seta seta seta seta
Roberto Duarte SILVA Jr.
(1860-1926)
Ana Ribeiro de ALMEIDA
Raúl FERRO
(Cerca de 1878-)
Ema Maria de Azevedo e CUNHA
(1882-1950)
João de Deus RIBEIRO ®
(1901-1986)
Maria Luísa da Cunha FERRO
(1906-1976)

Maria Luísa Ferro RIBEIRO ®
(1936-)

 

Relações da família

Maria Luísa Ferro RIBEIRO ®

  • Nascimento: 16 Ago 1936, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa): clique aqui



• Foto jovem.

• Foi empregada como professora do Liceu Adriano Moreira em 1960 na Praia, Santiago, Cabo Verde. Licª em Ciências Geográficas, 5º grupo (Contrato, 11/10/1960. B.O. 48, de 26/11/1960, p. 861);

• Ocupação: estudante, em 1960, em Porto, , Porto, Portugal. 1 Saíu de Cabo Verde com 20 anos

• Associação ou club: Sócia nº 126 da Casa dos Estudantes do Império, admitida, em Jul 1960, em Porto, , Porto, Portugal. 2



• Foi empregada como professora do Liceu Adriano Moreira em 1964 na Praia, Santiago, Cabo Verde. Contrato, de 24/4/1964. B.O. 18, de 2/05/1964)



• Foto em grupo: Docentes do Liceu Adriano Moreira, em 1966, na Praia, Santiago, Cabo Verde.
À frente e de braços cruzados · Gilda Barbosa
Da nossa esquerda para a direita: · Mário Santos (História); · Imelda Godinho (FQ); · Helena Fogaça (Matemática); · José Rui Figueiredo Vasco (Geografia) ; · ?;· Maria do Rosário de Mesquita Santos (Inglês e Francês); · Maria Luísa Ferro Ribeiro (Geografia) ; · Gabriela Mariano Figueiredo (Francês) ; · Maria da Luz Martins (Português) ;· Hélida Cairós Espinosa (Matemática e FQ); · Maria Manuela Medina Chantre (Inglês) ; · Jorge Monteiro (Canto coral) ; · João Monteiro (vulgo "Sapinho" - Língua portuguesa); · Baltazar de Sá (Ciências naturais); · António da Rocha (Francês, Grego)



• Condecoração: Primeira Classe da Medalha de Mérito, a 3 Jul 2015, em Cabo Verde.
Ver na figura ao lado, o extrato do Decreto-Presidencial de 03.07.2015, publicado no BO nº 40, I Série de 03-07-2015 (página 1312)
NB: todos os que estão assinalados com um ponto vermelho e realçados a amarelo, têm uma página genealógica nesta árvore.



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: Doutoramento Honoris Causa (pela Uni-CV) a Maria Luísa Ferro Ribeiro, a 17 Nov 2019, na Praia, Santiago, Cabo Verde. A agraciada, Maria Luísa Ferro Ribeiro, antiga Vice-Reitora em exercício no Liceu Adriano Moreira, e Presidente da Comissão Instaladora do Ensino Superior em Cabo Verde, no período 1992-1999, colocou tónica nos desafios com foco na educação permanente e nas novas tecnologias.

Maria Luísa Ferro Ribeiro, foi eleita de forma unânime pelo Conselho Científico da Universidade pública motivado pelo papel crucial por ela desempenhado no processo de criação do Ensino Superior em Cabo Verde, que incluiu a criação do primeiro curso de formação de professores, depois institucionalizado, a gestão e reforma do setor da educação no pós independência e por fim a criação do embrião da Universidade de Cabo Verde na década de 90.

A homenageada, que interpretou a distinção como uma contribuição ao trabalho coletivo daqueles que de alguma forma desenvolveles estavam esforços para uma nova educação em Cabo Verde, segundo Maria Luísa Ferro Ribeiro, num regime de solidariedade, não deixou os seus créditos por mãos alheias, apontando os principais desafios da universidade pública no momento atual, com foco na educação permanente e nas novas tecnologias


imagem

Fontes


1 UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (Lisboa, Portugal), pg. 78 do registo de fichas; Tabela 5; Tabela 5 - Fichas de candidatos a associados - dois volumes
- Volume I contendo um dossier com 703 fichas relativas à Sede (Lisboa);
- Volume II composto por dois dossiers (com um total de 381 fichas de candidatos):
- um com 177 fichas relativas à Sede (Lisboa) e o
- outro com 204 fichas relativas à delegação do Porto; A documentação que a seguir se publica consiste no levantamento dos ficheiros de associados da Casa de Estudantes do Império (CEI) que se encontram à guarda da Torre do Tombo; A CEI instituída a 3 de Julho de 1944, teve a sua sede em Lisboa, e delegações em Coimbrai e no Porto. A razão de ser de esta documentação se encontrar na Torre do Tombo tem a ver com o facto de a sede da Casa dos Estudantes do Império e a sua delegação de Coimbra terem sido encerradas, com a invasão das suas instalações pela PIDE em setembro de 1965. Os respetivos arquivos foram apreendidos pela polícia política e armazenados em Caxias.

2 UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (Lisboa, Portugal), pg. 78 do registo de fichas; Tabela 5; Tabela 5 - Fichas de candidatos a associados - dois volumes
- Volume I contendo um dossier com 703 fichas relativas à Sede (Lisboa);
- Volume II composto por dois dossiers (com um total de 381 fichas de candidatos):
- um com 177 fichas relativas à Sede (Lisboa) e o
- outro com 204 fichas relativas à delegação do Porto

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 19 Nov 2024 com Legacy 9.0 de Millennia