Gustavo BATALHA
Gregória Vaz de PINA

Elmina Vaz BATALHA ®
(1932-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Mário Pereira MONIZ

Elmina Vaz BATALHA ® 1 2

  • Nascimento: 22 Fev 1932, São Lourenço dos Órgãos, Santiago, Cabo Verde 2
  • Casamento (1): Mário Pereira MONIZ

Símbolo   Outro nome para Elmina é Ita.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa). clique aqui



• Foto - idade avançada.

• Testemunho: da filha Rosa no facebook, 28 Nov 2021. A MULHER DE FERRO
Em 1932 nasceu esta mulher. Durante a fome de 1947, ja´ sem pai, como irma~ mais velha, teve que cuidar da fami´lia, tendo lhe Morrido um irma~o mais novo a`s costas, enquanto o transportava de posto de sau´de para casa.
Em 1964, num parto caseiro, teve um casal de ge´meos. A menina veio depois foi atirada para cima das cinzas, porque a parteira considerou-a nado morto. A intuição de mãe salvou a sua filha. De olhos fixos na crianc¸a, intuiu um movimento da bebe´, deu um berro a` parteira que a crianc¸a estava viva, o que levou a parteira a agir para traze^-la a` vida.
Em 1968, a sua fe´ salvaria uma outra filha. Por causa de um tumor no peito, na~o estava produzir leite para amamentar a bebé. A crianc¸a desfaleceu e foi dada como morta pela tia, mas ela inconformada com o facto de antes ter perdido uma filha sem ter sido crista~, lanc¸ou-se numa operac¸a~o de fazer ela mesma crista~ a filha com a´gua, que depois colocou ac¸u´car e deu a crianc¸a e esta acabou por revelar que estava desfalecida pela fome.
Em 2012, sentiu-se mal e enfrentou os me´dicos que disseram que era normal na idade dela. Defendeu-se que se conhecia bem que sabia perfeitamente que o que sentia não era velhice mas sim algo estranho, e é sse algo veio a se revelar um cancro no esto^mago.
Ja´ perdeu os irma~os todos, o marido e as pessoas da gerac¸a~o dela, restando lhe apenas dois cunhados.
Agora perdeu o seu terceiro filho, o primeiro filho homem, aquele que era o seu Porto seguro.
So´ que desta vez ela intuiu, mas não conseguiu fazer nada. Eu pensei que ela ia sucumbir. Mas esta´ a lidar com tudo isso, como sempre a conhecemos, uma mulher forte, com fibra e de fe´. UMA MULHER DE FERRO.


imagem

Elmina casou com Mário Pereira MONIZ, filho de José Manuel Pereira MONIZ e Apolinária dos REIS BORGES. (Mário Pereira MONIZ nasceu a 9 Abr 1930 em Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013; cópia GEDCOM facultada por
Luís António Martins Pinheiro de FARIA

2 DGAE - Direcção Geral da Administração Eleitoral (Cabo Verde - 2004).

3 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 5 Dez 2021 com Legacy 9.0 de Millennia