seta seta seta seta
José de Araújo RIBEIRO ®
(1849-1936)
Maria Luísa Medina Pereira da ROCHA
(1859-)
Henrique Vieira de VASCONCELOS
(1850-1930)
Clotilde do SACRAMENTO MONTEIRO ®
(1857-1918)
Carlos Eugénio da Rocha RIBEIRO ®
(1889-1949)
Ana Monteiro Vieira de VASCONCELOS ®
(1891-1970)

Arnaldo Vasconcelos RIBEIRO ®
(1925-2015)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Celeste de Melo Nobre Teixeira ALVES ®

Arnaldo Vasconcelos RIBEIRO ® 1

  • Nascimento: 1 Mar 1925, Praia, Santiago, Cabo Verde 1 2
  • Casamento (1): Maria Celeste de Melo Nobre Teixeira ALVES ® a 28 Mar 1953 em Praia, Santiago, Cabo Verde
  • Óbito: 11 Mar 2015, Maputo, , Maputo, Mozambique com 90 anos de idade 1
  • Sepult.: Mar 2015, Maputo, , Maputo, Mozambique
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Assinatura / Rubrica: em documento assinado a 1938.



• Foto adolescente: 1938. 2

• Categoria / função laboral: bancário. 1 Ingressou no Banco Nacional Ultramarino a 1 de Março de 1946, tendo trabalhado em Cabo Verde, na Guiné e em Moçambique.



• Foto do casamento: a 28 Mar 1953,. 1



• Atividade militar e/ou paramilitar: Mocidade Portuguesa (época colonial salazarista),,. Da nossa esq.- dta.
• 1º plano: Zé Jorge, Arnaldo Ribeiro (irmão de Carlos Ribeiro) Pereirinha de (S Jorge) e Nony
• 2º plano: Djidjé e Ti Ganga (Amaro)



• Morou em esta casa, na rua Cesário de Lacerda (rua da Bateria) em Praia, Santiago, Cabo Verde.
Antiga pertença do Padre João de Deus Duarte, adquirida mais tarde por Hipólito Fernandes, teve vários inquilinos ao longo do tempo, como Arnaldo Ribeiro e família, que ali viveles estavam entre 1954 e 1957.



• Foto em grupo: 22 Jun 1955, em Trindade, Santiago, Cabo Verde. Foto ao lado: despedida do Inspector Escolar Acácio da Silva Osório, no parque da Trindade, nas proximidades da Cidade da Praia.

Arnaldo é o que se encontra agachado (no centro da fotografia), entre duas crianças, uma das quais está com as mãos sobre um chapéu.

• Nota biográfica:,. 1 Depois da proclamação da independência deste país, passou a integrar o quadro do Banco de Moçambique, a que ficou ligado até à sua morte.

• Em 1978, foi destacado para Milange, onde abriu, geriu e preparou o novo gerente e o pessoal da dependência do Banco de Moçambique naquele distrito.

• Em virtude da falta de quadros técnicos, foi nomeado Chefe dos Serviços Técnicos do Banco de Moçambique [na Província de Zambézia], ficando a seu cargo todos os edifícios bancários e residências dos funcionários das delegações de Quelimane, Mocuba, Gurué, Milange e Chinde.

• em 1980, aquando da troca do escudo português para o metical moçambicano, geriu toda a operação no distrito do Gurúè, na província da Zambézia.

• a ele muito ficou a dever a criação e manutenção do clube dos empregados do Banco Nacional Ultramarino, depois Banco de Moçambique, assim como a conservação do novo edifício do Banco em Quelimane, construído nos anos 70.



• Foto de família: 1997. 1



• Foto 3ª idade: 1


imagem

Arnaldo casou com Maria Celeste de Melo Nobre Teixeira ALVES ®, filha de João Baptista ALVES ® e Maria José de Melo Nobre TEIXEIRA ®, a 28 Mar 1953 em Praia, Santiago, Cabo Verde. (Maria Celeste de Melo Nobre Teixeira ALVES ® nasceu a 6 Dez 1925 em Ponta do Sol, Santo Antão, Cabo Verde 1 e faleceu a 1 Jun 1998 em Durban, , KwaZulu-Natal, South Africa 1.)


imagem

Fontes


1 Testemunho (de parente próximo), Dados e fotos gentilmente disponibilizados via correio eletrónico por. Data cit.: 2 Jun 2020. Fátima Celeste de Melo Nobre Teixeira Alves de Vasconcelos Ribeiro.

2 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031376; registo nº 1030 de 1.8.1938; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia; clique aqui

"Cabo Verde, Bilhetes de identidade, ACP-Lv 355, 1937-1943.Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 16 Jun 2024 com Legacy 9.0 de Millennia