Francisco TAVARES DE ALMEIDA
(1803-1879)
Maria Luísa de Carvalho e SOUSA
(1811-1882)

Francisco de Carvalho e Sousa TAVARES DE ALMEIDA ®
(1840-1916)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Amália de Araújo de MEDINA

2. Camila de Almeida VIEIRA ®

Francisco de Carvalho e Sousa TAVARES DE ALMEIDA ®

  • Nascimento: 21 Ago 1840, Benfica, , Lisboa, Portugal
  • Casamento (1): Maria Amália de Araújo de MEDINA em Fogo, Cabo Verde
  • Casamento (2): Camila de Almeida VIEIRA ® a 8 Jun 1870 em Boavista, Cabo Verde
  • Óbito: 18 Dez 1916, Sal Rei, Boavista, Cape Verde com 76 anos de idade
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Anotações gerais. 1 Comandante militar de Bolama (Guiné) ao tempo da mediação do Presidente Grant.
Cavaleiro de S. Bento de Aviz (Decr. de 29.1.1880)
Reformado como Tenente-Coronel em 1881 (Tenente-Coronel de Lanceiros do Exército Português).
Administrador de diversos concelhos em Cabo Verde

• Descendência: Filhos.
Augusto Tavares de Almeida * 04.05.1871 - c/c Matilde Sofia de Chelmicki Liebermeister
Francisco Tavares de Almeida * 11.01.1874 - c/c Guiomar Vera Cruz Martins; Palmira Leite da Silva
Lourenço Tavares de Almeida * 28.05.1878 - c/c Branca Medina de Almeida Leite
António Rafael Tavares de Almeida * 22.08.1880
Camila Tavares de Almeida * 06.03.1882 - c/c Simão Benoliel
Dionízio Tavares de Almeida * 09.10.1884
Maria da Conceição Tavares de Almeida * 05.10.1885 - c/c Jules David Bonnaffoux
Ruy Tavares de Almeida * 17.11.1887 - c/c Zulmira Ferreira Santos
Ema Tavares de Almeida * 04.08.1889

• Cargo: administrador de concelho, 1900, Boavista, Cabo Verde. 2 No período das eleições legislativas de 1900, o governador Arnaldo de Novais Rebelo (devido às reivindicações pela eleição de deputados naturais de Cabo Verde) militarizou a província pondo militares na chefia dos concelhos com a finalidade de controlar as eleições. Foram nomeados: Pedro Rogério Leite, Guilherme Morbey, António Faustino de Sá Nogueira, Sérvulo de Paula Medina e Vasconcelos, Manuel do Sacramento Monteiro (cujo neto, Leão do Sacramento Monteiro, seria, anos mais tarde, 1926-70, governador de Cabo Verde), Henrique de Almeida Leite, Manuel Augusto de Mira Godinho, João Leite Arteaga Souto Maior, António Torquato de Borja Araújo, Cristiano de Sena Barcelos, Viriato Gomes da Fonseca, Caetano Barreiros Arrobas, Joaquim Duarte Silva, entre outros, todos eles cabo-verdianos e oficiais das forças armadas - e alguns ligados aos jornais - juntamente com alguns oficiais metropolitanos já reformados e radicados em Cabo Verde como Francisco Tavares de Almeida e Francisco Carvalhal (da Silveira Telles Bettencourt) este na ilha de Santiago e o primeiro na Boa Vista, revezaram-se à frente das várias ilhas até muito depois da proclamação da República em Portugal



• Foto 3ª idade.


imagem

Francisco casou com Maria Amália de Araújo de MEDINA, filha de António Emídio de Medina e VASCONCELOS e Luísa Cândida de ARAÚJO, em Fogo, Cabo Verde. (Maria Amália de Araújo de MEDINA nasceu cerca de 1843 em N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde e faleceu antes de 1870.)


imagem

Francisco a seguir casou com Camila de Almeida VIEIRA ®, filha de Lourenço José VIEIRA e Margarida Ferreira de ALMEIDA, a 8 Jun 1870 em Boavista, Cabo Verde. (Camila de Almeida VIEIRA ® nasceu a 14 Nov 1847 em Sal Rei, Boavista, Cape Verde e faleceu a 19 Abr 1940 em Sal Rei, Boavista, Cape Verde.)


imagem

Fontes


1 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013; cópia GEDCOM facultada por
Luís António Martins Pinheiro de FARIA

2 João Nobre de Oliveira, A Imprensa Cabo-verdiana (1820-1975) (Edição da Fundação Macau - Direcção dos serviços de Educação e Juventude; Setembro de 1998, por ocasião da visita oficial a Cabo Verde do Governador de Macau, General Vasco Rocha Vieira. ISBN 972-658-017-X).

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 28 Mar 2023 com Legacy 9.0 de Millennia