Faustino José Lopes Figueiredo de Nogueira e SILVA
(1767-1830)
Francisca Xavier de Sá Mendonça Cabral da Cunha GODOLPHIN
(1772-1829)

Bernardo de Sá Nogueira de FIGUEIREDO ®
(1796-1876)

 

Relações da família

Bernardo de Sá Nogueira de FIGUEIREDO ®

  • Nascimento: 26 Set 1796, Santarém, Ribatejo, Portugal
  • Óbito: 6 Jan 1876, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 79 anos de idade
  • Sepult.: Santarém, Ribatejo, Portugal
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica: por António Santos Gama, a 6 Jan 2023,. em Medium seu site próprio.

·
Este notável militar e estadista português teve um papel fulcral na abolição da escravatura em Portugal. Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, Marquês de Sá da Bandeira -Moço fidalgo da Casa Real, Par do Reino, Marechal de Campo, 1º barão,1833 1º visconde 1834 e 1º marquês de Sá da Bandeira1854.
· Apoiante dos liberais esteve sitiado durante o Cerco do Porto com várias outras ilustres figuras depois do desembarque dos liberais no Mindelo (Vila do conde). No decorrer da guerra civil entre liberais e absolutistas, viria a perder o braço direito, no Alto da Bandeira em Vila Nova de Gaia.
· Político do tempo da Monarquia Constitucional e um importante líder do movimento setembrista na sequência da Revolução de Setembro de 1836, Sá da Bandeira tornou-se ministro do Interior do novo governo. Pouco tempo depois, uma tentativa contra-revolucionária (A Belemzada) que pretendia levar ao poder a fação Cartista teve um efeito contrário ao desejado levando a rainha D. Maria II a nomear Sá da Bandeira como presidente do Conselho Membro do Partido Histórico que abandonou para formar o Partido Reformista.
· Juntamente com Passos Manuel, iniciou um programa de reformas tendo em vista o progresso do País, estendendo a abolição da escravatura declarada na metrópole, a todas as colónias portuguesas.
· No ano seguinte, conseguiu abortar a revolta dos Marechais contra o seu governo, mas em 1842, o golpe de Costa Cabral acabou este período de governação setembrista.
· Por sua vez, em 1846 o general apoiou a revolta da Maria da Fonte pondo fim ao governo Costa Cabral.
· Com o ressurgir da nova guerra civil da Patuleia, a qual terminou em 1847, os cartistas, apoiados pela rainha e por forças do Reino Unido e Espanha, ascendeles estavam ao poder que mantiveles estavam durante mais de dez anos.
· Já no reinado de D. Pedro V inicia-se o sistema do rotativismo que iria caracterizar a Monarquia Constitucional até ao fim. De um lado, o Partido Regenerador, formado pelos antigos cartistas, de cariz mais conservador; do outro, o Partido Histórico, derivado do movimento setembrista, de feição mais liberal do qual Sá ad Bandeira fazia parte, sendo a sua segunda figura, logo após o Duque de Loulé.
· Sá da Bandeira ascendeu de novo à chefia do governo em 1865, mas apenas durante cinco meses, dado ter-se formado uma grande coligação constituída por Regeneradores e Históricos, o Chamado governo de fusão.
· Sá da Bandeira não aceitou esta hipótese, e acabou por se afastar do partido, formando com os seus correligionários o partido, Reformista. À frente deste, Sá da Bandeira voltaria a ser presidente do Conselho por um curto espaço de tempo, entre 1868 e 1869.
· Em 1870, o marechal Saldanha organizou novo golpe que o levou ao poder, estabelecendo a ditadura, mas contra o qual Sá da Bandeira se bateu e fez cair passados 3 meses. Sá da Bandeira foi, pela quinta e última vez, convidado a formar governo. Organizou depois eleições e ofereceu o poder ao independente António José Ávila.
· Assim, Sá da Bandeira assumiu diversas pastas ministeriais e foi por cinco vezes presidente do Conselho de Ministros (1836'961837, 1837'961839, 1865, 1868'961869 e 1870), para além de presidente interino do Conselho de Ministros em substituição do Duque de Loulé (1862).
· Desligado da vida partidária viria a falecer em Lisboa a 6 de janeiro de 1876.

NB: poderá encontrar aqui, no Portal da História, uma biografia exaustiva de Sá da Bandeira



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: busto, em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde>.



• Assinatura / Rubrica: em documento assinado em 1834.



• Título: 1º marquês de Sá da Bandeira, a 3 Fev 1854,.



• Foto - idade avançada:,.



• Foi sepultado no Cemitério dos Capuchos em Santarém, Ribatejo, Portugal.



• Localização da sepultura.



• Sepultura/Campa.

No seu epitáfio, escrito por ele próprio: "Foi soldado desde 4 de Abril de 1810; combateu pela independência da Pátria; foi gravemente ferido no Campo de Vieille, em França; combateu pela Liberdade; foi ferido quatro vezes e perdeu o braço direito no Alto da Bandeira. Serviu o seu País, servindo as suas convicções, morre satisfeito: a Pátria nada lhe deve."


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 2 Dez 2024 com Legacy 9.0 de Millennia