Adalberto Manços de Almeida PEREIRA ®
(1928-1969)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Armanda de Jesus RODRIGUES ®

Adalberto Manços de Almeida PEREIRA ®

  • Nascimento: 21 Mai 1928
  • Casamento (1): Armanda de Jesus RODRIGUES ®
  • Óbito: 22 Nov 1969 com 41 anos de idade
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Foto amizade. Adalberto Pereira (ao centro) - Gabriel Mariano (à esq.) e Policarpo Anahory (à dta)



• Foto jovem.



• O que se conta desta pessoa: pelo filho Zé Pereira na página de seu facebook, 30 Mai 2020. A nossa galeria dedicada à família vai crescendo, e com ela, graças ao artista plástico Nilton Lima da Cruz, também a nossa felicidade. Hajam paredes porque quero ainda muitos mais.

O cadastro de Adalberto Pereira na PIDE, refere reuniões com o Dr. Agostinho Neto, na Pensão Chave de Ouro na cidade do Mindelo.

Partilho um testemunho do Sr. Eng. Amiro Faria acerca de Adalberto Pereira, que faz com que seja enorme o meu (nosso) orgulho, no pai e no cidadão dedicado à causa da justiça, da nossa liberdade e independência.

"(...) Havia uma outra forma de fazer militância que era fazer a vida negra aos pides pelo facto de a justiça ser ainda mais ou menos independente. Quem era o juiz ? O Dr. Casimiro da Rosa. Quem era o Delegado Procurador da República? O DR. Raúl Querido Varela.

Foi nesse contexto que o Adalberto Pereira, soube que o Sr. Eurico Páscoa Geraldo, chefe da brigada da PIDE, não tinha pago o salário à empregada ao despedi-la e leva-o ao banco dos réus.

Adalberto Pereira aborda a empregada, faz o requerimento e no banco dos réus, o Sr. Geraldo acaba por ser condenado e obrigado a pagar o salário à empregada.

Penso que esta é também uma forma de resistência e que nunca, antes do 25 de Abril, um PIDE estivera, como em S. Vicente, no banco dos réus como nesta situação. "


imagem

Adalberto casou com Armanda de Jesus RODRIGUES ®, filha de Teodoro Manuel RODRIGUES e Carolina de JESUS ®. (Armanda de Jesus RODRIGUES ® nasceu a 11 Jan 1933 em Ribeira Brava, São Nicolau, Cabo Verde, faleceu a 18 Out 2019 em Praia, Santiago, Cabo Verde e foi sepultada a 20 Out 2019 em Praia, Santiago, Cabo Verde.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 21 Nov 2021 com Legacy 9.0 de Millennia