Francisco de ANDRADE
Maria VAZ ®
(1923-2017)

Maria Isabel ANDRADE ®
(1958-)

 

Relações da família

Maria Isabel ANDRADE ®

  • Nascimento: 28 Jul 1958, N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 1

Símbolo   Outro nome para Maria é Ivone.

imagem

Símbolo  Notas gerais:

Fonte da fotografia principal: consultar a referência nº 2

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa): clique aqui

• Nota biográfica:,.
·
Nascida em São Filipe, Cabo Verde, começou a sua educação em Cabo Verde no Fogo e em Santiago. Depois de completar o ensino secundário, foi para a Universidade do Arizona e em 1984 licenciou-se em agronomia e depois em 1985 completou um mestrado em genética vegetal. Em 1994 defendeu seu doutoramento (PhD) em melhoramento e fisiologia vegetal pela North Carolina State University. Maria Isabel também foi professora assistente em ambas as Universidades.
· A pesquisadora trabalha com culturas de raízes desde 1985 com o intuito de realizar o melhoramento e seleção da batata doce para que fosse implementada na dieta de populações que careciam dos benefícios de nutrientes essenciais.



• Carreira: (in Wikipédia). Carreira
· Andrade iniciou a sua carreira agrícola quando ingressou em um programa de plantação de legumes cabo-verdianos em 1984. Enquanto liderava o Instituto Nacional de Pesquisa em Cabo Verde, Andrade tornou-se membro da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação em 1994. De 1996 a 2001, ela trabalhou para o Instituto Internacional de Agricultura Tropical como agrónoma de batata-doce para um grupo de pesquisa na África Austral.
· Nestes últimos 23 anos [2024], Andrade trabalha em Moçambique, onde atuou por dez anos como agrónoma regional de mandioca e batata-doce para a Rede de Investigação de Culturas de Raiz da África Austral, um programa gerido conjuntamente pelo International Institute of Tropical Agriculture (IITA) e pelo International Potato Center (CIP).
· De 2002 a 2006 coordenou um projeto de cinco anos no IITA sobre Multiplicação e Distribuição Acelerada das Estruturas Vegetais Saudáveis das Melhores Variedades de Alto Rendimento de Mandioca e Batata-doce. Mais de um milhão de agricultores recebeles estavam estruturas vegetais melhoradas no âmbito deste projeto em 98 dos 141 distritos do país e o projeto de Maria contou com a colaboração de 124 parceiros para alcançar este objetivo desafiador.
· Em 2006, juntou-se ao CIP para gerir a Plataforma de Apoio à Batata-Doce da África Austral SASHA, reunindo pesquisadores 'breeders' de batata-doce do Malawi, Zâmbia, África do Sul, Madagáscar, Moçambique e Angola, para investigação do desenvolvimento de variedades de batata-doce tolerantes à seca. Ela lançou 30 variedades de batata-doce biofortificadas, das quais 20 são tolerantes à seca. O governo moçambicano reconhece a batata-doce biofortificada como uma cultura de segurança alimentar e nutricional. Estas variedades tolerantes à seca alcançaram mais de meio milhão de agricultores e os agricultores adotaram-nas e obtiveles estavam lucro vendendo as raízes e as mudas (lianas). Maria é altamente qualificada para a formação de outros pesquisadores 'breeders', fortalecendo a partilha de conhecimentos e a construção de plataformas de comunicação. Estes esforços contribuem para aumentar a visibilidade e o impacto da batata-doce na África Subsaariana através da redução da deficiência de vitamina A , além de melhorar os mercados e a produção agrícola.
· Atua como consultora científica do CIP com o governo de Moçambique, coordenando com o Líder Regional suporte e esclarecimento de solicitações específicas de funcionários e entidades do governo. Maria Isabel também atua em estreita colaboração com outros cientistas do Conselho de Pesquisa Agrícola Internacional (CGIAR em inglês) na região para capitalizar as potenciais sinergias a serem obtidas com o planejamento conjunto. Na Plataforma de Inovação da Agricultura e Transferência de Tecnologia em Moçambique ela representa todos os representantes do CGIARs desta plataforma. Ela também faz parte do conselho de administração da Aliança para a Revolução Verde em África.
· Posteriormente, Andrade liderou um projeto em Moçambique que distribuiu batata-doce de 2002 a 2006. Em 2006, ela começou a trabalhar para o International Potato Center como gerente de criação de batata-doce na África Austral. Fora do seu trabalho no Centro Internacional da Batata, Andrade foi a vice-presidente de captação de recursos da Sociedade Internacional de Cultivos de Raízes Tropicais de 2012 a 2016.
Prémios e honras
Em 2013, Andrade foi nomeada campeã de nutrição pela Transform Nutrition. Ela também foi co-vencedora do Prémio Mundial da Alimentação de 2016 e a única vencedora do Prémio MS Swaminathan de Proteção Ambiental de 2017.

• Amizade. Desenvolvida enquanto colega de trabalho (depois de Novembro de 1982) do administrador deste site (Jorge Manuel Santos Sousa BRITO).Trabalhavam nesse tempo no Centro de Estudos Agrários (mais tarde INIA).

• Morava depois de 2001 em Moçambique.



• Prémio: Prémio Mundial de Alimentação, em 2016,. É um prêmio internacional reconhecendo as conquistas de indivíduos que contribuiram para o avanço do desenvolvimento humano em aprimorar a qualidade, quantidade e disponibilidade de alimentos no mundo.

Veja aqui o clip vídeo da TCV, apresentado no "Praia de Bote" de Joaquim Saial.

• Atividade de investigação/pesquisa: em Set 2016,. Maria Isabel Andrade é uma agrónoma cabo-verdiana, que realiza pesquisas científicas em prol do desenvolvimento e da segurança alimentar. Andrade trabalha em Moçambique como pesquisadora de batata-doce desde 1996 no Centro Internacional da Batata, os impactos de seu trabalho são reconhecidos e premiados em vários países e instituições. E suas pesquisas tem feito a diferença na vida de mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo.
Fonte: [in Wikipédia]

Confira a entrevista realizada pela Rede SANS em 22 de setembro de 2016 por: Sérgio Viana; Imagens e Edição de João Pimentel




• Foi entrevistada no programa "Casos de Sucesso" da TCV a 4 Out 2021 na Praia, Santiago, Cabo Verde.


imagem

Fontes


1 DGAE - Direcção Geral da Administração Eleitoral - Cabo Verde - (2004 e/ou 2008 e/ou 2011). NB:
- Locais de nascimento apenas constam no recenseamento de 2004
- Nomes sem data de nascimento, foram obtidos nos registos de recenseamento dos filhos

2 Facebook ou similar, Informação e/ou fotografia tornada pública por esta pessoa (ou por parente próximo) numa rede social. Extraída para esta página, na data que se indica a seguir. Data cit.: 28 Out 2024. NB: a fotografia extraída da fonte poderá eventualmente ter sido recortada, realçada, retocada e colorida (se a branco e preto ou em tons de sépia) fazendo uso de programas que utilizam inteligência artificial.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 22 Nov 2024 com Legacy 9.0 de Millennia