seta seta seta
José António de LIMA ®
(1875-)
Mónica TEIXEIRA
João Henriques de MELO ®
(1871-1944)
Ana da Silva NOGUEIRA
(1876-1930)
Agostinho Lima BARBER
(1897-1945)
Etelvina Nogueira de MELO ®
(1902-1995)

Rolando Lima BARBER ®
(1926-2018)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Idalina Barbosa de ANDRADE ®

Rolando Lima BARBER ® 1

  • Nascimento: 13 Mai 1926, Praia, Santiago, Cabo Verde
  • Casamento (1): Idalina Barbosa de ANDRADE ®
  • Óbito: 25 Abr 2018, São Filipe, Fogo, Cabo Verde com 91 anos de idade
  • Sepult.: São Filipe, Fogo, Cabo Verde

Símbolo   Rolando também usou o nome Zuca.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Trabalhou como enfermeiro.



• Categoria / função laboral: enfermeiro de 2ª classe, a 26 Fev 1951.
Cf. o nº 6 no recorte ao lado, extraído da lista de antiguidade dos funcionários do quadro privativo dos Serviços de Saúde da Província de Cabo Verde, publicada em 15-5-1954 no B.O.

N.B.: nesta data (1954) em serviço na Delegacia de Saúde de São Nicolau.



• Foto de família: com os 4 filhos mais novos, em 1967. Crianças: da esq-dir: Mário, Liliana, Leopoldina e Rolando



• Atividade cívica e social: Subscrição a favor das vítimas de temporais em Lisboa, em Dez 1967.
O recorte ao lado é o da notícia referente às contribuições de cidadãos residentes no Fogo, publicada em 08-02-1968 no nº 287 do semanário capitalino "O Arquipélago".
NB: As pessoas cujos nomes estão realçados no recorte, têm uma página própria neste site genealógico.



• Atividade desportiva: fundador, treinador e presidente da equipa do Botafogo Futebol Clube, a 13 Jul 1973, em São Filipe, Fogo, Cabo Verde.



• Atividade lúdica: filmagem.



• Atividade política: deputado da 1ª Assembleia Nacional de Cabo Verde eleito, a 30 Jun 1975. Esta Assembleia proclamou a Independência de Cabo Verde a 5 de julho de 1975.

O nome deste deputado consta da lista ao lado, onde os nomes estão por ordem alfabética.
NB: todas as pessoas cujos nomes estão assinalados com um • vermelho, têm igualmente uma página própria nesta árvore genealógica.

• Nota biográfica: no "A Semana", a 25 Jun 2007,. A sua notoriedade, carisma, inteligência, simplicidade e amor ao próximo e espírito de interajuda contribuiu e contribui para o desenvolvimento social, intelectual e moral da ilha do Vulcão. Ele que nasceu na cidade da Praia em 13 de Maio de 1926, exerceu a sua vida profissional de enfermeiro, na cidade da Praia, São Nicolau, Boavista e por último no Fogo.

Há 43 anos que fixou a sua residência na ilha do Fogo, donde passou a citar estas palavras... "parece que no mundo inteiro não existe lugar onde eu me sinta melhor do que aqui...". E é neste contexto que a sociedade Foguense rende esta homenagem a este homem.

Também se destacou como um amante do desporto rei, o futebol, e jogou na equipa do Atlântico, mais tarde fundou o Sporting. Na ilha do Fogo, onde chegou com idade de jogar futebol, mas como a idade já ia passando, abraçou a carreira de dirigente e chegou a fazer o curso de treinador.

A equipa do Botafogo, foi a que mais o marcou, não por ser uma formação que liderou durante muitos anos, mas sim porque o clube surgiu da coragem de alguns meninos, que tiveles estavam a proeza de, por duas vezes, serem vice-campeão nacional e uma vez campeão.



• Foto de família: com filhos e netos, em 2012.

• Condolências ou Agradecimento de condolências: por Liliana no facebooj, a 2 Mai 2018,. Família Lima Barber,ta agradece tudo familia, amigos e conhecidos que stevi cu el nes hora de tcheu dor pa desaparecimento fisico de nos querido Rolando Lima Barber (Zuca). Nu sabia ma el era tcheu querido na es ilha ma nu ca tinha nocao de tanto carinho que nao so na es ilha mas Cabo Verde tinha pa el.Obrigada pa reconhecimento de tudo ki el faze pa Cabo Verde, sima el ta flaba"QUEM NAO VIVE PARA SERVIR NAO SERVE PARA VIVER". Saudades e tcheu dimais dor e grande ma bu ta vive co nos para sempre. Responsabilidade é grande pa bu familia nu sta li pa da continuidade a bu legadu. NU TA AMABU ETERNAMENTE, RIP PAPÁ


imagem

Rolando casou com Idalina Barbosa de ANDRADE ®, filha de Ludgero Barbosa de ANDRADE ® e Leopoldina Maria de ANDRADE ®. (Idalina Barbosa de ANDRADE ® nasceu a 7 Out 1928 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde,2 faleceu a 10 Ago 2018 em Ns. Senhora da Graça, Praia, Santiago, Cabo Verde 3 e foi sepultada em Ago 2018 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 Armindo Fontes Barbosa, Genealogia das Famílias: ARAÚJO-BARBOSA-HENRIQUES-MACEDO-MEDINA-MONTEIRO-NOZOLINI-ROIZ-VASCONCELOS (Braga, Portugal: Tipografia Manuel de Oliveira, 1999), p.125.

2 DGAE - Direcção Geral da Administração Eleitoral (Cabo Verde - 2004).

3 Livro de notas para escrituras diversas. (Direção Geral dos Registos, Notarial e Identificação.), Data cit.: 9 Mar 2023. Extrato publicado nos Classificados da Edição nº 810 do A Nação de 9-03-2023.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 15 Jul 2024 com Legacy 9.0 de Millennia