Francisco António d' AFONSECA
(-1837)
Catarina Pires CORREIA
(1764-1844)
José Roberto da SILVA
(1800-)
Joanna de São João d' AFONSECA
(1803-1883)

Aníbal José da SILVA ®
(1830-1905)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Cândida Maria Barbosa de ANDRADE

2. Emília José Barreiros ARROBAS ®

Aníbal José da SILVA ®

  • Nascimento: 25 Fev 1830, Nova Sintra, Ilha Brava, Cabo Verde
  • Baptizado: 4 Abr 1830, São João Baptista, Ilha Brava, Cabo Verde
  • Casamento (1): Cândida Maria Barbosa de ANDRADE a 21 Abr 1860 em Praia, Santiago, Cabo Verde
  • Casamento (2): Emília José Barreiros ARROBAS ® a 19 Nov 1865 em São João Baptista, Ilha Brava, Cabo Verde
  • Óbito: 8 Mai 1905, Fogo, Cabo Verde com 75 anos de idade
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Local onde nasceu. A ILHA BRAVA



Clip vídeo com morna cantada por Gardénia Benrós




• Baptismo: registo de baptismo. "Aos quatro de Abril de mil oito centos e trinta, baptizei solenemente e puz os Sanctos Oleos a Hannibal nascido de trinta e oito dias, filho legitimo de Joze Roberto da Sylva e Joanna de S. João da Sylva, forão Padrinhos João Jacinto de Freitas e Anna Maria Benedicta Barboza, e por sua Procuradora Rozalia de Senna.?E para constar fiz este termo, em que me assigno, era ut supra?Vigrº Luiz Saturnino de Castro"??

• Emprego: 3º escriturário da Fazenda Pública, 30 Jun 1848. 1 em serviço na Contadoria Geral, auferindo 150$

• patente militar: oficial miliciano, 4 Jun 1849, Ilha Brava, Cabo Verde. 2 Batalhão de Infantaria da ilha Brava



• Categoria / função laboral: docente do 1º Liceu de Cabo Verde, 1860, Praia, Santiago, Cabo Verde.

• Sinais particulares, 2 Jan 1868.
Altura
: 58 polegadas = 1,47m
Rosto: -
Cabelo: calvo
Olhos: -
Côr: branca

Fonte: registo nº 1, de 2 de Janeiro 1868; página 151 de "passaportes", microfilme 008089876 do AHN, em Family Search

• Profissão: proprietário / armador, 19 Jun 1875, Ilha Brava, Cabo Verde. Fonte: registo nº 491, de 19 de Junho 1875; página 102 de "passaportes", microfilme 008089876 do AHN, em Family Search



• Foto meia idade, 1883.

• Nota biográfica. Aníbal José da Silva foi educado na Madeira, percorrendo até aos 18 anos alguns países da Europa, tendo estado na Alemanha, França, Inglaterra, EUA, etc., cujas línguas lhe eram familiares. Exerceu por algum tempo funções burocráticas, em Cabo Verde, dedicou-se em seguida à carreira comercial, chegando a ser um dos primeiros armadores de navios da Província, com que fez fortuna. Exerceu ainda funções consulares dos EUA, da França, Inglaterra e Alemanha e de alguns outros países do sul da América, em Cabo Verde. Foi ainda proprietário da escuna "Candinha".



• Documento: assento do 1º casamento. com Cândida Maria Barbosa de Andrade



• Foto casal. Aníbal José da Silva e de pé a segunda esposa Emília Barreiros Arrobas com quem teve onze filhos, os Arrobas da Silva, todos eles, os pais e os onze filhos nasceram na Brava. Eles estão ligados aos Vera-Cruz (todos), a muitos Ferros, etc. Mas Aníbal foi casado em 1as núpcias com Cândida Maria Andrade, filha de Manuel Barbosa de Andrade, gente do Fogo portanto. Deste primeiro casamento houve só um filho de seu nome José Roberto da Silva.


imagem

Aníbal casou com Cândida Maria Barbosa de ANDRADE, filha de Manuel Barbosa ANDRADE e Isabel Caetana Nozolini ROIZ, a 21 Abr 1860 em Praia, Santiago, Cabo Verde. (Cândida Maria Barbosa de ANDRADE nasceu cerca de 1840 em N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde e faleceu em 1863 na Nova Sintra, Ilha Brava, Cabo Verde.)


imagem

Aníbal a seguir casou com Emília José Barreiros ARROBAS ®, filha de Francisco Maria Barreiros ARROBAS e Rita Joaquina Martins da VERA-CRUZ, a 19 Nov 1865 em São João Baptista, Ilha Brava, Cabo Verde. (Emília José Barreiros ARROBAS ® nasceu a 22 Mai 1848 na Nova Sintra, Ilha Brava, Cabo Verde e faleceu a 8 Abr 1905 em Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 Portugal, "Lista Geral dos Oficiais e Empregados da Marinha e Ultramar - Novembro 1850," pg.102.

2 Portugal, "Lista Geral dos Oficiais e Empregados da Marinha e Ultramar - Novembro 1850," pg.115.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia