seta
Agnelo CORREIA ®
(1915-1971)
Idalina Gomes de BARROS
Óscar Joaquim Crisóstomo de Pina Monteiro FONTES ®
Maria Manuela Gomes de Barros CORREIA ®
(1960-)

Óscar Joaquim Barros MONTEIRO ®
(1938-2022)

 

Relações da família

Óscar Joaquim Barros MONTEIRO ®

  • Nascimento: 18 Nov 1938, Praia, Santiago, Cabo Verde
  • Óbito: 8 Mai 2022, Bragança, , Bragança, Portugal com 83 anos de idade
  • Sepult.: 15 Mai 2022, Pedra Badejo, Santa Cruz, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Notas sobre o óbito:

Faleceu em virtude de um acidente de viação em motociclo

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa). clique aqui



• Foto jovem.



• Foto idade madura.

• Obituário / Anúncio necrológico / Missa de defunto: pela Inforpress. Lisboa, 09 Mai (Inforpress) '96 A Embaixada de Cabo Verde em Portugal e amigos lamentam a morte do cabo-verdiano Óscar Monteiro, 38 anos, em Bragança, na noite deste domingo, na sequência de um acidente de viação com um motociclo naquela cidade portuguesa.

Em nota de pesar, a embaixada expressa ao Instituto Politécnico de Bragança (IPB), à família enlutada e amigos e à comunidade académica as suas "mais sentidas condolências" pelo falecimento do jovem cabo-verdiano Óscar Monteiro, funcionário e antigo aluno do IPB.

"Óscar Monteiro foi um membro activo do movimento estudantil em Bragança, organizador de eventos, treinador de futebol e reconhecido promotor da cultura africana na região", lembra a embaixada, que já manifestou a sua inteira disponibilidade para prestar todo o apoio possível e que lhe for solicitado, como homenagem e reconhecimento pelo "seu trabalho abnegado desenvolvido em prol da comunidade estudantil, particularmente a cabo-verdiana".

Da mesma forma, lembra de todo o apoio prestado à missão diplomática cabo-verdiana, estando certos que "muito contribuiu para o estreitamento das relações entre Cabo Verde e Portugal".

Também os amigos, através das redes sociais, têm manifestado a tristeza pela morte do cabo-verdiano, como é o caso de Sónia Trigo, que escreveu não ter palavras, por não estar a acreditar, já que no sábado tinham estado juntos.

"(…), meu rapaz, Deus vai cuidar de ti como tu tens cuidado dos jovens que vêm de Cabo Verde para Bragança. Inacreditável. Descansa em paz, irmão", diz Adilson Almeida.

Também Ives Didier lamenta o sucedido, considerando ser "uma perda enorme e irreparável" para todos os estudantes cabo-verdiano em Portugal, particularmente, estudantes de Bragança, já que foi uma pessoa que lutou sempre para integração, deu "suporte incondicional" para todo o pessoal que chega para estudar em Bragança.

"Bragança torna-se num modelo único na integração de estudantes cabo-verdiano em Portugal, uma referência para toda a associação de estudantes, devido à tua entrega, vários planos e projectos que melhoraram a comunidade académica de Bragança", referiu Ives Didier.

Óscar Monteiro era treinador da equipa dos Estudantes Africanos em Bragança, que se dedica à prática de futebol naquela cidade, onde a comunidade académica está "em choque" pela morte do jovem muito conhecido.

Óscar Monteiro, que vivia há vários anos em Bragança para onde foi estudar no Instituto Politécnico, foi também presidente da Associação de Alunos Africanos.

Informações avançadas por fonte dos Bombeiros Voluntários de Bragança à imprensa local, dão conta que o óbito de Óscar Monteiro foi declarado no hospital de Bragança para a onde foi transportado com ferimentos muito graves que sofreu após a moto onde seguia se ter despistado numa rua daquela cidade.

Segundo a mesma fonte, "a vítima saiu de uma travessa no bairro das Cantarias, atravessou o separador central e bateu num muro. Foi transportado para o hospital com sinais vitais, mas acabou por não resistir aos ferimentos".

DR/CP

Inforpress/Fim


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia