seta seta seta seta
José dos Santos Pereira da GRAÇA ®
(-1920)
Maria Leitão BRITO ®
(1881-)
Teófilo Joaquim SILVA ®
(1884-)
Amélia Quaresma FERREIRA
(1887-)
Álvaro Leitão da GRAÇA ®
(1900-1968)
Ema Ferreira SILVA ®
(1908-1941)

José André Leitão da GRAÇA ®
(1931-2015)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria das Mercês Ferreira QUERIDO ®

José André Leitão da GRAÇA ®

  • Nascimento: 30 Nov 1931, Praia, Santiago, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Maria das Mercês Ferreira QUERIDO ®
  • Óbito: 13 Set 2015, Santo Amaro Abade, Tarrafal, Santiago, Cabo Verde com 83 anos de idade 1
  • Sepult.: 14 Set 2015, Praia, Santiago, Cabo Verde

Símbolo   José também usou o nome Zé.

imagem

Símbolo  Notas gerais:

Natural da cidade da Praia, ilha de Santiago. Filho de Álvaro Leitão da Graça. Fez os seus estudos secundários no Liceu Gil Eanes do Mindelo, ilha de S. Vicente e completou-os em Lisboa. Fez: também estudos universitários em Lisboa mas não chegou a formar-se. Activista político, em ruptura não só com o regime salazarista mas também com o sistema colonial, seguiu o caminho do exílio tendo estado no Gana, onde trabalhou na rádio, e depois estabeleceu-se em Dakar, Senegal. Defensor da independência de Cabo Verde nunca chegou a pertencer ao P. A. I. G. C. uma vez que entrou em choque com Amílcar Cabral por não concordar com a ideia da Unidade Guiné - Cabo Verde. Tornou-se em 1963 líder da União do Povo das Ilhas de Cabo Verde (U.P.I.C.V) partido fundado em 1959 em Rhode Island, E.U.A. pelo seu irmão Aires da Graça. Por insuficiência de meios, pouco mais te: que propaganda política. Só voltou à sua terra depois do 25 de Abril de 1974 desenvolvendo então uma intensa actividade política que a imposição do regime do partido único por parte do P.A.I.G.C. pôs fim. Com a abertura política em 1990 ressurgiu como secretário-geral da U.P.I.C.V - R. (União dos Povos das Ilhas de Cabo Verde - Reconstruída) partido que teve pouca adesão eleitoral. Antes da independência colaborou apenas no Cabo Verde - Boletim de Propaganda e Informação, onde publicou um conto em 1950. Escreveu poesias em português e em crioulo que foram traduzidas para o francês e publicadas na revista L'Eveil Pequim, China. Depois da citada abertura política em Cabo Verde fundou a revista África Negra, órgão do seu partido. 2

Símbolo  Notas clínicas:

Diabético

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Cidade da Praia - Cabo Verde


Ver mapa maior

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Associação ou club: Sócio nº 336 da Casa dos Estudantes do Império: Lisboa, , Lisboa, Portugal. 3 Entre outros dados patentes na ficha, constam:

ESTADO CIVIL: Solteiro

PROFISSÃO: Estudante



• Associação ou club: sócio nº 59 (nova inscrição) da Casa dos Estudantes do Império, admitido, 25 Set 1951, Lisboa, , Lisboa, Portugal. 4 Entre outros dados patentes na ficha, constam:

ESTADO CIVIL: Solteiro

PROFISSÃO: Estudante de Direito

OBS: Demitido por falta de pagamento de quotas



• Foto jovem.



• Foto de família: com as irmãs. Annette e Milú



• Foto casal.



• Foto idade madura.



• Profissão: Jurista.



• Obra: Livro publicado, Nov 2004.



• Cemitério: Cemitério da Várzea: Praia, Santiago, Cabo Verde.



• Sepultura/Campa: Praia, Santiago, Cabo Verde.


imagem

José casou com Maria das Mercês Ferreira QUERIDO ®, filha de António Manuel Ferreira QUERIDO ® e Maria Varela dos Reis MASCARENHAS ®. (Maria das Mercês Ferreira QUERIDO ® nasceu a 24 Jan 1930 em Santa Catarina, Santiago, Cape Verde.)


imagem

Fontes


1 Dizeres de lápide tumular.

2 João Nobre de Oliveira, A Imprensa Cabo-verdiana (1820-1975) (Edição da Fundação Macau - Direcção dos serviços de Educação e Juventude; Setembro de 1998, por ocasião da visita oficial a Cabo Verde do Governador de Macau, General Vasco Rocha Vieira. ISBN 972-658-017-X).

3 UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (Lisboa, Portugal), ficha nº 678; Tabela 1; Transcrição exata dos ficheiros existentes na Torre do Tombo

Tabela 1 - Lisboa, com 1086 fichas de associados da Sede;; A documentação que a seguir se publica consiste no levantamento dos ficheiros de associados da Casa de Estudantes do Império (CEI) que se encontram à guarda da Torre do Tombo; A CEI instituída a 3 de Julho de 1944, teve a sua sede em Lisboa, e delegações em Coimbrai e no Porto. A razão de ser de esta documentação se encontrar na Torre do Tombo tem a ver com o facto de a sede da Casa dos Estudantes do Império e a sua delegação de Coimbra terem sido encerradas, com a invasão das suas instalações pela PIDE em setembro de 1965. Os respetivos arquivos foram apreendidos pela polícia política e armazenados em Caxias.

4 UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (Lisboa, Portugal), página 745 do registo de fichas abrangendo o ano de admissão; Tabela 2; Transcrição exata dos ficheiros existentes na Torre do Tombo

Tabela 2 - Lisboa e Porto, com 793 fichas de associados da Sede e da Delegação do Porto

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 6 Dez 2022 com Legacy 9.0 de Millennia