seta seta
Leopoldo António ALFAMA
(1854-1902)
Antónia Adelaide Nunes de AGUIAR
(1851-1888)
Luís António ALFAMA
(1886-1947)
Maria Irene da COSTA

Leopoldo António Luís ALFAMA ®
(1945-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria de Fátima Cabral DIAS ®

Leopoldo António Luís ALFAMA ® 1

  • Nascimento: 23 Set 1945, Guiné-Bissau 1
  • Casamento (1): Maria de Fátima Cabral DIAS ® em 1975 em Bissau, Guiné-Bissau

Símbolo   Outro nome para Leopoldo é Duke.

imagem

Símbolo  Notas gerais:

"O LEOPOLDO ANTONIO ALFAMA, o meu pai, teve um papel ACTIVO na luta pela INDEPENDENCIA da Guine e Cabo Verde, de muito novo junta-se ao PAIGC ao lado de AMILCAR CABRAL, ARISTIDES outros. Aos vinte anos ja era um COMANDANTE um BATALHAO (500-1500 Individuos). Durante a luta o meu pai ganha o nome de codigo/desfarce de COMANDANTE "DUKE DJASSY". E depois da INDEPENDENCIA o meu pai foi nomeado PRESIDENTE da Regiao de Cacheu, posto que ocupou ate 1980." 1

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Nota biográfica. Durante a luta armada, Leopoldo ganhou o nome de código/disfarce de comandante "DUKE DJASSY". Após a independência da Guiné-Bissau, foi nomeado presidente da Região de Cacheu, posto que ocupou até 1980.

Vejamos uma carta que o comandante DUKE DJASSY escreveu após o 25 de Abril:

FRENTE S. DOMINGOS '96 SAMBUAIÁ

COMBANG'HOR, 31 MAIO 1974

Ex.mo Senhor
CMTE FORÇAS PORTUGUESAS
Em GUIDAGE

Em primeiro lugar os nossos mais sinceros votos de boa disponibilidade na recepção desta carta intrépida.
Tendo escutado, hoje, atentamente o vosso interlocutor, tomei conhecimento, e em nome do Comando Militar da nossa região, decidi rabiscar, no interesse de ambas as partes, as possibilidades que facilitarão o nosso eventual encontro. A vossa iniciativa desfruta grande admiração por nossa parte, que a única razão de nos estarmos batendo foi sempre e sempre será pela conquista da nossa dignidade e liberdade.
Nesta luta que escolhemos como única saída possível naquele momento de desespero, nela se encontra bem definida os interesses que nos identificam com o grande Povo Português, que aliás era vítima da mesma fera "o Colonialismo Fascista". Por isso ele, o Povo de Portugal, é o nosso primeiro aliado e hoje então é uma realidade.
Se o Sr. Comandante faz parte deste bom povo, é por certo que tecemos dos dois lados uma participação franca e de amizade neste contacto no futuro próximo.
Podíamos naturalmente, fazer os demais pormenores concernentes a este convite mas, claro está, não queremos que o mensageiro explore com astúcias as posições de ideias que nos unem e por isso preferimos fazê-lo depois de recebida a vossa resposta.

Sr. Comandante! Nós que não fazemos a guerra pela guerra, nós que nunca confundimos nem confundiremos povo com regime dum governo, nós que temos um critério eloquente entre o indivíduo e sistema político, a nossa participação nesta nova situação regional que ensaiamos criar, como aquele que no topo, em Londres, se desenrola.
A nossa parte não tem poupança de esforços no que se vai construir a Paz, que tudo ao nosso alcance será metido em acção.
Enfim, tudo depende do vosso lado, na espera duma resposta de confirmação e afirmativa.

VIVA PORTUGAL LIVRE!
VIVA O PAIGC!
QUE A VITÓRIA FINAL SERÁ DOS POVOS!
Obrigado prévio
Do camarada franco

a) DUKE DJASSY
Comissário Político Militar
CE 199 e 70

N.B. '96 Este, DUKE DJASSY, é a minha alcunha, porque o meu nome é Leopoldo António Luís Alfama

ESTE DUKE DJASSY É UM NUNES DE AGUIAR!



• Foto 3ª idade: aos 69, 23 Set 2014.


imagem

Leopoldo casou com Maria de Fátima Cabral DIAS ® em 1975 em Bissau, Guiné-Bissau. (Maria de Fátima Cabral DIAS ® nasceu a 9 Set 1954 em Guiné-Bissau.)


imagem

Fontes


1 Testemunho (de parente próximo), fornecido via e-mail por. Quedan-Saw Luís Dias Alfama.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia