|
|
|
|
|
|
Eugénio de Paula TAVARES ® (1867-1930) |
Eugénio de Paula TAVARES ®
Eventos de relevo na sua vida: • Nota biográfica: constante no site da Academia Cabo-verdiana de Letras,,. Em virtude de ser patrono da cátedra nº 09 das 40 desta Academia • Site ou Blog: Site oficial de Eugénio Tavares. Saiba tudo (ou quase) sobre ele clicando aqui • Anotações gerais. Eugénio de Paula Tavares nasceu na Ilha Brava, Cabo Verde, a 18 de Outubro de 1867, filho de Eugénia Roiz Nozolini Tavares e de Francisco de Paula Tavares. Eugénio Tavares foi a figura cimeira da vida cultural, política e social de Cabo Verde entre 1890 e 1930. Durante essas 3 décadas, ele dominou em todas as áreas a cultura do seu povo tendo sido o seu maior interprete até aos nosso dias. A sua vastissíma obra vai da poesia à música, da retórica à ficção, passando pelos ensaios. Durante a festa da língua portuguesa em Sintra, Corsino Fortes, poeta e antigo embaixador de Cabo Verde em Portugal, intitula-o de "Camões de Cabo Verde" e realça Eugénio Tavares de fazedor de opinião numa enorme dimensão de pensador. Eugénio de Paula Tavares realizou trabalhos em diferentes áreas: a Poesia, as Mornas em Letra e Música, Prosa e Jornalismo onde se retrata a sua vastíssima colaboração em orgãos de comunicação social onde se destacam: "A Alvorada", publicado em 1900, é um dos primeiro jornais em língua portuguesa publicado por Eugénio Tavares em New Bedford, Estados Unidos da América. Neste jornal Eugénio revela o seu sonho de autonomia para Cabo Verde, sonho esse que virou realidade 75 anos depois com a declaração da indepêndencia para a Nação Cabo-verdiana. A Voz de Cabo Verde, editada por Eugénio Tavares em 1911 é um orgão de comunicação que viria trazer a público as intenções da recém proclamada Républica Portuguesa, no campo da justiça, da fraternidade e do progresso. Neste jornal, encontra-se em qualidade e quantidade a colaboração de Eugénio Tavares, que o elegeu como Príncipe dos jornalistas Cabo-verdianos de todos os tempos. • Documento: registo de baptismo, a 5 Nov 1867. 1 • Foto jovem: aos 32 anos, em 1900. • Foto em grupo: com amigos. • Foto idade madura: aos 44 anos, 24 Ago 1912. • Foto 3ª idade: aos 62 anos, Antes de Jul 1930. Sua última fotografia • Sepultura/Campa: Jul 1930, na Nova Sintra, Ilha Brava, Cabo Verde. • Homenagem/Louvor/Reconhecimento: Estátua na ilha Brava, cerca de 2001, na Nova Sintra, Ilha Brava, Cabo Verde. • Homenagem/Louvor/Reconhecimento: Pintura de David Levy Lima, a 18 Out 2017. Apresentado por ocasião dos 150 anos do nascimento do poeta. Eugénio casou com Guiomar Nunes LEÇA, filha de José Nunes LEÇA e Emília Rosa NUNES. (Guiomar Nunes LEÇA nasceu em Ilha Brava, Cabo Verde e faleceu em †.) Eugénio teve uma relação com Emília GOMES. (Emília GOMES nasceu em Cabo Verde e faleceu em †.) |
1
"Divulgados por FamilySearch," registo 110; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia; clique aqui
"Cabo Verde, Registros Paroquiais, 1787-1957," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-892S-Y3KJ?cc=2246703&wc=SFVV-6TG%3A1396422903%2C1396419301%2C1396569341 : 23 October 2014), Brava > São João Baptista > Batismos 1861-1869 > image 85 of 107; Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.
Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:
1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).
2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.
3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.
4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.
5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.
6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador
7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:
jorsoubrito@gmail.com.
Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:
Sumário | Apelidos | Lista de nomes
Esta página Web foi criada a 19 Nov 2024 com Legacy 9.0 de Millennia