seta seta
Manuel Joaquim Ramos MOTTA
Isabel Clara LOPES
António LOPES DA SILVA Jr.
(Cerca de 1852-)
Maria Júlia Dias da SILVA ®
José Ramos MOTTA ®
(1894-1934)
Maria Tomásia LOPES DA SILVA
(1888-)

Lucília Lopes Ramos MOTTA ®
(1926-1993)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. António Mauro FREITAS

Lucília Lopes Ramos MOTTA ® 1

  • Nascimento: 19 Jun 1926, Ribeira Brava, São Nicolau, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): António Mauro FREITAS a 15 Abr 1950
  • Óbito: 27 Nov 1993, Portugal com 67 anos de idade 1
imagem

Símbolo  Notas gerais:

Fonte da foto principal: cf. ref. 1

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica:,. 1 Lucília Lopes Ramos Mota Freitas, professora do Ensino Básico durante muitos anos no Município do Tarrafal, foi considerada categórica, filha de Maria Tomázia Lopes Ramos Mota e de José Ramos Mota, nasceu a 19 de Junho de 1926 em R. Brava S. Nicolau.
Casou a 15 de Abril de 1950 com o Sr. António Freitas e foi mãe de dois filhos.
Em 1947 lecionou numa casa em Chã de Poça sendo a única professora durante vários anos. Após a construção de uma sala de aulas na zona de Telha, foi para ali trabalhar.
Em 1953, regressa de novo à Vila da R. Brava. Passados poucos anos, início dos anos 60 muda de novo para Tarrafal de S. Nicolau.
Para além da sua vida profissional, foi uma pessoa activa na sociedade, colaborou muito com o Sr. Padre Jesualdo no paramento do altar e também na formação de pessoas, contribuindo para o desnvolvimento do Tarrafal. Era sempre convocada para ajudar nos preparativos de casamentos e cerimónias, ou seja, fazia de tudo um pouco.
Mulher de fino trato, muito estimada por todos, desempenhava as suas funções com muito amor, empenho e competência, a ponto de ser considerada por vários inspectores da educação na altura como um exemplo em termos de qualidade educativa e administrativa, uma vez que, exercia ao mesmo tempo as funções docentes e administrativas.
Nas horas em que não se encontrava na sua sala de aula, muitas pessoas principalmente jovens mulheres que pretendiam emigrar para Itália e/ou outros cantos do mundo, procuravam-na no sentido de obterem uma pequena preparação para o mundo do trabalho que possivelmente iriam enfrentar la fora, aspectos ligados à etiqueta, que podemos inclusive chamar de formação profissional, tendo em conta, o momento e a falta de instituições viradas para esse feito.
Entretanto, por motivos de saúde, deixou a profissão que tanto estimava.
Em 1990 celebrou os 40 anos de matrimónio que segundo ela não ia chegar aos 50 anos, por isso, teve que antecipar as bodas de ouro.
Três anos mais, ou seja, em 1993, a 27 de Novembro veio a falecer em Portugal.
A Sra. Lucília Freitas, ao longo da sua vida, teve oportunidade de dar uma enorme contributo para o desenvolvimento desta ilha em vários domínios, com enfoque para a Cidade do Tarrafal - uma verdadeira cidadã!

• Categoria / função laboral: professora primária. 1


imagem

Lucília casou com António Mauro FREITAS a 15 Abr 1950. (António Mauro FREITAS faleceu em †.)


imagem

Fontes


1 Facebook ou similar, Informação e/ou fotografia publicada em facebook desta pessoa (ou no de parente próximo). Extraída para esta página, na data que se indica a seguir. Data cit.: 6 Jun 2024. NB: a fotografia extraída da fonte poderá eventualmente ter sido recortada, realçada, retocada e colorida (se a branco e preto ou em tons de sépia) fazendo uso de programas que utilizam inteligência artificial.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 19 Nov 2024 com Legacy 9.0 de Millennia