|
|
Benjamim ALVES ® (1848-1918) |
Benjamim ALVES ®
Notas sobre o óbito: Faleceu de gripe espanhola. Houve na época uma epidemia dessa gripe na Praia Eventos de relevo na sua vida: • Documento: certidão de baptismo. Aos vinte e oito dias de Março de mil oitocentos e oitenta e um, nesta parochial igreja de São Lourenço da ilha de São Thiago de Cabo Verde, concelho da Cidade da Praia, baptizei solenemente e puz os santos óleos a Benjamim Alves, que pertencia à religião hebraica, natural da cidade de Faro, no Algarve, de trinta e três anos de idade, e filho de Habraham Alves e de Dona Esther Alves, aquelle falecido, e esta emigrante no Pará, Brasil, sendo o baptizando residente em São Thiago, e tendo nascido a oito de Março de mil oitocentos e quarenta e oito. O mesmo baptizando me deo os esclarecimentos. Forão padrinhos João Carlos Vieira, cazado, proprietário, e sua espoza Dona Maria da Costa Monteiro, moradores nesta freguezia, no sitio de Vargem da Igreja, os quais como o baptizando, assignam commigo este termo que fiz em duplicado. Assignando-o depois de lido e conferido perante todos. • O que se conta desta pessoa. "Benjamim Alves judeu, nascido em Faro a 8 de Março de 1848 e morreu em Cabo Verde cidade da Praia 01 de Dezembro de 1918, filho de Abraham Alves e Esther Alves. Para se casar com Emília Melo que nasceu em 12 de Março de 1860, foi baptizado a 28 de Março de 1881 na igreja de S. Lourenço, na altura declarou que o pai era falecido e que a mãe residia no Pará Brasil." • Encontrava-se casado em 3 Nov 1892 (cf. pedido de passaporte: figura nesta página). • Ocupação: lavrador, a 3 Nov 1892. (Cf. pedido de passaporte: figura nesta página). • Viagem: pedido de passaporte, a 3 Nov 1892, para Lisboa, , Lisboa, Portugal para se deslocar a Cabo Verde (cf. figura junta) • Trabalhou como comerciante em Pedra Badejo, Santa Cruz, Cabo Verde. • Cargo: Administrador de Concelho, a 31 Dez 1913-29 Set 1915 em Santa Catarina, Santiago, Cape Verde • Descendência. São seis os filhos de Benjamim Alves e Emília Melo: • FORÇAS VIVAS: à qual pertencia, a 19 Mai 1918, na Praia, Santiago, Cabo Verde. Aquando da despedida do magistrado Júlio Henrique de Abreu, que iria assumir o alto cargo de Juíz da comarca de Angola. • Sepultura/Campa: Dez 1918, na Praia, Santiago, Cabo Verde. • O seu obituário foi publicado a 15 Dez 1918 na Praia, Santiago, Cabo Verde. Benjamim had a relationship with Martinha VARELA ®, filha de Valério GOMES e Sebastiana VARELA. (Martinha VARELA ® nasceu em 1852 em São Salvador do Mundo, Ilha de Santiago, Cabo Verde 3 e faleceu em †.) Benjamim a seguir casou com Emília Júlia de MELO ®, filha de Alexandre José de MELO e Isabel Pereira da SILVA, a 28 Mar 1881 na Praia, Santiago, Cabo Verde. O casamento acabou em divórcio. (Emília Júlia de MELO ® nasceu a 12 Mar 1860 em Cabo Verde e foi baptizado a 24 Ago 1860 na Praia, Santiago, Cabo Verde.) Notas sobre o casamento: Divorciaram-se |
1
; No blog genealógico de Helder Borges clique aqui
2 Data na lápide, placa ou cruz tumular.
3
"Divulgados por FamilySearch," registo nº1 / 1896; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia; cique aqui
"Cabo Verde, Registros Paroquiais, 1787-1957," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G92S-T992-7?cc=2246703&wc=SFVN-K6K%3A1396419903%2C1396419301%2C1396473735 : 6 April 2017), Santiago > São João Baptista > Matrimônios 1896 > image 3 of 5; Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.
Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:
1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).
2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.
3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.
4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.
5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.
6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador
7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:
jorsoubrito@gmail.com.
Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:
Sumário | Apelidos | Lista de nomes
Esta página Web foi criada a 19 Nov 2024 com Legacy 9.0 de Millennia