seta seta seta
Francisco de Paula BRITO
(1805-1855)
Maria Josefa Nozolini Monteiro de MACEDO
(1820-)
Joaquim Monteiro de MACEDO
(1824-1894)
Balbina Júlia Gomes BARBOSA
(cerca de 1841-)
Francisco de Paula BRITO
(1855-)
Maria das Dores Monteiro MACEDO
(1867-)

Francisco de Paula BRITO ®
(1892-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Jane Du BRU

Francisco de Paula BRITO ®

  • Nascimento: 23 Nov 1892, Praia, Santiago, Cabo Verde
  • Casamento (1): Jane Du BRU
  • Óbito: †
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Habilitações: licenciado em Economia.

• Cargo: Embaixador de Portugal: Vienna, , Wien, Austria.

• O que se conta desta pessoa. Francisco de Paula Brito Jr. arrived in Honolulu, Hawaii on the ship Wielesden in 1922 from Sao Thiago, de Cabo Verde at the age of 29, with Maria Helena 5 years and Joanna de Paula Brito. He was the Consul General of Portugal in Hawaii until 5/9/1924

• O que se conta desta pessoa. Francisco de Paula Brito Júnior (fotografia cedida pelo Prof. António de Paula Brito) era neto de Maria Josefa Nozolini de Macedo e de Francisco de Paula Brito, e filho de Maria das Dores Monteiro de Macedo e de Francisco de Paula Brito. Em Agosto de 1940, era conselheiro de Legação e chefiava a Repartição das Questões Económicas do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Foi ele quem instruiu o processo disciplinar contra Aristides de Sousa Mendes (do Amaral e Abranches), ordenado, em Julho de 1940, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros (e presidente do Conselho), Oliveira Salazar, na sequência de uma comunicação que lhe fora feita pelo director-geral dos Negócios Económicos e Consulares, conde de Tovar, acerca de irregularidades na concessão de vistos por parte do cônsul de Portugal em Bordéus. A 29 de Agosto, Paula Brito apresentou um relatório ao Conselho Disciplinar do Ministério dos Negócios Estrangeiros, no qual acusava o cônsul de desobediência e infracções continuadas. A premeditação e a acumulação de infracções eram as duas circunstâncias agravantes que Paula Brito considerava provadas; as circunstâncias atenuantes, por sua vez, eram três: o bom comportamento profissional que Sousa Mendes evidenciara antes, o facto de ter confessado espontaneamente a infracção disciplinar cometida e os serviços relevantes antes praticados, que tinham até sido alvo de louvor havia cinco anos. Considerando equilibradas as atenuantes e as agravantes, Paula Brito recomendava a aplicação de uma pena relativamente leve: a suspensão de exercício e vencimento entre um a seis meses. Francisco de Paula Brito não teve, pois, responsabilidade no encaminhamento do processo que pôs fim à carreira diplomática de Aristides de Sousa Mendes e o condenou, e à sua extensa família, a grandes provações financeiras.

Francisco de Paula Brito, , 29 de Agosto de 1940. AHD - Processo disciplinar de Aristides Sousa Mendes


imagem

Francisco casou com Jane Du BRU.


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 17 Set 2021 com Legacy 9.0 de Millennia