Luís Tavares de MELO ®

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria dos Anjos Aguiar Monteiro BARRETO ®

2. Maria Amélia ARAÚJO ®

Luís Tavares de MELO ®

  • Nascimento: Ilha de Santiago, Cabo Verde
  • Teve filhos com (1): Maria dos Anjos Aguiar Monteiro BARRETO ®
  • Casamento (2): Maria Amélia ARAÚJO ®
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Nota biográfica. Luís de Melo, caricaturista e autor do célebre quadro, naive e picassiano, que se encontra no Cachito e que constitui uma amostra significativa de uma certa tentativa em relevar a situação colonial vigente em Cabo Verde, ainda que de uma forma aparentemente passiva, através da historiografia do café e da sua metamorfose, desde a sua apanha pelos ilhéus, escravizados, até ao seu consumo pela elite citadina, pequeno burguesa-branca. De se destacar também a craveira arquitectónica deste artista, de resto, facilmente constatável pelos semblantes do Palácio da Justiça e do Liceu do Platô, que, segundo dizem, foram por ele traçados.



• Profissão: desenhador, 1959. Eis ao lado uma se suas caricaturas: Vereação da Câmara Municipal da Praia aquando do 1º centenário da cidade (29.4.1959)



• Categoria / função laboral: desenhador, 23 Jul 1975. NB: nomeação logo após a independência, no então novel Ministério de Obras Públicas

• Obra. Entre 1955 e 1956, o Palácio da Justiça da cidade da Praia, desenhado por Luís Tavares de Melo sob a alçada da Repartição Provincial dos Serviços de Obras Públicas e Transportes da Província de Cabo Verde, é sujeito a um projeto de melhoramentos no âmbito do GUU, ainda que sem consequências no edifício já construído. As realizações estratégicas no domínio da operação pública são assegurados numa primeira fase pela administração local da província de Cabo Verde. São o caso da adaptação de edifícios preexistentes a novos equipamentos, que oferecem um potencial histórico de "representação" mais forte e ainda mais evidente nos casos de edifícios administrativos.

O Palácio da Justiça integra, juntamente com o edifício da Câmara Municipal, a fachada urbana que conforma a praça Alexandre Albuquerque, adjacente à Igreja da Nossa Sª da Graça. O pórtico que acompanha a altura total do edifício acentua o seu carácter monumental, enfatizado pela verticalidade dos pilares que definem a composição da fachada principal. As várias dependências desenvolvem-se em torno de um pátio, com acesso direto para a rua traseira, permitindo a entrada de veículos. A sala de audiências ocupa a zona central do bloco, a qual corresponde, no piso superior, um amplo terraço aberto ao pátio.

A tradição de desenho que a repartição cabo-verdiana de Obras Públicas mantém ao longo de toda a década de 1950 é claramente inspirada naartdéco. Esta expressão acaba por se modificar gradualmente, resultado da influência dos arquitetos metropolitanos junto dos técnicos locais radicados na Praia, exercida através dos projetos que são enviados para Cabo Verde.

Reabilitado em 2006, o edifício atual não difere muito do projeto realizado inicialmente.

Ana Vaz Milheiro

Os Gabinetes Coloniais de Urbanização: Cultura e Prática Arquitectónica.
(PTDC/AUR-AQI/104964/2008)

Fotografias
Bibliografia



• Foto 3ª idade.



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: nome de rua.


imagem

Luís teve filhos com Maria dos Anjos Aguiar Monteiro BARRETO ®, filha de Anastácio Monteiro BARRETO ® e Amália Nunes de AGUIAR. (Maria dos Anjos Aguiar Monteiro BARRETO ® nasceu a 1 Ago 1916 em São Nicolau Tolentino, São Domingos, Cabo Verde, faleceu a 20 Dez 1985 em Praia, Santiago, Cabo Verde e foi sepultada a 21 Dez 1985 em Praia, Santiago, Cabo Verde.)


imagem

Luís a seguir casou com Maria Amélia ARAÚJO ®, filha de Desconhecido e Amélia ARAÚJO. (Maria Amélia ARAÚJO ® nasceu a 27 Nov 1924 em N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde e faleceu cerca de 2006 em Praia, Santiago, Cabo Verde.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia