seta
Nicolau Gomes FERREIRA ®
(1850-1933)
? BARBOSA
António Barbosa FERREIRA ®
(1892-)
Eugénia Ramos PINTO

Amândio Pinto Barbosa FERREIRA ®
(1941-2021)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria do Livramento Macedo BARBOSA ®

Amândio Pinto Barbosa FERREIRA ®

  • Nascimento: 3 Dez 1941, Santa Catarina, Santiago, Cape Verde
  • Casamento (1): Maria do Livramento Macedo BARBOSA ® a 30 Jul 1971 em Praia, Santiago, Cabo Verde
  • Óbito: 21 Dez 2021, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 80 anos de idade
  • Sepult.: Dez 2021, Lisboa, , Lisboa, Portugal

Símbolo   Amândio também usou o nome Mandinho di Nha Djena.

imagem

Símbolo  Notas gerais:

Neto paterno do padre Nicolau Ferreira

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa). clique aqui



• Hobby: guitarra. toca violão e já gravou CDs (pode-se ouvi-lo no seu myspace)



• Local onde nasceu: casa em: Santa Catarina, Santiago, Cape Verde.

• Nota biográfica. estudou nos liceus Gil Eanes do Mindelo e Adriano Moreira da Praia, e foi i ncorporado no exército português em 1963 durante a Guerra Colonial/Libertação, e enviado para Uíge, Angola, então a frente mais feroz da guerra, de onde regressou em 1965. Colocado como funcionário da Prisão do do Tarrafal (1965-71),. Voltaria de novo a Angola de onde saiu em 1975, seguindo para Portugal de onde emigrou para os E.U.A. Em 1991 redicou-se definitivamente em Portugal. Lançou em 2007 o CD "Serenata 1", mornas e coladeiras. Casou a 30 de Julho de 1972 (por procuração) na Igreja de N.ª S.ª da Graça, da freg. do mesmo nome da cidade da Praia, com Maria do Livramento Macedo Barbosa, nat. da I. do Fogo, filha de António Macedo Barbosa

• Nota biográfica: tirada do seu myspace.
A 3 de Dezembro de 1941 nasceu em Santa Catarina, Amândio Barbosa Ferreira, para alguns. Para muitos com miminho "Mandinho di nha Djena". Como todos ou quase todos os Santacarinenses, Mandinho di nha Djena fez a instrução primária em Santa Catarina e os estudos secundários entre a Praia e S. Vicente. Como funcionário público deambulou por terras de Angola e Cabo-Verde (regressando novamente a Angola e por último, Lisboa onde acabou por aposentar-se e fixar residência. Feito este preâmbulo vamos entrar no mundo da música (serenata). Quem da minha geração e gerações mais novas que não se lembra das belas serenatas que fazíamos em Santa Catarina, Praia ou Tarrafal. Onde o actor principal foi o Mandinho di nha Djena. Quem? As moças de Santa Catarina e não só que o digam, ao ouvir nas noites de luar onde só em Santa Catarina a lua consegue por a sombra em coisas impossíveis. Ao ouvirem essa voz quente, magoada, cadenciada, abram a janela, afrouxando as cortinas, dando um sinal claramente que estavam atentas, agradeciam ao mesmo tempo. A noite sucede o dia. Tudo combinado aparecem os irmãos Cipriano e Pedrinho mais conhecidos por "Pampam" e "Pimpim", Sportinho, Emídio, Kiki, Zezinho, Antoninho, Cecílio, Odim Ferreira e toni mascarenhas frutos da mesma geração, e para perfumar a geração mais velha aparece o sr. Aristides e o sr. Damas Cenas Martins esses dois violinistas de fina agua e o Djo pereira amigo de todas as horas. Eis que aparece o Mandinho quebrando o silêncio da noite antecipando a madrugada num casamento perfeito entre nós, a morna, a madrugada, o orvalho e o sereno Os sentidos que geraram as mornas deste CD intitulado "Serenata I", só pode entende-las quem já muito tenha sofrido ou não fosse a voz quente e melódica do Mandinho di nha Djena, a dar-nos uma demonstração cabal que o sentimento dum povo não pode evoluir. Se hoje estamos aqui a promover o lançamento deste trabalho de todos nós quem mais tem contribuído para que isso tornasse realidade não é mais nem menos que a D. Lilica mulher, amiga e companheira de Mandinho que sempre nos recebeu sua casa alegremente presenteando-nos com um lanchezinho. Um bem-haja muito grande à D. Lilica.

Tirada do myspace do mesmo: clique aqui


imagem

Amândio casou com Maria do Livramento Macedo BARBOSA ®, filha de António de Macedo BARBOSA ® e Leonarda Júlia do SACRAMENTO MONTEIRO ®, a 30 Jul 1971 em Praia, Santiago, Cabo Verde. (Maria do Livramento Macedo BARBOSA ® nasceu a 19 Dez 1935 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde, faleceu a 2 Jun 2020 em Lisboa, , Lisboa, Portugal e foi sepultada em Jun 2020 em Lisboa, , Lisboa, Portugal.)


Símbolo  Notas sobre o casamento:

Casou por procuração

imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia