seta seta seta
Jaime Nobre LEITE ®
(1880-1931)
Luzia TEIXEIRA
(-Depois de 1931)
Manuel Adolfo de BRITO [2P]* ®
(1864-1933)
Maria da Costa SOUSA [2P]* ®
(1866-1962)
Manuel Jaime Nobre LEITE ®
(1907-1987)
Maria de Sousa BRITO ®
(1912-2004)

Luís Sousa Nobre LEITE ®
(1947-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria da Luz NEVES ®

Luís Sousa Nobre LEITE ®

  • Nascimento: 1 Abr 1947, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde
  • Casamento (1): Maria da Luz NEVES ®
imagem

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Cidade do Mindelo - Cabo Verde


Ver mapa maior

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Profissão: Médico: Praia, Santiago, Cabo Verde.



• Atividade política: Ministro da Saúde e Promoção Social no 1º governo (MpD) da II República de Cabo Verde, 3 Abr 1991. É o 4º da esquerda na fila da frente



• Artigo na Imprensa / Notícia, 30 Mai 2005. 30/05/2005 - A Semana: O bastonário cessante, Luís Leite, foi reconduzido ontem, 29, ao cargo de bastonário da Ordem dos Médicos de Cabo Verde. Durante a V Assembleia-Geral da classe, que aconteceu este fim-de-semana na capital, Luís Leite obteve 133 votos contra 81 votos da sua concorrente Vanda Azevedo.



• Descendência: com os filhos.



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: pela Ordem dos Médicos de Cabo Verde (OMC), 16 Jun 2018, Praia, Santiago, Cabo Verde. Nota apresentada no facebook pelo filho Luis Eduardo Nobre Leite:

Honra & Mérito!


A Ordem dos Médicos de Cabo Verde (OMC) homenageou, na sua XIII Assembleia-geral realizada ontem, dia 16 de Junho, um grupo de médicos, do qual faz parte o Dr. Luís de Sousa Nobre Leite, Meu Pai!

Estando ausente, coube à filha primogénita Cristina Nobre Leite a honra de ir receber o galardão, em mais um gesto de reconhecimento público, que se saúda, ainda mais por acontecerem vida, a uma geração de médicos que se fez privilegiada por ter dado tudo de si para a causa da Saúde em Cabo Verde, desde os primórdios da Independência Nacional.

Por isso, o nosso muito obrigado (enquanto filho, mas acima de tudo como cidadão cabo-verdiano) a esta geração de médicos e à OMC, na pessoa do seu Bastonário Dr. Daniel Silves Ferreira e respectiva equipa, por este mais do que merecido reconhecimento.

No caso em apreço do meu/nosso pai (não é assim mana?), sem ter comigo o seu vasto Curriculum, lembro-me de um percurso iniciado no seu torrão natal, S. Vicente, logo após ter regressado de Portugal, juntamente com a minha mãe, largando tudo para vir servir o País, como causa e missão. Da sua colocação, em pouco menos de 1 ano, na cidade da Praia (onde eu viria a nascer), alegadamente provisória e naturalmente contra a vontade do jovem casal, para substituir o casal Menezes (médico + farmacêutica), que (per)dura até à data... graças a Deus!

Dos 2 anos passados em Santa Catarina, deixando os filhos pequenos e a mulher, que passou a ter responsabilidades acrescidas como mãe e profissional de saúde, igualmente engajada na edificação do Serviço Nacional de Saúde, num sector muito difícil (medicamento e análises clínicas).

Do seu labor à frente da Direcção do Hospital Agostinho Neto, dos anos como Delegado de Saúde (e a grande luta, já de então, contra a venda ambulante e as condições sanitárias de espaços públicos), da sua passagem para o Gabinete de Saúde Publica (que ajudou a criar) ou ainda, da sua passagem pela Comissão Administrativa da Praia, quando a cidade começava a dar os primeiros sinais dos problemas que mais tarde viriam a agudizar-se.

Um percurso, no sector da saúde, que viria a atingir o seu ponto mais alto com a escolha para integrar o primeiro governo da II República, como Ministro da Saúde e Assuntos Sociais (creio ser esta a designação)... e muitos anos depois, a sua eleição como Bastonário da Ordem Dos Médicos Cabo-verdianos, por dois mandatos, após ter estado activamente na sua criação e, antes, a promover juntamente com outros colegas, a primeira associação da Classe Médica, por qual tanto lutou!

Uma luta que se estendeu também à política, sempre com o idealismo e a defesa intransigente dos valores da liberdade e da justiça social com que sempre se pautou, desde os tempos da clandestinidade, passando pela militância no PAIGC e a ruptura em 79; a fundação do MpD e a sua eleição como Deputado pelo círculo eleitoral de Praia Rural 2, em 1991; a fundação do PCD, em 1994; a candidatura à Presidência da Assembleia Municipal da Praia (2000?), pelo mesmo partido; e, finalmente, a reforma política (definitiva?) quando abraçou os destinos da OMC.

Em resumo, uma vida e uma obra que nos orgulha como filhos, e que sempre nos serviu como referencial para o exercício livre da nossa cidadania e sem a subserviência que, infelizmente, vem fazendo escola entre nós.


imagem

Luís casou com Maria da Luz NEVES ®, filha de Eduardo Manuel NEVES e Vicência Joana LOPES. (Maria da Luz NEVES ® nasceu a 22 Dez 1951 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia