Filipe dos Santos TAVARES ®
(1918-1998)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Jesuína LOPES ®

Filipe dos Santos TAVARES ®

  • Nascimento: 26 Mai 1918, São Salvador do Mundo, Ilha de Santiago, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Jesuína LOPES ®
  • Óbito: 27 Jun 1998, Praia, Santiago, Cabo Verde com 80 anos de idade 1
  • Sepult.: Jun 1998, Praia, Santiago, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

na localidade dos Picos

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Nota biográfica: pela filha Belana Borges em Facebook da própria,,. Fez o ensino primário em Santa Catarina de Santiago, prestou o serviço militar obrigatório no Utramar das Colônias Portuguesas apartir de 1939 juntamente com o seu irmão e continuou os estudos no Liceu em São Vicente.
Trabalhou durante alguns anos como polícia entre São Vicente e Santo Antão e o seu irmão foi destacado para a Ilha do Sal como polícia aonde veio a falecer ainda jovem sendo dotado de um talento especial para a música, no violino chamado na altura de rabeca e na viola. Um jovem boêmio muito diferente do meu pai que era recatado e não adepto de saídas noturnas/ paródias.
Apartir de Cabo Verde vivenciou os eventos ligados a segunda guerra mundial que causaram as fomes que tiveles estavam lugar em Cabo Verde. Durante os primeiros anos de infância ocorreu a gripe espanhola, acompanhou todo o processo da luta da independência nas antigas colônias portuguesas bem como algumas nas outras antigas colônias europeias.
Regressou a sua casa em Picos São Salvador do mundo nos finais da década de 40/ 50 para trabalhar como Professor um projeto pessoal do qual se dedicou toda uma vida para levar o ensino primário e básico aos meios rurais em Santiago Norte e combater o analfabetismo entre as crianças, jovens e adultos.
Para cumprir essa missão de vida na luta contra o analfabetismo adiquiriu uma moto para apoiar as suas deslocações e muitas vezes ensinando muitos alunos sem qualquer remuneração e a custo próprio das suas finanças pessoais.
Foi-lhe solicitado após a independência o regresso aos serviços centrais em Portugal para continuar a lecionar como professor em Lisboa, com garantias de habitação e integração da família e dos filhos no sistema de ensino. Mas o amor por Cabo Verde falou mais alto, tendo enviado o pedido para a aposentadoria antecipada, tendo sido concedida em 1976.
Após a Independência foi convidado pelo Ministro da Justiça de Cabo Verde para trabalhar como Chefe de Arquivos, responsável pela organização dos arquivos e formação de futuros funcionários. Tendo sido nos últimos de trabalho convidado a fazer parte da equipa ligada a área da Edução e do Ensino, para colocar a sua experiência de trabalho no desenvolvimento de projetos.
Aos 70 anos resolveu que era a altura de parar de exercer as funções de funcionário público e gozar os últimos anos de vida com a família. Tinha o domínio de várias línguas sendo o Latim o predileto, o qual estudou e cultivou por mais de 50 anos, tendo preparado muitos alunos para as provas do Latim no Liceu, bem como outras áreas durante toda a sua vida.
Adorava ler, viajar e caminhar, muito humilde mas de pouca conversa, muito discreto e formal. Sentava na Praça principal do Plateau a debater com amigos e antigos colegas questões ligadas à política, justiça, segurança, ensino e educação. Amava o funana, a morna, a coladeira e o mazurca.
Seu Pai meu avô homem considerado de alma alegre generosa e boêmia era conhecido por Pimpim Tavares também fora funcionário dos serviços do Ultramar, um homem empreendedor com negócio próprio nascido em Santa Catarina. Sua mãe minha avó conhecida por Kumazinha da Moura adiquirindo Tavares após o casamento, era considerada uma mulher de caráter muito forte, muito religiosa e de pouca conversa natural de São Nicolau, dona de casa.
Esta biografia foi me revelada pelos irmãos, primos e primas, amigos próximos de meu pai e familiares, bem como colegas de trabalho do meu pai e antigos estagiários em Portugal e em Cabo Verde após meu regresso em 2013…
Partilho com os familiares e amigos relativos do meu pai.

• Categoria / função laboral: professor primário.



• Foi sepultado em Cemitério da Várzea.



• Sepultura/Campa.


imagem

Filipe casou com Jesuína LOPES ®. (Jesuína LOPES ® nasceu a 2 Set 1940 em Cabo Verde e faleceu em †.)


imagem

Fontes


1 Data na lápide, placa ou cruz tumular.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 3 Mai 2024 com Legacy 9.0 de Millennia