Antónia Maria DUARTE
(1908-1994)

Cesário António DUARTE ®
(1932-2014)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Yolanda da Costa Gomes ALFAMA ®

2. Celina Rocha de PINA ®
3. Maria Livramento Vieira de VASCONCELOS ®

Cesário António DUARTE ®

  • Nascimento: 26 Fev 1932, Ribeira Brava, São Nicolau, Cabo Verde
  • Casamento (1): Yolanda da Costa Gomes ALFAMA ®
  • Companheiros (2): Celina Rocha de PINA ®
  • Companheiros (3): Maria Livramento Vieira de VASCONCELOS ®
  • Óbito: 11 Dez 2014, Praia, Santiago, Cabo Verde com 82 anos de idade
  • Sepult.: 12 Dez 2014, Praia, Santiago, Cabo Verde

Símbolo   Cesário também usou o nome Cesário Boca.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Ascendentes. Nasceu no dia 26/02/1932 na localidade de mofina, Sao Nicolau

Mae: Antonia Maria Duarte
Nasc. 28/04/1908 , localidade de mofina, Sao Nicolau
Falec. 08/09/1994, Sao Vicente

Neto materno de:

Francisco Antonio Duarte e de Maria Julia Monteiro Duarte

Bisneto paterno
Emilia Ana Delgado

Bisneto materno
Christovão Domingos Gomes e Julia Thereza Monteiro

padrinho e madrinha Pedro Antonio Duarte e Antonia Maria da Piedade.



• Foto 3ª idade.



• Foto - idade avançada.



• Nota biográfica: Expresso das Ilhas, Dez 2014. Cesário Duarte (Cesário Boca, Cesário Clarinete) foi um clarinetista e compositor cabo-verdiano. Nasceu na ilha de São Nicolau a 26 de Fevereiro de 1932 e faleceu na Cidade da Praia a 11 de Dezembro de 2014. É o autor, de entre outras músicas, das coladeiras "Cesário boca", "Menininha di poca sorte" e "Basculante", muito populares nas décadas de 1950/1960.
Cesário Duarte deixou a ilha natal aos 12 anos, para S. Vicente, onde estudou e tomou contacto com o meio musical. "Recebi influências daquele ambiente cultural que na altura era extraordinário", recordará mais tarde.
Em 1948 inscreveu-se na escola de música do maestro Alves Reis, depois de ter visto uma exibição do músico Ti Fefa ao clarinete: " (…) fiquei empolgado e, nesse mesmo dia, contactei o senhor Reis. Foi Manel Clarinete meu colega e amigo quem me levou. (…) Estávamos no ano de 1948 quando contactei o maestro senhor Reis. Comecei a aprender e já em 1950 fiz a minha estreia na banda municipal de S. Vicente. Tudo começou com o espectacular Ti Fefa!", revelaria muitos anos depois ao jornalista António Silva Roque.

Cesário deixa bobines gravadas. Foi condiscípulo de músicos importantes que na época estudaram com o Maestro Alves Reis nomeadamente Manel Clarinete, Luís Morais, Morgadinho, Manel de Ti Djena, entre outros. Mais tarde mudou-se para a Ilha de Santiago, onde viveu, primeiro na Assomada, depois fixando residência na Cidade da Praia, onde pelas mãos do maestro Jorge Monteiro (Jotamont) entra na Banda Municipal da Praia.
"Encontrei-me com Jorge Cornetim e ele inscreveu o meu nome no Vogal de pelouro, era uma sexta-feira - 24 de Novembro de 1952. Fui admitido e logo no domingo actuei com a banda", afirmou na referida entrevista a Silva Roque.
Na carreira na Banda Municipal da Praia chegou a "contra-mestre" "uma função que eu exerci com paixão, porque se eu sou sapateiro, por não ter podido escolher outra profissão, sou artista por opção."
Clarinetista por vocação e sapateiro de profissão deixou marcas na vida cultural da Cidade da Praia, onde participou em vários conjuntos musicais. Foi o fundador do conjunto "Madrugada", um grupo acústico que marcou os anos 1950/60 e do qual faziam parte Caluca, Ildo Lobo, Eusébio, Loló Graça Lima, Luís Lobo, entre outros.
Nos anos 70, adquiriu instrumentos electrónicos e fundou o conjunto África Show, que se desintegraria em 1977 depois da dispersão de vários elementos.
Como compositor, Cesário destacou-se na Coladeira, retratando cenas da vida quotidiana. Sobre este aspecto revelou que no seu tempo, Cabo Verde tinha um ambiente muito fértil em acontecimentos sociais, que acabavam por contagiar os espíritos criativos.
"Fui observando, ironizando artisticamente, e claro está, tornei-me num compositor popular, com temas arrancados de forma hábil no quotidiano de todos nós." Sobre a emblemática composição "Cesário Boca" dá a seguinte explicação: "O meu amigo Manel Clarinete ia casar-se. A minha intenção era pregar-lhe uma partida no dia do casamento e fiz esta música. Porém, fiquei desconfiado de que poderia zangar-se, pois a ele me referia como malandro, como está estampado no verso: "tchapu, tchapu, djan pega malandro". Receoso da sua reacção, fiz questão de, em cima da hora, mudar o nome e recorri ao meu".
Cesário Duarte tem composições gravadas por artistas como Marino Silva, Fernando Quejas, Bana, Gardénia Benrós, entre outros.
Cesário Boca, Nariz di Clarinete morre sem ter podido realizar o seu sonho de gravar em CD todas as suas composições. Mas nem tudo está perdido, porque, como confidenciou a António Silva Roque em 2012, deixou várias gravações em bobine feitas na então Rádio Clube de Cabo Verde.

Fonte: Expresso das Ilhas

• Obituário / Anúncio necrológico / Missa de defunto: na ASemana, Dez 2014. Morreu Cesário Clarinete, um dos ícones da música das ilhas.

PRAIA - Morreu esta quinta-feira (11.12.2014) na cidade da Praia o clarinetista Cesário Duarte, um dos ícones da música das ilhas. O artista, que sofria de doença prolongada, sentiu-se mal e sucumbiu quando estava a ser transportado para o Hospital Agostinho Neto.

Cesário "Clarinete" Duarte tinha 83 anos e morava na Achada Eugénio Lima.

Cesário Duarte, natural de São Nicolau, foi um dos mestres das tocatinas nos anos 60. Ao lado do seu inseparável companheiro amigo, compadre e da boémia, Manuel Clarinete, fez ecoar acordes, por todos os salões de Cabo Verde, principalmente na ilha de Santiago. Vários foram os casais que dançaram e enamoraram-se ao som dos seus famosos solos clarinete.

Homem de mestria, Cesário Duarte era sapateiro de profissão e músico por afeição. Foi um dos fundadores do conjunto "Madrugada" e contramestre da Banda Musical da Praia.

Criou vários grupos na Praia e consagrou-se como uma grande figura da música de Cabo Verde. E foi graças a ele que o cantor Ildo Lobo ficou conhecido ao chegar na capital, quando cantou no conjunto de Cesário "avezinha de rapina".

Cesário formou-se na escola do conhecido professor Nhô Reis. Era condiscípulo de Manuel Clarinete, Luís Morais, Morgadinho, Manel de Ti Djena. Infelizmente não concretizar o seu sonho de gravar um disco.

Mas, ainda em vida, foi contemplado com um diploma de mérito da Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA), entregue em 2009 como reconhecimento pelo seu contributo para a música cabo-verdiana.

Fonte: ASemana


imagem

Cesário casou com Yolanda da Costa Gomes ALFAMA ®, filha de Jovino Gomes ALFAMA ® e Benvinda Maximiana Leal da COSTA ®. (Yolanda da Costa Gomes ALFAMA ® nasceu a 12 Jun 1939 em Praia, Santiago, Cabo Verde e faleceu a 10 Ago 2023.)


imagem

Cesário teve uma relação com Celina Rocha de PINA ®, filha de Domingos Rocha de PINA ® e Joana Mendes SEMEDO. (Celina Rocha de PINA ® nasceu a 10 Dez 1937 em Praia, Santiago, Cabo Verde.)


imagem

Cesário teve uma relação com Maria Livramento Vieira de VASCONCELOS ®, filha de Patrício Vieira de VASCONCELOS e Maria Mendes TAVARES. (Maria Livramento Vieira de VASCONCELOS ® nasceu a 28 Jul 1948 em Praia, Santiago, Cabo Verde 1.)


imagem

Fontes


1 DGAE - Direcção Geral da Administração Eleitoral (Cabo Verde - 2004).

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia