seta seta
André Nozolini Monteiro de Macedo BARBOSA AMADO ®
(-1938)
Maria dos Reis CABRAL
Luzia PIRES
João BARBOSA AMADO ®
(1878-)
Maria da Piedade PIRES

Alfredo BARBOSA AMADO ®
(1923-2008)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Felícia MONTEIRO ®

2. Maria Teresa Correia Lopes da ROSA ®

Alfredo BARBOSA AMADO ® 1 2

  • Nascimento: 26 Out 1923, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Maria Felícia MONTEIRO ®
  • Companheiros (2): Maria Teresa Correia Lopes da ROSA ®
  • Óbito: 14 Jan 2008, Praia, Santiago, Cabo Verde com 84 anos de idade
  • Sepult.: Jan 2008, Praia, Santiago, Cabo Verde

Símbolo   Alfredo também usou o nome Frá Dadá.

imagem

Símbolo  Notas gerais:

Vários filhos

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Foto de família: Com os seus primeiros 6 filhos. Abailrdo ao centro



• Foto de família: com a mulher e familia.



• Foto meia idade.



• Foto 3ª idade.

• Condolências, agradecimentos, 2008. IN MEMORIAM ALFREDO BARBOSA AMADO (in A Semana)
Fra de Dadá, figura carismática da Praia, morre aos 84 anos
21-01-08

Alfredo Barbosa Amado, Frá de Dadá, figura carismática da Achada de Santo António e da Praia, onde viveu durante largos anos e onde lhe nasceram parte dos seus 31 filhos, morreu no passado dia 14. Polícia, desportista e comerciante foram algumas das actividades desenvolvidas por este cabo-verdiano de sete costados. Deixou 31 filhos, entre eles o autarca Aqueleu Barbosa Amado (Santa Catarina, ilha do Fogo), bem como o antigo comandante da POP, Abailardo Barbosa Amado.

Na Praia, sobretudo no mundo do desporto, não havia quem não o conhecesse. Aliás, foi graças à sua paixão pelo futebol que o mundo lhe abriu as portas quando, jovem ainda, tornou-se guarda-redes na sua ilha natal, Fogo, da equipa dos Nazarenos. Agente da antiga Polícia de Segurança Pública haveria de ser transferido depois para Praia, Boa Vista e S. Vicente. Na Praia, pelo menos, alinhou pelo Sporting. Reformado dessas lides, tornou-se árbitro de futebol.

Além de polícia, Frá de Dadá foi também operador de máquinas das antigas Obras Públicas, dando ao mesmo tempo os primeiros passos na actividade comercial, actividade essa que haveria de preencher o resto dos seus dias, até a idade de 84 anos.

Alfredo Barbosa Amado deixa 31 filhos, 79 netos e 17 bisnetos, além da viúva Maria Felícia Monteiro, que completou 78 anos no passado 15 de Janeiro, um dia depois do "passamento" de Frá de Dadá.

A este homem íntegro e intransigente na educação dos filhos, um foguense que nem os largos anos da Praia tirou o vulcão e o sentido de honradez de um bom filho de Djarfogo, rende a sua mais sentida homenagem. À família enlutada os sentidos pêsames desta equipa, que todos continuem a honrar o legado de Frá de Dadá.



• Cemitério: Cemitério da Várzea: Praia, Santiago, Cabo Verde.



• Sepultura/Campa: Praia, Santiago, Cabo Verde.


imagem

Alfredo casou com Maria Felícia MONTEIRO ®, filha de Desconhecido e Maria da Luz MONTEIRO. (Maria Felícia MONTEIRO ® nasceu a 15 Jan 1930 em Ns. Senhora da Graça, Praia, Santiago, Cabo Verde 1.)


imagem

Alfredo teve uma relação com Maria Teresa Correia Lopes da ROSA ®, filha de Luís Lopes da ROSA e Maria Victória CORREIA. (Maria Teresa Correia Lopes da ROSA ® nasceu a 14 Out 1938 em Ns. Senhora da Graça, Praia, Santiago, Cabo Verde 1.)


imagem

Fontes


1 DGAE - Direcção Geral da Administração Eleitoral (Cabo Verde - 2004).

2 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031380; registo 2544; imagens 110 e 111; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia. Data cit.: 12 Mar 1955; clique aqui

"Cabo Verde,Bilhetes de identidade, Praia, ACP-Lv 358, 1954-1956. Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 23 Fev 2024 com Legacy 9.0 de Millennia