seta seta seta
Álvaro Ferreira PIRES ®
(1850-)
Benvinda AVELINO ®
(1877-1973)
Francisco José BARBOSA ®
(1880-1958)
Maria da Graça CABRAL
Henrique Avelino PIRES ®
(1902-1991)
Maria Teresa CABRAL ®
(1913-1991)

Virgílio Avelino PIRES ®
(1935-1985)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Teresa dos Santos MEDINA ®

2. Maria de Lourdes BARBOSA AMADO ®

Virgílio Avelino PIRES ®

  • Nascimento: 25 Abr 1935, Praia, Santiago, Cabo Verde
  • Companheiros (1): Maria Teresa dos Santos MEDINA ®
  • Casamento (2): Maria de Lourdes BARBOSA AMADO ®
  • Óbito: 22 Mar 1985, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 49 anos de idade

Símbolo   Virgílio também usou o nome Djila.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Foto jovem.



• Foto idade madura.

• Nota biográfica: constante no site da Academia Cabo-verdiana de Letras. em virtude de ser patrono da cátedra nº 32 das 40 desta Academia

"Virgílio Avelino Pires nasceu a 12 de Abril de 1935 na Praia e faleceu a 22 de Março de 1985 em Lisboa, com 49 anos de idade. Filho de Maria Teresa Cabral (1913-1993) e de Henrique Avelino Pires (1902-1993), ele parece ter permanecido solteiro. Depois de estudar na escola secundária do Mindelo, tornou-se funcionário administrativo até 1964, quando partiu para Angola. Lá, tornou-se chefe dos postos de Chinhama, Bela Vista, Huambo."



• Foto de família. Virgílio (à esq.) e sua mulher (à dta), vindos de Angola, posaram para a foto com os pais de Virgílio (Henrique e Teresa - ao centro) e irmãos.

• O que se conta desta pessoa: texto extraído do discurso proferido por Sua Excelência Dr. Jorge Carlos de Almeida Fonseca, Presidente da República, no acto oficial das comemorações do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, 18 Out 2014, Cidade Velha, , , Cabo Verde. Virgílio Avelino Pires, PALADINO DA LIBERDADE, fez da sua escrita um hino à insubmissão e à dignidade e, talvez por isso, a sua contribuição tenha sido algo silenciada.

Virgílio Pires, conhecido entre os amigos por Djila, é um escritor de excepção, autor de HERANÇA, nome que é também o da obra onde se reúnem todos os seus contos. <…Dizer dele que era um grande escritor de contos curtos, é um rótulo expedito para não ver o essencial. O conto homónimo onde o livro vai buscar o título não é apenas uma obra prima literária, é um texto fundacional…>, assevera-nos um estudioso de Virgílio Avelino Pires (Luis Cunha). <…Virgílio Avelino Pires com esse texto tocou como nenhum outro o mais fundo e essencial da alma cabo-verdiana… ele desenhou pela primeira vez a figura inteira, integral, total (do ponto de vista humano, filosófico, religioso, mítico…) do Homem Caboverdiano. Com Puxim, Virgílio Avelino Pires conseguiu que a ideia abstracta e idealizada de um ser, de uma figura colectiva, se materializasse, se tornasse uma referência tangível, sólida, real, próxima, familiar, de carne e osso…>



Ora, falar de Virgílio Avelino Pires na Cidade Velha, território onde a nossa fundação bebe as suas raízes, é falar do gesto fundador de Puxim, porque, entre muitas outras coisas, ele explica como ninguém o que foi e tem sido a cabo-verdianidade. Ele criou para nós o primeiro herói cabo-verdiano, Puxim. Aquele que lutou contra tudo e contra todos (Deus, Natureza, Homens, Morte), e é no meio da solidão total, do mais absoluto abandono, que ele, qual fénix crioulo, renasce das suas próprias cinzas, e nos torna seus herdeiros, afagando na ponta da sua enxada órfã, a terra da esperança e do futuro, este país onde hoje nos encontramos como Nação. Puxim representa a esperança, a força espiritual, a força interior para lutar e enfrentar as adversidades, a fé inamovível no futuro. Como diria Aguinaldo Brito Fonseca em outro poema, foi "Pela estrada longa da minha esperança" que aprendemos com Puxim o "Cântico da manhã futura" (Osvaldo Alcântara)...>.



• Atividade literária: escritor.
Leia mais (em língua francesa) aqui.
NB: A página indicada faz parte de um "site qui est réalisé par Christophe Chazalon à partir de mai 2018".


imagem

Virgílio teve uma relação com Maria Teresa dos Santos MEDINA ®. (Maria Teresa dos Santos MEDINA ® nasceu em Cabo Verde, faleceu a 9 Jan 2018 em Lisboa, , Lisboa, Portugal e foi sepultada em Jan 2018 em Lisboa, , Lisboa, Portugal.)


imagem

Virgílio a seguir casou com Maria de Lourdes BARBOSA AMADO ®, filha de Matias BARBOSA AMADO ® e Mariana Aida Vasques Carvalho ALFAIA. (Maria de Lourdes BARBOSA AMADO ® nasceu em Ns. Senhora da Graça, Praia, Santiago, Cabo Verde e faleceu a 27 Jan 2022 em Estados Unidos da América.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia