seta seta seta
Gentil Ferreira Spencer Nobre de MELO
(1862-1899)
Rosa Teodora LIMA
(Cerca de 1865-1948)
Luís Justino da Silva MADEIRA ®
(1862-1951)
Ernestina Ferreira WAHNON ®
(1872-1967)
Rafael Martinho Nobre de MELO ®
(1889-1970)
Maria Ernestina MADEIRA ®
(1897-1978)

Teobaldo Virgínio Assunção Nobre de MELO ®
(1925-2020)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Onélia Anahory de SENA ®

Teobaldo Virgínio Assunção Nobre de MELO ® 1

  • Nascimento: 21 Mai 1925, Santo Antão, Cabo Verde 2
  • Casamento (1): Maria Onélia Anahory de SENA ® em Cabo Verde
  • Óbito: 3 Dez 2020, Boston, Suffolk, Massachusetts, USA com 95 anos de idade
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica. 2 Escritor.

Natural da ilha de Santo Antão, de Cabo Verde, Teobaldo Virgínio Nobre de Melo nasceu em 21 de Maio de 1924. Aposentado, vive há anos com a família nos Estados Unidos da América do Norte, mas o rol das suas profissões inclui a de pastor evangélico, poeta, ficcionista, director da revista Arquipélago (EUA) e colaborador em outros órgãos de imprensa como Presença Crioula, Morabeza, Revue Noire, Notícias do Imbondeiro (Angola) e Coluna do Norte (Brasil). De temática cabo-verdiana, a sua fonte perene, já publicou, em prosa e verso, doze volumes, dos quais os dois últimos saíram agora em Março de 2010: Folhas da Vida - poesia; Gaudêncio, o Filho Errante - prosa. Convidado pela Câmara Municipal da Ribeira Grande, na qualidade de filho da Vila da Ponta do Sol, para as festividades do Dia do Município/2010, recebeu das mãos do seu presidente - Engenheiro Orlando R. Delgado - a Placa Comemorativa do Evento com que foi distinguido



• Foto em grupo: Convenção dos Pastores Nazarenos de Cabo Verde, 1960, Praia, Santiago, Cabo Verde. Os da frente, (1º plano) da esq-dr.:
António Nobre Leite, Teobaldo Virgínio, António Gomes de Jesus, Luis Manuel Correia Guerreiro, Francisco X. Ferreira, ??, ??,??.

"escondendo-se" atrás dos outros, da esq-dr: ??, Luciano de Barros, Álvaro B. Andrade, Eudo T. de Almeida, ??, e Gilberto Evora.



• Condecoração: com a 1ª classe da Medalha do Vulcão, 6 Jul 2010. Atribuído, pelo Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Verona Rodrigues Pires, em reconhecimento para com as mulheres e os homens de Cultura que têm vindo a contribuir para o prestígio e a projecção externa do país.

Ver ao lado o recorte do Decreto Presidencial nº 21/2010, onde o nome está realçado a amarelo na lista apresentada por ordem alfabética. Os nomes indicados com um ponto vermelho são de pessoas que também têm uma página neste site genealógico.

• O que se conta desta pessoa: Entrevista, 28 Jul 2010, Lisboa, , Lisboa, Portugal. clique aqui



• Associação ou club: membro fundador da ACL Academia Cabo-verdiana de Letras, 23 Set 2013. Nota biográfica patente no site da ACL:

" Natural da ilha de Santo Antão, de Cabo Verde, Teobaldo Virgínio Nobre de Melo nasceu em 21 de Maio de 1924. Aposentado, vive há anos com a família nos Estados Unidos da América do Norte, mas o rol das suas profissões inclui a de pastor evangélico, poeta, ficcionista, director da revista Arquipélago (EUA) e colaborador em outros órgãos de imprensa como Presença Crioula, Morabeza, Revue Noire, Notícias do Imbondeiro (Angola) e Coluna do Norte (Brasil). De temática cabo-verdiana, a sua fonte perene, já publicou, em prosa e verso, doze volumes, dos quais os dois últimos saíram agora em Março de 2010: Folhas da Vida - poesia; Gaudêncio, o Filho Errante - prosa. Convidado pela Câmara Municipal da Ribeira Grande, na qualidade de filho da Vila da Ponta do Sol, para as festividades do Dia do Município/2010, recebeu das mãos do seu presidente - Engenheiro Orlando R. Delgado - a Placa Comemorativa do Evento com que foi distinguido "

• Clip vídeo: a declamar um poema, 2 Ago 2014.

saudade - de Januário Leite

Posted by Ruben Melo on Sábado, 2 de agosto de 2014
on Sábado, 2 de agosto de 2014



• Atividade literária: escritor.
Leia mais (em língua francesa) aqui.
NB: A página indicada faz parte de um "site qui est réalisé par Christophe Chazalon à partir de mai 2018".

• Condolências, agradecimentos. Vivia há muitos anos com a família nos Estados Unidos.
Foi Pastor Evangélico, poeta, ficcionista, director da revista "Arquipélago" (EUA), e colaborador em outros órgãos de imprensa como: "Presença Crioula", "Morabeza", "Revue Noire", "Notícias do Imbondeiro" (Angola) e "Coluna do Norte" (Brasil). Tinha várias obras publicadas.
Era irmão do escritor Luis Romano.
Que a terra lhe seja leve.


imagem

Teobaldo casou com Maria Onélia Anahory de SENA ®, filha de João Tavares de SENA ® e Belmira Caldas ANAHORY ®, em Cabo Verde. (Maria Onélia Anahory de SENA ® nasceu a 21 Mai 1929 na Nova Sintra, Ilha Brava, Cabo Verde e faleceu a 13 Ago 2001 in Boston, Suffolk, Massachusetts, USA.)


imagem

Fontes


1 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013; cópia GEDCOM facultada por
Luís António Martins Pinheiro de FARIA

2 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 3 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia