Maria Luísa Ferro RIBEIRO ®
Eventos de relevo na sua vida: • Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa): clique aqui • Foto jovem. • Foi empregada como professora do Liceu Adriano Moreira em 1960 na Praia, Santiago, Cabo Verde. Licª em Ciências Geográficas, 5º grupo (Contrato, 11/10/1960. B.O. 48, de 26/11/1960, p. 861); • Ocupação: estudante, em 1960, em Porto, , Porto, Portugal. 1 Saíu de Cabo Verde com 20 anos • Associação ou club: Sócia nº 126 da Casa dos Estudantes do Império, admitida, em Jul 1960, em Porto, , Porto, Portugal. 2 • Foi empregada como professora do Liceu Adriano Moreira em 1964 na Praia, Santiago, Cabo Verde. Contrato, de 24/4/1964. B.O. 18, de 2/05/1964) • Foto em grupo: Docentes do Liceu Adriano Moreira, em 1966, na Praia, Santiago, Cabo Verde. • Condecoração: Primeira Classe da Medalha de Mérito, a 3 Jul 2015, em Cabo Verde. • Homenagem/Louvor/Reconhecimento: Doutoramento Honoris Causa (pela Uni-CV) a Maria Luísa Ferro Ribeiro, a 17 Nov 2019, na Praia, Santiago, Cabo Verde. A agraciada, Maria Luísa Ferro Ribeiro, antiga Vice-Reitora em exercício no Liceu Adriano Moreira, e Presidente da Comissão Instaladora do Ensino Superior em Cabo Verde, no período 1992-1999, colocou tónica nos desafios com foco na educação permanente e nas novas tecnologias. |
1
UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (Lisboa, Portugal), pg. 78 do registo de fichas; Tabela 5; Tabela 5 - Fichas de candidatos a associados - dois volumes
- Volume I contendo um dossier com 703 fichas relativas à Sede (Lisboa);
- Volume II composto por dois dossiers (com um total de 381 fichas de candidatos):
- um com 177 fichas relativas à Sede (Lisboa) e o
- outro com 204 fichas relativas à delegação do Porto; A documentação que a seguir se publica consiste no levantamento dos ficheiros de associados da Casa de Estudantes do Império (CEI) que se encontram à guarda da Torre do Tombo; A CEI instituída a 3 de Julho de 1944, teve a sua sede em Lisboa, e delegações em Coimbrai e no Porto. A razão de ser de esta documentação se encontrar na Torre do Tombo tem a ver com o facto de a sede da Casa dos Estudantes do Império e a sua delegação de Coimbra terem sido encerradas, com a invasão das suas instalações pela PIDE em setembro de 1965. Os respetivos arquivos foram apreendidos pela polícia política e armazenados em Caxias.
2
UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (Lisboa, Portugal), pg. 78 do registo de fichas; Tabela 5; Tabela 5 - Fichas de candidatos a associados - dois volumes
- Volume I contendo um dossier com 703 fichas relativas à Sede (Lisboa);
- Volume II composto por dois dossiers (com um total de 381 fichas de candidatos):
- um com 177 fichas relativas à Sede (Lisboa) e o
- outro com 204 fichas relativas à delegação do Porto
Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:
1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).
2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.
3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.
4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.
5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.
6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador
7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:
jorsoubrito@gmail.com.
Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:
Sumário | Apelidos | Lista de nomes
Esta página Web foi criada a 19 Nov 2024 com Legacy 9.0 de Millennia