-1969 no nº 368 do semanário capitalino "O Arquipélago". (cf recorte ao lado)



• Atividade lúdica: tocar violão.



• Reforma: como professor efectivo do 2º grupo do quadro comum dos liceus, 9 Set 1974, Cabo Verde. (cf. ao lado, um extrato do B.O. nº5 de 1.2.1975).



• Atividade literária: escritor e poeta.
Leia mais (em língua francesa) aqui.
NB: A página indicada faz parte de um "site qui est réalisé par Christophe Chazalon à partir de mai 2018".

• Nota biográfica: constante no site da Academia Cabo-verdiana de Letras. em virtude de ser patrono da cátedra nº 21 das 40 desta Academia

"Baltasar Lopes da Silva, filho de Maria José da Conceição Lopes da Silva (1869-?) e Pedro Lopes da Silva (1870-1933), nasceu em 23 de Abril de 1907 em Caleijão, na ilha de São Nicolau, e morreu em 28 de Maio de 1989 em São Vicente. Estudou em Portugal e licenciou-se em Direito e Filologia Românica na Universidade de Lisboa. Foi professor, depois reitor do Liceu Gil Eanes, advogado, organizador desportivo, investigador, ensaísta, filólogo, escritor... Juntamente com Manuel Lopes e Jorge Barbosa, fundou o jornal Claridade em 1936, mas é mais conhecido pelo seu romance Chiquinho, publicado em 1940 e considerado o maior romance da literatura cabo-verdiana. Para todos estes elementos, várias escolas receberam o seu nome, assim como uma rua no Mindelo. Uma estátua de pé foi herdada na ilha de São Nicolau e um busto numa praça no Mindelo."



• Cemitério: Cemitério Municipal do Mindelo: Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.



• Cargo: Juiz do Conselho Nacional de Justiça, 20 Set 1975, Cabo Verde.
(cf. ao lado o extrato do BO nº 13 de 27 de Setembro de 1975)



• Sepultura/Campa, 1989, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: selo comemorativo.



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: nota bancária.


imagem

Baltasar casou com Teresa Jesus COELHO ®, filha de João da Cruz COELHO e Quitéria DELGADO. (Teresa Jesus COELHO ® nasceu a 14 Out 1923 em Ribeira das Patas, Santo Antão, Cabo Verde,3 faleceu a 29 Dez 2020 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde e foi sepultada a 30 Dez 2020 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013; cópia GEDCOM facultada por
Luís António Martins Pinheiro de FARIA

2 The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, "FamilySearch," database, FamilySearch (http://new.familysearch.org); "Brasil, Cartões de Imigração, 1900-1965," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:KXK1-JJS : 1 December 2015), Baltazar Lopes da Silva, Immigration; citing 1951, Arquivo Nacional, Rio de Janeiro (National Archives, Rio de Janeiro).

3 DGAE - Direcção Geral da Administração Eleitoral (Cabo Verde - 2004).

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 18 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia