José FIGUEIRA ®
(1904-1988)
Teresa Joana BRITO

Manuel FIGUEIRA ®
(1938-2023)

 

Relações da família

Manuel FIGUEIRA ®

  • Nascimento: 1 Nov 1938, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde
  • Óbito: 8 Out 2023, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde com 84 anos de idade
  • Sepult.: Out 2023, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Notas gerais:

Fonte da fotografia principal: consultar a referência nº 1

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa): clique aqui



• Foto meia idade: 1997.



• O seu obituário foi publicado no e nota biográfica.
· Faleceu este domingo,8 [out. 2023], no Mindelo, aos 85 anos, o conceituado artista plástico cabo-verdiano, Manuel Figueira, irmão do também conhecido e reputado artista Tchalé Figueira. Manuel Figueira foi um dos mentores do antigo Centro Nacional de Artesanato e um artista plástico de referência, dentro e fora do país. Como escreveu o irmão, Manuel Figueira deixa um "património imenso" de legado à cultura cabo-verdiana
· Conforme avança a Inforpress, uma das últimas aparições de Manuel Figueira em público aconteceu no ano passado, no Mindelo, quando a sua obra serviu de inspiração para o painel de "Grandes conversas" da Feira de Artesanato e Design - URDI e que teve por tema o "Universo criativo de Manuel Figueira".
· Durante a actividade, o crítico de arte português António Pinto Ribeiro exortou as autoridades cabo-verdianas a pensaram na produção de um catálogo que pudesse preservar a obra do artista plástico de "referência internacional".

Artista múltiplo

· António Pinto Ribeiro, o co-fundador do antigo Centro Nacional de Artesanato (CNA), juntamente com Luís Queirós e Bela Duarte, recordou que Manuel Figueira era um "artista múltiplo" de referência não só em Cabo Verde, mas também na costa oeste africana e em Portugal.
· Destacou, por isso, que era preciso tomar a iniciativa enquanto ainda havia possibilidade de trabalhar com Manuel Figueira na recolha, identificação, inventário das obras e da sua biografia.
· Também o antropólogo cabo-verdiano Manuel Brito Semedo, outro dos oradores do painel, classificou na altura Manuel Figueira como uma "grande figura" a quem se pode fazer uma homenagem ao ouvir falar da sua obra.
· O artista plástico, que esteve presente durante todo o debate, assegurou que não estava mais apaixonado pela sua profissão, mas ainda continuava a trabalhar.
· Confirmou, contudo, ainda ser um "observador" de pessoas e de coisas retratadas na sua obra.
· Nas redes sociais são inúmeras as mensagens de pesar e reconhecimento da obra e do talento deste grande vulto da cultura cabo-verdiana.

Perfil
· Manuel Figueira nasceu no Mindelo, em 1938, e viveu em Portugal entre 1960 e 1974 onde concluiu o curso de Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.
· Regressou a Cabo Verde em 1975 para colaborar com a revitalização da cultura popular do arquipélago e em 1976 fundou a Cooperativa Resistência, juntamente com a esposa Luísa Queirós e a colega Bela Duarte com o objectivo de manter viva a tecelagem tradicional cabo-verdiana.
· Entre 1978 e 1989 foi director do Centro Nacional de Artesanato.
· Fez a sua carreira desde 1963 com exposições em mostras colectivas e individuais, com destaque para exposições na Áustria, Bélgica, Brasil, Espanha, França, Estados Unidos da América, Portugal e, naturalmente, Cabo Verde.
· A sua obra está representada em inúmeras colecções públicas e privadas de diversos países, com destaque para as peças incluídas nas colecções do Museu de Ovar, Banco Fomento, Banco Totta & Açores (Portugal), Assembleia Nacional (Cidade da Praia, Cabo Verde), Embaixada de Cabo Verde para a ONU (Nova Iorque) e Palácio da Cultura (Cabo Verde).

C/Inforpress


imagem

Fontes


1 Facebook ou similar, Informação e/ou fotografia tornada pública por esta pessoa (ou por parente próximo) numa rede social. Extraída para esta página, na data que se indica a seguir. Data cit.: 16 Jul 2024. NB: a fotografia extraída da fonte poderá eventualmente ter sido recortada, realçada, retocada e colorida (se a branco e preto ou em tons de sépia) fazendo uso de programas que utilizam inteligência artificial.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 19 Nov 2024 com Legacy 9.0 de Millennia