Gregório António LOPES
Josefa Arsénia LOPES

Pedro Gregório LOPES ®
(1932-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Alzira Dias CORREIA ®

Pedro Gregório LOPES ®

  • Nascimento: 15 Jul 1932, Mindelo, (Nossa Srª da Luz) São Vicente, Cabo Verde
  • Casamento (1): Maria Alzira Dias CORREIA ® a 10 Abr 1959 em Cabo Verde
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa): clique aqui



• Atividade literária: foi colaborador no nº1 do "Suplemento Cultural do Boletim de Propaganda e Informação de Cabo Verde", em Out 1958, na Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde.
NB: Apresentamos em seguida, a capa e o índice do N.º 1 gentilmente divulgados por Joaquim Saial no seu site "Praia de Bote". Com a devida vénia, eis a seguir um extrato do publicado por Saial:

"O nosso amigo Manuel Brito-Semedo, sempre atento, chama no seu blogue Esquina do Tempo a atenção para a passagem dos 60 anos do "Suplemento Cultural" do "Boletim de Propaganda e Informação de Cabo Verde" que agora está a ser editado em fac-simile. Ali pontuaram Aguinaldo Brito Fonseca, Francisco Lopes da Silva, Gabriel Mariano, Ovídio Martins, Carlos Alberto Monteiro Leite, José Augusto Monteiro Pinto, Sylvia Crato Monteiro, Terêncio Anahory e Yolanda Morazzo, entre outros.
Praia de Bote alia-se à comemoração, publicando a capa do n.º 1 (existente na sua Biblioteca Cabo-Verdiana, bem como vários outros), o índice do mesmo e dois estudos de Pedro Gregório"

Linóleo da capa: de José dos Santos em reprodução de Luís de Melo"

• Atividade desportiva: Judo. Na sua juventude praticou artes marciais nomeadamente o judo

• Ocupação: estudante, em 1959, no Porto, , Porto, Portugal. 1 Escola Superior de Belas-Artes



• Nota biográfica:,.



• Foto casal: na juventude.

• Associação ou club: Candidato nº 85 à Casa dos Estudantes do Império, admitido, a 21 Fev 1959, no Porto, , Porto, Portugal. 2 sob proposta de: Manuel Afonso Rodrigues

Informações constantes (entre outras) na ficha:
ESTADO CIVIL: Solteiro
OCUPAÇÃO: Estudante
LOCAL ONDE EXERCE: Escola Superior de Belas-Artes

• Foi empregado como professor do Liceu Adriano Moreira em 1960 na Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde. Contrato, 11/10/1960. B.O. 48, de 26/11/1960, p. 860);

NB: lecciona a cadeira de Desenho, durante cerca de 11 anos intercalares, até 1971, ano em que ano abandona definitivamente a actividade docente.



• Foi empregado como professor do Liceu Adriano Moreira em 1964 na Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde. Despacho, de 9/9/1964. B.O. 38, de 19/09/1964);

• Anotações gerais. 3 Foi, no ensino secundário, professor de Desenho do administrador deste site Jorge Manuel Santos Sousa BRITO



• Atividade económica: Empresa de projetos arquitetónicos-Trópico, criada, a 26 Fev 1968, na Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde.
O recorte ao lado é o da notícia publicada em 07-03-1968 no nº 291 do semanário capitalino "O Arquipélago".



• Atividade política: vogal do CONSELHO LEGISLATIVO da Província de Cabo Verde, a 22 Abr 1968, na Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde.
O recorte ao lado é da notícia publicada em 25-04-1968 no nº 298 do semanário capitalino "O Arquipélago".



• Cargo: vice-reitor do Liceu Adriano Moreira, em Nov 1969.
Ver ao lado um recorte da nota publicada em 27-11-1969, no nº 381 do semanário capitalino "O Arquipélago".

NB: um ano depois, "não continua no cargo", na sequência de um incidente que se verificara na abertura solene daquele ano lectivo, na presença do Governador da Província, Sacramento Monteiro, "que se retirou da sala, em protesto do tom crítico da minha intervenção". esclarece Pedro Gregório em entrevista.

• Nota biográfica: em 1998,. 4 Nasceu na ilha de S. Nicolau. Estudou no Liceu Gil Eanes e formou-se em Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto. De regresso a Cabo Verde, foi professor no Liceu da Praia e arquiteto. Artista plástico, colaborou com desenhos e linóleos no Cabo Verde: Boletim de Propaganda e Informação 230 (1949-1962) e no Arquipélago (1962-1974) e, depois da independência, na re - vis ta Raízes (1977-84) e na imprensa periódica. É o autor do projeto da bandei - ra de Cabo Verde adotada em 13 de janeiro de 1992.



• Condecoração: Primeira Classe da Medalha do Vulcão, a 3 Jul 2015, em Cabo Verde.
Ver na figura ao lado, o extrato do Decreto-Presidencial de 03.07.2015, publicado no BO nº 40, I Série de 03-07-2015 (página 1312)
NB: todos os que estão assinalados com um ponto vermelho e realçados a amarelo, têm uma página genealógica nesta árvore.

• Descendência: o casal tem mais filhos.


imagem

Pedro casou com Maria Alzira Dias CORREIA ®, filha de Desconhecido e Maria de Lourdes Fermino Dias CORREIA, a 10 Abr 1959 em Cabo Verde. (Maria Alzira Dias CORREIA ® nasceu a 29 Nov 1937 no Porto, , Porto, Portugal.)


imagem

Fontes


1 UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (Lisboa, Portugal), pg. 119 do registo de fichas; Tabela 5; Tabela 5 - Fichas de candidatos a associados - dois volumes
- Volume I contendo um dossier com 703 fichas relativas à Sede (Lisboa);
- Volume II composto por dois dossiers (com um total de 381 fichas de candidatos):
- um com 177 fichas relativas à Sede (Lisboa) e o
- outro com 204 fichas relativas à delegação do Porto; A documentação que a seguir se publica consiste no levantamento dos ficheiros de associados da Casa de Estudantes do Império (CEI) que se encontram à guarda da Torre do Tombo; A CEI instituída a 3 de Julho de 1944, teve a sua sede em Lisboa, e delegações em Coimbrai e no Porto. A razão de ser de esta documentação se encontrar na Torre do Tombo tem a ver com o facto de a sede da Casa dos Estudantes do Império e a sua delegação de Coimbra terem sido encerradas, com a invasão das suas instalações pela PIDE em setembro de 1965. Os respetivos arquivos foram apreendidos pela polícia política e armazenados em Caxias.

2 UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (Lisboa, Portugal), pg. 119 do registo de fichas; Tabela 5; Tabela 5 - Fichas de candidatos a associados - dois volumes
- Volume I contendo um dossier com 703 fichas relativas à Sede (Lisboa);
- Volume II composto por dois dossiers (com um total de 381 fichas de candidatos):
- um com 177 fichas relativas à Sede (Lisboa) e o
- outro com 204 fichas relativas à delegação do Porto

3 Constatação direta do administrador deste site.

4 João Nobre de Oliveira, A Imprensa Cabo-verdiana (1820-1975) (Edição da Fundação Macau - Direcção dos serviços de Educação e Juventude; Setembro de 1998, por ocasião da visita oficial a Cabo Verde do Governador de Macau, General Vasco Rocha Vieira. ISBN 972-658-017-X), p. 752.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 28 Mar 2025 com Legacy 9.0 de Millennia