seta seta
Manuel Romano Avelino HENRIQUES ®
(1807-1887)
Maria Marcelina de Medina e VASCONCELOS
(1811-1893)
Cândido de Paula Medina HENRIQUES ®
(1847-1923)
??n

Maria Marcelina Medina HENRIQUES ®
(1896-1978)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Pedro VEIGA ®

Maria Marcelina Medina HENRIQUES ®

  • Nascimento: 1896
  • Casamento (1): Pedro VEIGA ®
  • Óbito: 27 Jan 1978 com 82 anos de idade

Símbolo   Outros nomes de Maria eram Mamá di Nhô Cândido e Vovó di Baluarte.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Descendência. Filhos

* Candido Henriques Veiga
* José Henriques Veiga
* Manuel Henriques Veiga
* Pedro Henriques Veiga
* João Pedro Henriques Veiga
* António Henriques Veiga



• O que se conta desta pessoa. 1 Não pude deixar de recordar a Vovó di Baluarte.

Maria Medina Henriques Veiga, mais conhecida por Mamá di Nhô Cândido, ou Vovó di Baluarte, nasceu em 1896 e faleceu em 1978. Apesar de ter convivido relativamente pouco tempo com ela, foi, contudo, a figura de mulher que mais me marcou na minha vida toda. Para o meu regozijo, tenho encontrado outras pessoas, inclusivamente, não familiares, que me revelaram a mesma opinião. Senhora distinta e respeitada pela sociedade era uma pessoa afável, carinhosa, e generosa. Ela e o marido Pedro Veiga ou Pedro Nha Socorro, ou Papá di Baluarte como lhe chamávamos, (1896-1982), moravam em Baluarte, localidade situado a cerca de um a dois quilómetros de Cova Figueira. Um lugar que, para nós, os netos que ao todo somamos cerca de meia centena, era um pequeno paraíso na terra e, hoje, é um local para conservar como um bem comum e testemunho das nossas mais belas recordações de infância e adolescência. Com Vovó viva, Baluarte era um autêntico lugar de encontro, reunião e convivência de familiares e amigos. Havia tempos, especialmente, durante as férias escolares e nas "azáguas" que, em grupo de cinco, dez ou até de vinte chegávamos a Baluarte praticamente à hora das refeições ou já à noitinha. Vovó tinha sempre a porta aberta e o acolhimento de mãe - sentíamos mais do que em casa. Ainda hoje, guardo saudosamente a recordação do calor da sua bênção, sempre com um beijo na testa e a admiração de como ela fazia para dar-nos a todos de comer. Os manjares da Vovó eles estavam os mais gostosos que alguma vez experimentara, fosse a cachupa, o xérén, a djagacida, o cozido de carne acompanhado de couve e mandioca, o cúscús com leite ou, então, as suas famosas especialidades em pastéis de milho, pastéis de batata doce os quais demos o nome de "batanguinha di Baluarte" e, o seu não menos famoso, cúscús di mandioca. Desconheço frequentador de Baluarte que não tenha apreciado e não tenha elogiado a "comida di Baluarte". E devo lembrar aqui o nome de duas pessoas que muito ajudavam a Vovó na preparação destes manjares, a Ana e a Noquinha.

• Morava em em Baluarte em Cova Figueira, Fogo, Cabo Verde.


imagem

Maria casou com Pedro VEIGA ®. (Pedro VEIGA ® nasceu em 1896 em Fogo, Cabo Verde e faleceu em 1982.)


imagem

Fontes


1 Testemunho de parente próximo (ou do próprio), artigo no site Manduco, por. Data cit.: 24 Fev 2012. Cláudio Henriques Veiga.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 19 Nov 2024 com Legacy 9.0 de Millennia