seta seta
Augusto Domingos da COSTA
Suzana da SILVA
Tomé José de BRITO ®
(1881-1961)
Amélia Loff PINTO ®
(1886-1983)
Honório Domingos da COSTA ®
(1901-1941)
Sílvia Pinto de BRITO ®
(1914-2004)

Honório Augusto Brito da COSTA ®
(1941-1993)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Lina da Silva SOARES

Honório Augusto Brito da COSTA ® 1

  • Nascimento: 29 Ago 1941, Praia, Santiago, Cabo Verde 1
  • Companheiros (1): Lina da Silva SOARES
  • Óbito: 29 Ago 1993, Praia, Santiago, Cabo Verde com 52 anos de idade 2
  • Sepult.: Ago 1993, Praia, Santiago, Cabo Verde

Símbolo   Honório também usou o nome Honòriozinho.

imagem

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Nasceu às 11h e 25min na cidade da Praia - Cabo Verde

Símbolo  Notas sobre o óbito:

pelas 6h de AVC

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Associação ou club: sócio nº 364 da Casa dos Estudantes do Império, admitido, a 31 Mai 1957, em Lisboa, , Lisboa, Portugal. 3 Entre outros dados patentes na ficha, constam:

ESTADO CIVIL: Solteiro

PROFISSÃO: Estudante Escola Agrícola de Santarem



• Caricatura / desenho: fim de curso na Escola Agrária, em 1961-1962, em Santarém, Ribatejo, Portugal.

• O que se conta desta pessoa: Relatos de camaradas da Guiné. Recordando o piloto-aviador HONÓRIO (2)


O Honório, já falecido, que, quando saiu da Força Aérea, seria sargento piloto-aviador, cumpriu, pelo menos, duas comissões na Guiné. Era natural da Cidade da Praia, na, agora, República Democrática de Cabo Verde.
Foi uma figura quase mítica durante os anos que esteve na Guiné ao serviço da FAP. Após a independência de Cabo Verde e depois de várias vicissitudes, acabou por ser piloto e comandante de voo da companhia de aviação da sua terra natal \endash Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV).
Na Guiné era conhecido (pelo menos pelo seu nome) por toda a tropa rastejante. Sempre que uma coluna era sobrevoada a baixa altitude por um FIAT, desaparecendo imediatamente para além das copas das árvores, os soldados rompiam aos gritos de: "- Ah Honore! " ou de: "- Ah Honoro!", enquanto agitavam os quicos por cima das cabeças.
O zunir dos motores de um FIAT, que voasse baixo, era (naturalmente!) pilotado pelo Honório (3) e por mais ninguém. Não tinham dúvidas. Os T6 que ronronavam lá bem em cima (e que o Honório também pilotava), para o pessoal rastejante nada tinham a ver com o Honório. eles estavam outros pilotos…
- O Leixões disse que viu o Honore em Bambadinca e que ele é preto.
- Ele não disse que era preto. Disse que era mulato.
- Eu não acredito!
O racismo primário de quem saiu de uma aldeia do interior português para aquele teatro africano (sem ter passado, previamente, por Bissau), não admitia que "um aviador com aquela categoria" pudesse ser "preto".
A dúvida permaneceu, mas sempre que um silvo, seguido do zunir dos motores de um FIAT lhes sobrevoava as cabeças quando atravessavam uma bolanha, lá vinham, espontâneos e sem reservas, os gritos:
\endash Ah Honore !
\endash Ah Honor!
Os quicos voavam, o peito enchia-se de ar e, até, as cabeças seguiam mais alevantadas.

Mais comentários,
clique aqui

• Trabalhou como aviador na Praia, Santiago, Cabo Verde.

• O que se conta desta pessoa: no blog "Luís Graça & Camaradas da Guiné", a 14 Jul 2014. Texto: Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras
clique aqui


imagem

Honório teve uma relação com alguém Lina da Silva SOARES, filha de Honório Sanches SOARES e Eugénia Correia SILVA. (Lina da Silva SOARES nasceu a 10 Nov 1958 na Praia, Santiago, Cabo Verde 4.)


imagem

Fontes


1 Certidão de nascimento, registo nº297, folha 122.

2 Certidão de óbito.

3 UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (Lisboa, Portugal), página 392 do registo de fichas abrangendo o ano de admissão; Tabela 2; Transcrição exata dos ficheiros existentes na Torre do Tombo

Tabela 2 - Lisboa e Porto, com 793 fichas de associados da Sede e da Delegação do Porto; A documentação que a seguir se publica consiste no levantamento dos ficheiros de associados da Casa de Estudantes do Império (CEI) que se encontram à guarda da Torre do Tombo; A CEI instituída a 3 de Julho de 1944, teve a sua sede em Lisboa, e delegações em Coimbrai e no Porto. A razão de ser de esta documentação se encontrar na Torre do Tombo tem a ver com o facto de a sede da Casa dos Estudantes do Império e a sua delegação de Coimbra terem sido encerradas, com a invasão das suas instalações pela PIDE em setembro de 1965. Os respetivos arquivos foram apreendidos pela polícia política e armazenados em Caxias.

4 Certidão de nascimento, registo nº1314, livro 133, folha 71V
certidão de nascimento da filha Tatiana.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 19 Nov 2024 com Legacy 9.0 de Millennia