Francisco do Souto AMADO
(Cerca de 1790-)
Maria Dornalha de PINA
(-Antes de 1846)
Manuel BARBOSA AMADO
(Cerca de 1818-1897)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Gertrudes Nozolini Monteiro de MACEDO

Manuel BARBOSA AMADO

  • Nascimento: Cerca de 1818, N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Gertrudes Nozolini Monteiro de MACEDO
  • Óbito: 13 Fev 1897, São Filipe, Fogo, Cabo Verde com cerca de 79 anos de idade 1
  • Sepult.: Fev 1897, São Filipe, Fogo, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Cargo: 1842. Foi administrador do concelho da ilha do Fogo de 1842 até 17 de Dezembro de 1845 quando exonerado por portaria dessa data publicada no Boletim Oficial do Governo Geral de Cabo Verde, nº 134, de 11.4.1846, p 544



• Agradecimento: da visita do Governador Geral da Província à ilha do Fogo, em 1844, em São Filipe, Fogo, Cabo Verde. 2 Cf. ao lado a lista dos signatários da carta de felicitação, redigida na decorrência de um voto de agradecimento, havido numa Vereação Geral composta de todas as classees, realizada em sessão de 7 de fevereiro de 1844 da Câmara Municipal do Fogo.

NB: todos os assinalados com um ponto vermelho possuem uma página própria neste site geenealógico



• Colocado em Fogo, Cabo Verde tinha a patente militar de Tenente 3 4 Batalhão de Infantaria de 2ª Linha da Ilha do Fogo

NB: os assinalados com um ponto vermelho no recorte ao lado, possuem página própria neste site genealógico



• Haveres, bens e propriedades: 1856, em Fogo, Cabo Verde. Consta da "Relação dos senhores proprietários de escravos de 1856" (Apenso 8, Livros #330 e 331) Ilha do Fogo, Cabo Verde, que na sua residência na ilha do Fogo, possuía 19 escravos.

Ver figura ao lado, extraída do livro "Cabo Verde - formação e extinção de uma sociedade escravocrata" de António Carreira publicado pelo Centro de Estudos da Guiné Portuguesa em 1972, para constatar o que foi a escravatura em Cabo Verde entre 1460 e 1878.


imagem

Manuel casou com Gertrudes Nozolini Monteiro de MACEDO, filha de José Monteiro de MACEDO e Maria das Dores NOZOLINI. (Gertrudes Nozolini Monteiro de MACEDO nasceu em 1821 em N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 5, baptizado em N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde, faleceu a 13 Fev 1897 em N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 5 e foi sepultada a 14 Fev 1897 em N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 5.)


imagem

Fontes


1 Jorge FORJAZ, Genealogia das ilhas do Fogo e Brava e de Bisssau - Subsídios, 2 volumes (Ponta Delgada, Açores, Portugal: Letras LAVAdas, 2019), vol. 1: pg. 119.

2 Boletim Oficial de Cabo Verde, BO nº 55 do Governo Geral de Cabo Verde. Data cit.: 16 Mar 1844.

3 Boletim Oficial de Cabo Verde, BO nº92 do Governo Geral de Cabo Verde. Data cit.: 5 Abr 1845.

4 Portugal, "Lista Geral dos Oficiais e Empregados da Marinha e Ultramar - Novembro 1850," pg.114.

5 The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, "FamilySearch," database, FamilySearch (http://new.familysearch.org).

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 19 Jul 2024 com Legacy 9.0 de Millennia