seta seta
António José ESTRELA
(1846-1935)
Elisa Cândida OLIVEIRA
(1845-1937)
José Pedro dos SANTOS
Adelaide Maria DELGADO
Jacinto José ESTRELA ®
(1884-1956)
Maria Adelaide dos SANTOS ®
(1887-)

Celso ESTRELA ®
(1932-2021)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Zilda do Livramento Pereira BARBOSA ®

Celso ESTRELA ®

  • Nascimento: 28 Mar 1932, Ribeira Grande, Santo Antão, Cabo Verde
  • Casamento (1): Zilda do Livramento Pereira BARBOSA ® a 21 Set 1964
  • Óbito: 21 Nov 2021, Sal, Cabo Verde com 89 anos de idade
  • Sepult.: 22 Nov 2021, Sal, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Notas sobre o funeral / cemitério:

cemitério de Pedra de Lume.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa). clique aqui



• Foto em grupo: colegas em serviço no aeroporto do Sal, 1952. Egas Tavares de Almeida é o primeiro à nossa esquerda na fotografia. O segundo é Hilário Brito (o pai do administrador desta árvore). O terceiro é Chico Estrela
e o quinto é Celso Estrela



• Associação ou club: sócio nº 519 (nova inscrição) da Casa dos Estudantes do Império, admitido, 2 Jan 1958, Lisboa, , Lisboa, Portugal. 1 Entre outros dados patentes na ficha, constam:

ESTADO CIVIL: Solteiro

PROFISSÃO: Estudante

Viveu 25 anos em CV

• Ocupação: estudante, 2 Jan 1958, Lisboa, , Lisboa, Portugal. 2



• Foto em grupo: Celso de bigodinho e braços cruzados, 7 Ago 1959. 3 Dizeres de Adolfinho, no verso da fotografia:

"Uma foto de passagem pelo Aeroporto do Sal dos jogadores "Didi", campeão do mundo pelo Brasil, transferido do Botafogo para o Real Madrid e "Alvaro" que no S. Paulo FC fazia asa com Pelé, tranferido para o Atlètico de Madrid, com um grupo de admiradores"

Os jogadores são os de gravata: Álvaro à esquerda e Didi à direita

Alguns nomes: Adolfo Osório, Celso Estrela, Lidio, Zo Barbosa, Maiuca, Djinga Estrela, Ti Gutanga, Dizim e Beto Nha Mélia.



• Foto em grupo: Zó, Adolfinho e Celso, 7 Ago 1959, Nossa Senhora das Dores, Sal, Cabo Verde. 4 Passagem pelo Aeroporto do Sal do jogador "Didi" (o de gravata à direita), campeão do mundo pelo Brasil.

• Cargo: Director-geral da ASA: Praia, Santiago, Cabo Verde.
Fonte: Relação das empresas públicas e os seus respectivos DGs e PCAs, que constitui o anexo 7 da TESE apresentada em 2012 por Crisanto Avelino Sanches de Barros, para obtenção do Título de Doutor em Ciências Políticas e Sociais.

• Condolências, agradecimentos: Por A NAÇÃO. Morreu na noite de domingo, 21, na ilha do Sal, o primeiro diretor da aeronáutica civil de Cabo Verde, Celso Estrela aos 89 anos, vítima de doença prolongada.

Celso Estrela era natural de Santo Antão, mas vivia no Sal há mais de 65 anos. O "Senhor Celso Estrela", como era reverenciado, é pai de dois filhos, José Pedro e Carla Andreia.

Com um longo percurso profissional, iniciou a sua carreira na aviação, no serviço de meteorologia como ajudante de meteorologistas, depois passou a ser controlador de tráfego aéreo, para mais tarde exercer as funções de chefe de serviço de tráfego aéreo.

FIR

Foi ele quem implementou a aeronáutica civil de Cabo Verde, lutou até conseguir reaver a FIR Oceânica do Sal, após "tensas negociações" com a França e Senegal.

A viver no bairro da Pretória há 31 anos, Celso Estrela, que desempenhou vários cargos ao longo da sua vida profissional, foi administrador da área da navegação aérea da ASA, até à sua aposentação.

Em 2019, Celso Estrela recebeu e presenciou a homenagem feita em vida, uma iniciativa da Câmara Municipal do Sal, observando o seu nome gravado em pedra na Avenida do Aeroporto Amílcar Cabral, rua que liga o aeroporto à cidade dos Espargos, trajecto que, conforme relembrara na altura, fez durante várias décadas.

Celso Estrela vai a enterrar esta tarde, no cemitério de Pedra de Lume.

C/Inforpress


imagem

Celso casou com Zilda do Livramento Pereira BARBOSA ®, filha de Jorge Vera-Cruz BARBOSA ® e Ida Feijóo PEREIRA ®, a 21 Set 1964. (Zilda do Livramento Pereira BARBOSA ® nasceu a 24 Jan 1936 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (Lisboa, Portugal), página 515 do registo de fichas abrangendo o ano de admissão; Tabela 2; Transcrição exata dos ficheiros existentes na Torre do Tombo

Tabela 2 - Lisboa e Porto, com 793 fichas de associados da Sede e da Delegação do Porto; A documentação que a seguir se publica consiste no levantamento dos ficheiros de associados da Casa de Estudantes do Império (CEI) que se encontram à guarda da Torre do Tombo; A CEI instituída a 3 de Julho de 1944, teve a sua sede em Lisboa, e delegações em Coimbrai e no Porto. A razão de ser de esta documentação se encontrar na Torre do Tombo tem a ver com o facto de a sede da Casa dos Estudantes do Império e a sua delegação de Coimbra terem sido encerradas, com a invasão das suas instalações pela PIDE em setembro de 1965. Os respetivos arquivos foram apreendidos pela polícia política e armazenados em Caxias.

2 UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (Lisboa, Portugal), pg. 316 do registo de fichas; Tabela 5; Tabela 5 - Fichas de candidatos a associados - dois volumes
- Volume I contendo um dossier com 703 fichas relativas à Sede (Lisboa);
- Volume II composto por dois dossiers (com um total de 381 fichas de candidatos):
- um com 177 fichas relativas à Sede (Lisboa) e o
- outro com 204 fichas relativas à delegação do Porto

3 Facebook ou similar, Foto publicada no facebook de. Victor Adolfo Estrela Ascenção de Pinto Osório
tirada daqui

.

4 Facebook ou similar, Foto publicada no facebook de. Victor Adolfo Estrela Ascenção de Pinto Osório
tirada daqui

.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 18 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia