seta seta seta seta
Custódio Monteiro BARRETO
(1871-)
Arcângela Lopes TAVARES
Egídio Barbosa BARROS # ®
(1859-1936)
Francisca Pereira d' AFONSECA #
(1877-1919)
Gregório Monteiro BARRETO
(1895-1982)
Paula Barbosa BARROS
(1910-1995)

Rosalinda Monteiro BARRETO ®
(1937-2022)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Miguel Lopes da MOURA

Rosalinda Monteiro BARRETO ® 1

  • Nascimento: 7 Dez 1937, Santíssimo nome de Jesus, Ilha de Santiago, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Miguel Lopes da MOURA
  • Óbito: 7 Nov 2022, Cidade Velha, , , Cabo Verde com 84 anos de idade
  • Sepult.: 8 Nov 2022, Cidade Velha, , , Cabo Verde

Símbolo   Rosalinda também usou o nome Linda.

imagem

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Cidade Velha (cidade de Santiago de Cabo Verde) - Cabo Verde


Ver mapa maior

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Residência: Santíssimo nome de Jesus, Ilha de Santiago, Cabo Verde.



• O que se conta desta pessoa: CORREIO DAS ILHAS - ASemana, 09 Setembro 2007. CORREIO DAS ILHAS

Cidade Velha: Linda Barreto, a memória viva de uma cidade
09 Setembro 2007

encontrou-a sentada à sombra de uma acácia, na companhia de vizinhos e amigos, idosos como ela. Dado o mote, a conversa correu solta com Rosalinda Barreto, uma apaixonada pela história da sua cidade. , afirma, com orgulho, ao mesmo tempo que lamenta: .Cidade Velha: Linda Barreto, a memória viva de uma cidade
Viúva aos 42 anos, com onze filhos para criar, estando o com apenas 22 dias, e hoje aos setenta, Rosalinda Barreto é a prova do adágio de que em África todo idoso é uma biblioteca viva. É verdade que estudou até a terceira classe, mas como naquele tempo era as meninas estudarem, apenas na idade adulta pôde concluir a instrução primária. Ela fica orgulhosa quando lhe dizemos que a quarta classe daquele tempo vale, hoje, mais do que muitos cursos superiores. , pergunta, a sorrir, com uma ponta de satisfação.

Dona Linda, como é normalmente tratada, conhece a história da Cidade Velha como ninguém. Sobre isso ela confessa, humilde: .

Uma paixão

Essa paixão, recorda, começou quando, em 1975, por altura da independência, o padre Campos lhe deu as chaves da Igreja Nossa Senhora do Rosário para cuidar. E, com as chaves, um apontamento com dados básicos sobre a história da Cidade Velha. Hoje, com outras leituras, Linda trata os piratas Francis Drake e Jacques Cassard, mas também o padre António Vieira, por tu. Em reconhecimento, Daniel Pereira ofereceu-lhe um dos seus livros sobre a Cidade Velha que ela faz questão de mandar buscar à casa (mostra-nos a dedicatória). Leu textos de Sena Barcelos, António Carreira, e até já ouviu falar no padre Brásio, autor de uma sobre Ribeira Grande de Santiago.



Aliás, Linda Barreto lembra-se de muitas outras coisas mais. Lembra-se, por exemplo, da barbaridade que foi quando um burocrata português, de nome José Benavente, mandou arrancar os valiosos azulejos das igrejas e outros edifícios da Cidade Velha levando-os para Praia e até Portugal.

Olhando para a actual Cidade Velha, Linda Barreto mostra-se céptica e até desgostosa. Olha desconfiada para a presença dos espanhóis no concelho e compara-os a Drake e a Cassard. Para ela a recuperação do Convento, por exemplo, não passa de uma sala . Acha que a os responsáveis locais e do IIPC (Instituto de Investigação e Património Culturais) deveriam ouvir mais os moradores da Cidade Velha, que se recusam a ser figurinos de um . Ainda assim reconhece: .

Guardiã

Volvidos mais de 30 anos daquele dia em que o padre Campos lhe deu as chaves da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Linda Barreto continua a assumir-se como desse legado. E diz que abre as portas da igreja a todos que chegarem . , diz peremptória. .

. Avançasse como? E, para finalizar, remata: ou ainda .

JVL e EJ



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: diploma de mérito municipal, 31 Jan 2011, Santíssimo nome de Jesus, Ilha de Santiago, Cabo Verde.



• Nota biográfica: publicada na revista Nós Genti, 1 Jan 2012.
Fique a conhecer melhor Rosalina Barreto através deste artigo publicado na revista.



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: diploma de mérito, Mar 2013. pelo IUE - Instituto Universitário de Educação de Cabo Verde

• Obituário / Anúncio necrológico / Missa de defunto, 7 Nov 2022. A familia Moura&Barreto comunica a morte da nossa mãe querida Linda Barreto na sua residência cidade velha. Funeral será amanhã as 09H00 da manhã na cidade velha. Paz a alma da nossa mãe. Estamos muito triste. Te amamos muito mamã.



• Obituário / Anúncio necrológico / Missa de defunto: no "A Nação", 10 Nov 2022.


imagem

Rosalinda casou com Miguel Lopes da MOURA. (Miguel Lopes da MOURA nasceu em Santíssimo nome de Jesus, Ilha de Santiago, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 DGAE - Direcção Geral da Administração Eleitoral (Cabo Verde - 2004).

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 1 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia