seta seta
Domingos MENDES [8p]*
Maria RODRIGUES [8p]*
José FERREIRA [8p]*
Maria das Candeias [8p]*
José Cláudio Mendes ROSADO [7p]*
(1714-1772)
Isabel Caetana Ferreira da FONSECA [7p]*
(1719-1807)
João Carlos da Fonseca Mendes ROSADO
(1738-1815)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Cecília da Fonseca OSÓRIO

João Carlos da Fonseca Mendes ROSADO 1

  • Nascimento: 20 Set 1738, Faro, Algarve, Portugal 2
  • Baptizado: 27 Set 1738, Faro, Algarve, Portugal 2
  • Casamento (1): Cecília da Fonseca OSÓRIO
  • Óbito: 28 Set 1815, Praia, Santiago, Cabo Verde com 77 anos de idade 3
  • Sepult.: Set 1815, Praia, Santiago, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Notas sobre o baptismo:

Livro 3º de registos de batismos de São Pedro (1707-1747), fl.196v.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• O que se conta desta pessoa: por Christiano José de Senna Barcellos em "Subsídios para a História de Cabo Verde e Guiné". 4 "Em São Vicente não reinava boa harmonia entre o vigário da matriz e o capitão-mór João Carlos; este foi chamado à Praia pelo governador, que queria pôr termo à questão entre os dois, e, alli chegou a 17 de Agosto de 1815, e em 27 de Setembro do mesmo ano faleceu na Praia, de febres, com mais de 80 anos de idade."

• O que se conta desta pessoa. João Carlos da Fonseca Rosado, sogro de Humiliana Egipcíaca e de Teodoro Justiniano de Medina e Vasconcelos, avô da primeira mulher de José Maria de Medina e Vasconcelos (Maria Constança Medina da Fonseca) e tetravô do actual presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, além de administrador da Companhia do Grão Pará e Maranhão na ilha do Fogo e da Sociedade do Comercio exclusivo das ilhas de Cabo Verde e Costa de Guiné, foi ainda capitão-mor de São Vicente, ilha que tentou colonizar, empregando nesse desígnio todo o seu labor e fortuna. O insucesso da empresa ficou a dever-se sobretudo à ecologia desfavorável, à presença humana, mas igualmente ao "desmazelo" do governo reinol.

, mas não a sua obra. Se é verdade que não deixou uma ilha exuberante de vida, como almejara, também é verdade que se não extinguiu a estirpe dos fundadores da futura Mindelo.>

Fonte: Os Medina e Vasconcelos: História de uma Família, vol. 1, p. 397.

ANCV-Registos Paroquiais, cx. 7, pç. 44. Assentos de óbito da freguesia de Nossa Senhora da Graça, ilha de Santiago (16 de Novembro de 1807 a 20 de Abril de 1856), fl. 22v.

• Cargo: Administrador, 1772. 5 6 na ilha do Fogo, da Companhia Grão Pará e Maranhão

(e depois como primeiro Capitão-Mor da ilha de São Vicente, que povoou a partir de 1795.)


imagem

João casou com Cecília da Fonseca OSÓRIO, filha de Manuel BARBOSA ARANHA e Maria DORNALHO. (Cecília da Fonseca OSÓRIO nasceu cerca de 1757 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 Maria de Lurdes CALDAS, Os Medina e Vasconcelos, 3 volumes (Lisboa, Portugal: Escritório Editora, 2019), volume 1: página 87; Trata-se de uma obra de carácter histórico, pela qual se acompanha o percurso de uma Família oriunda da Madeira que se instalou, na ilha do Fogo, na segunda metade do século XVIII e que deu a Cabo Vede e Portugal inúmeras personalidades que se distinguiram em diferentes domínios (político, intelectual, científico e académico)

2 Maria de Lurdes CALDAS, Os Medina e Vasconcelos, 3 volumes (Lisboa, Portugal: Escritório Editora, 2019), volume 1: página 87.

3 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013; cópia GEDCOM facultada por
Luís António Martins Pinheiro de FARIA

4 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013.

5 Armindo Fontes Barbosa, Genealogia das Famílias: ARAÚJO-BARBOSA-HENRIQUES-MACEDO-MEDINA-MONTEIRO-NOZOLINI-ROIZ-VASCONCELOS (Braga, Portugal: Tipografia Manuel de Oliveira, 1999), p. 105.

6 Maria de Lurdes CALDAS, Os Medina e Vasconcelos, 3 volumes (Lisboa, Portugal: Escritório Editora, 2019), volume 1: página 142.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 6 Dez 2022 com Legacy 9.0 de Millennia