seta seta
Manuel António de SOUSA LOBO
Apolónia de Almeida BARROS
António de SOUSA LOBO
(1872-)
Luísa NUNES

Pedro Nunes de SOUSA LOBO ®
(1915-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Estela Borja Santos BENCHIMOL ®

Pedro Nunes de SOUSA LOBO ®

  • Nascimento: 12 Jun 1915, Nossa Senhora das Dores, Sal, Cabo Verde
  • Casamento (1): Maria Estela Borja Santos BENCHIMOL ® em Abr 1945 em Portugal
  • Óbito: Portugal
imagem

Símbolo  Notas gerais:

Nasceu em 12 de Junho de 1915 natural de Cabo Verde (Sal?) e faleceu em Portugal. Fez os seus estudos secundários no Liceu Gil Eanes, Mindelo, ilha de S. Vicente e foi membro dos Sokols. Funcionário aduaneiro desde 24/02/ /39, foi Chefe de Serviço na Repartição Provincial dos Serviços de Alfândega de Cabo Verde e Director de Alfândega em Angola, país que deixou depois do 25 de Abril de 1974. Colaborou no Notícias de Cabo Verde, Claridade, Cabo Verde - Boletim de Propaganda e Informação, etc 1

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Caricatura / desenho.



• Foto amizade. Da nossa esq.- dta:
· Fortinho · Pedro Lobo · Quim Lobo .



• Categoria / função laboral: em 1950 era funcionário aduaneiro, na Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde. Foto de funcionários das Alfândegas de Cabo Verde e Despachantes Oficiais.

Lobo é o 1º sentado a contar da nossa direita.

• Categoria / função laboral: em 1956 era 2º Verificador das Alfândegas, em Cabo Verde.
Fonte
: Relação parcial dos funcionários cabo-verdianos na Administração do
Estado provincial: 1930-1966, constante dos anexos da tese apresentada em 2012 por Crisanto Avelino Sanches de Barros, para obtenção do Título de Doutor em Ciências Políticas e Sociais



• Atividade literária: foi colaborador no nº9 da Revista CLARIDADE, em Dez 1960, em Mindelo, (Nossa Srª da Luz) São Vicente, Cabo Verde.
NB-1: Apresentamos em seguida a capa e o índice do N.º 9 (último nº da revista) gentilmente divulgados por Joaquim Saial no seu site "Praia de Bote". Com a devida vénia, eis a seguir, um extrato do publicado por Saial (AQUI). Poderá consultar no "Praia de Bote" as capas e os índices dos 9 números da revista Claridade (1936-1960), que segundo Saial: "Fica assim aberto ao público o presente acervo, facilitador para quem estuda estes assuntos e que, ao que supomos, não existe noutro local da internet"
NB-2: todos cujos nomes comportam um link, têm uma página genealógica nesta árvore, acedida por esse link.

Propriedade do Grupo "Claridade"; Director: João Lopes; Editor: Joaquim Tolentino (com a habilitação legal) - Administração em S. Vicente de Cabo Verde; Composto e Impresso na Sociedade de Tipografia e Publicidade, Lda. - S. Vicente, Rua Brites de Almeida, n.º 12 [sem indicação de preço, agora com 84 páginas, o maior número de sempre]
Textos e colaborações:
- Capa: Carregadeiras, linóleo, de Abílio Duarte [Neste derradeiro número de "Claridade", pela primeira vez surgem ilustrações: esta e uma outra, de Rogério Leitão, na página 70]
- Páginas 2 a 5: História do Tempo Antigo, de António Aurélio Gonçalves
- Páginas 5 a 10: Beira do Cais, de Virgínio Melo [trata-se de Teobaldo Virgínio, que editará este conto em livro do mesmo nome, juntamente com "Ondê Menina, Ondê Vaidade" e "Colóquios de Aldeia" num livrinho da Colecção Imbondeiro, Publicações Imbondeiro, Sá da Bandeira, Angola, em Março de 1963. Curiosamente, é o último livro que entrou na nossa biblioteca cabo-verdiana, há três dias, apenas]
- Páginas 10 a 12: Titina, de Virgílio Pires
- Páginas 12 a 15: Noite, de Viirgílio Pires
- Páginas 15 a 23: Cantigas de Ana Procópio, de Félix Monteiro
- Página 24: Girasol [poema], de Corsino Fortes
- Página 25: Vendeta [poema], de Corsino Fortes
- Página 26: Pecado Original [poema], de Corsino Fortes
- Página 27: Meio-Dia [poema], de Corsino Fortes
- Página 28: Paixão [poema], de Corsino Fortes
- Páginas 29 e 30: Noite de S. Silvestre [poema], de Corsino Fortes
- Páginas 31 a 33: Roteiro da Rua de Lisboa. Poema n.º 4. Nocturno, de Jorge Barbosa
- Página 34: In Memoriam de Belarmino de Nhô Talef [poema], de Ovídio Martins
- Página 35: Desesperança [poema], de Ovídio Martins
- Páginas 36 e 37: Historieta [poema], de Francisco Mascarenhas
- Páginas 37 e 38: Desencontro [poema], de Virgínio Melo [Teobaldo Virgínio, como vimos]
- Páginas 38 e 39: Vinte e Quatro Horas [poema], de Virgínio Melo
- Página 39: Roteiro [poema], de Virgínio Melo
- Página 40: Agora e Eu [poema], de Virgínio Melo
- Página 41: Testamento Para o Dia Claro [poema], de Arnaldo França
- Página 42: Soneto [poema], de Arnaldo França
- Páginas 43 a 50: A Família de Aniceto Brasão, de Henrique Teixeira de Sousa
- Páginas 51 a 57: O Resgate, de Francisco Lopes
- Páginas 58 a 60: Pedacinho, de Baltasar Lopes
- Páginas 60 a 63: Egídio e Job, de Baltasar Lopes
- Páginas 64 a 69: A Originalidade Humana de Cabo Verde, de Pedro de Sousa Lobo
- Página 70: Linóleo de Rogério Leitão [mulher a pilar o milho]
- Páginas 71 e 72: Cutchidêra lá di Fora [poema em crioulo], de Jorge Pedro
- Páginas 72 a 74: Nha Tabaquêro [poema em crioulo], de Jorge Pedro
- Páginas 75 e 76: Texto português dos dois poemas de Jorge Pedro
- Página 77: Fonte de nha Sodade [poema em crioulo], de Sérgio Frusoni
- Páginas 77 e 78: Tempo Feliz [poema em crioulo], de Sérgio Frusoni
- Páginas 79 e 80: Texto português dos dois poemas de Sérgio Frusoni
- Páginas 81e 82: Texto anónimo de antecipação sobre este colóquio inserido no programa do V Centenário do Descobrimento de Cabo Verde
- Página 83: Registo. [um interessante texto anónimo]
- Página 84: Túnica [poema],de Osvaldo Alcântara [Baltasar Lops]



• Foto cerimónia/evento: Inauguração do cais acostável de S. Vicente 1961, a 9 Jul 1961, em Mindelo, (Nossa Srª da Luz) São Vicente, Cabo Verde. 2 Pedro Lobo é o 4º de fato escuro, da nossa direita para a esquerda, na fila de trás.

Notícia no então "Diário Popular" português:

São Vicente de Cabo Verde (do nosso correspondente) - Esta cidade viveu jubilosamente o dia da inauguração das obras acostáveis do seu Porto Grande que constituíam um velho anseio, hoje consumado numa realidade palpável sob a direcção de engenheiros portugueses.
O acto inaugural revestiu-se de singular elevação, com a presença do governador, tenente-coronel Silvino Silvério Marques, que presidiu, ladeado na tribuna, pelo bispo da diocese, que lançou a bênção ao cais, comandante militar e juiz da comarca.
O funcionalismo e a população acorreles estavam ao acto, ovacionando o eloquente discurso do governador e dos oradores que o antecederam.
Ergueram-se vivas ao Presidente do Conselho e ao antigo ministro Sarmento Rodrigues, que mandou firmar o contrato para a execução da grandiosa obra.
O navio de guerra "Lima", festivamente embandeirado em arco, acostou ao cais número quatro, e o navio-motor da Sociedade Geral, "Manuel Alfredo", ao cais número oito, realizando-se a bordo deste último um lauto banquete em que participaram numerosos convidados.



• Atividade administrativa: 16 Jan 1968. Membro de uma comissão nomeada para proceder "com especial luzimento" à recepção do Presidente da República Portuguesa, Américo de Deus Tomaz, por ocasião da sua visita próxima, a Cabo Verde.

O recorte ao lado é o da notícia publicada em 18-01-1968 no nº 284 do semanário capitalino "O Arquipélago", referente à Comissão Central (Praia) constituída por responsáveis das principais instituições da administração colonial, sediadas na capital.
NB: As pessoas cujos nomes estão realçados no recorte, têm uma página própria neste site genealógico.



• Cargo: Inspector aduaneiro, em Nov 1969 em Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde
Ver o recorte ao lado extraído de uma nota publicada no nº 381 do semanário capitalino "O Arquipélago" em 27-11-1969.



• Foi transferido ou mudou colocado como Inspector chefe dos Serviços Aduaneiros em 1970, para Moçambique. Publicado em 12-02-1970, no nº 392 do semanário capitalino "O Arquipélago". (cf recorte ao lado)



• Atividade política: vogal do CONSELHO LEGISLATIVO da Província de Cabo Verde, a 19 Mai 1971. Publicado em 20-05-1971 no nº 458 do semanário capitalino "O Arquipélago". (cf recorte ao lado)


imagem

Pedro casou com Maria Estela Borja Santos BENCHIMOL ®, filha de José Salomão BENCHIMOL e Stella Maria Borja SANTOS, em Abr 1945 em Portugal. O casamento acabou em separados. (Maria Estela Borja Santos BENCHIMOL ® nasceu a 28 Abr 1927 em Santa Catarina, Santiago, Cape Verde 3 e faleceu em Lisboa, , Lisboa, Portugal.)


imagem

Fontes


1 João Nobre de Oliveira, A Imprensa Cabo-verdiana (1820-1975) (Edição da Fundação Macau - Direcção dos serviços de Educação e Juventude; Setembro de 1998, por ocasião da visita oficial a Cabo Verde do Governador de Macau, General Vasco Rocha Vieira. ISBN 972-658-017-X).

2 Imagem, Fotografia publicada no facebook de Jorge Martins constante da sua coleção privada.

3 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031380; registo 2082; imagens 18 e 19; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia. Data cit.: 19 Abr 1954; clique aqui

"Cabo Verde,Bilhetes de identidade, Praia, ACP-Lv 358, 1954-1956. Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 28 Mar 2025 com Legacy 9.0 de Millennia