seta
Joaquim Bernardo de Araújo ABREU ®
(1873-1943)
Virgínia VIEIRA
Luís Vieira e SILVA ®
(1900-)

Arménio Adroaldo Vieira e SILVA ®
(1941-)

 

Relações da família

Arménio Adroaldo Vieira e SILVA ®

  • Nascimento: 29 Jan 1941, Praia, Santiago, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa): clique aqui



• Foto teenager: cerca de 1950,. O sr Luis Vieira (fardado), a irmã, nha Fidjinha (de preto), e os filhos do sr Luís (por ordem decrescente de altura): Belmiro, Aida, Arménio (rapazola), Crisálida e António (o mais novo).

• Nota biográfica:,. 1
Elemento activo da geração de 1960, colaborou em SELÓ - folha dos novíssimos, Boletim de Cabo Verde, revista Vértice (Coimbra), Raízes, Ponto & Vírgula, Fragmentos, Sopinha de Alfabeto, entre outras publicações. Foi redactor do extinto jornal Voz di Povo.

Em 1981 lançou o livro Poemas.

Foi o primeiro Cabo-verdiano, em 2009, a vencer o Prémio Camões.

Em Junho de 2013 publicou O Brumário e Derivações do Brumário. Início de uma série com "versos livres, notas poéticas e miscelâneas".

Em 2021, pela primeira vez um livro seu foi publicado no Brasil por uma editora brasileira. O livro, intitulado Safras de um Triste Outono, foi semifinalista do Prêmio Oceanos do ano seguinte

Em 2023, tornou-se um dos jurados internacionais do Prémio Internacional Pena de Ouro



• Obra / Publicação: Publicações,,. 1 1981 - Poemas - África Editora - Colecção Cântico Geral. - Lisboa - poemas.
1990 - O Eleito do Sol - Edição Sonacor EP - Grafedito - Praia - novela.
1998 - Poemas (reedição) - Ilhéu Editora - Mindelo - poemas.
1999 - No Inferno - Centro Cultural Português - Praia e Mindelo - romance.
2006 - MITOgrafias - Ilhéu Editora - Mindelo - poemas.
2009 - O Poema, a Viagem, o Sonho - Editorial Caminho - Lisboa - poemas.
2013 - O Brumário
2013 - Derivações do Brumário
2014 - Fantasmas e Fantasias do Brumário
2021 - Safras de um Triste Outono - Casa Brasileira de Livros/Rosa de Porcelana Editora - Rio Pardo/Praia - poemas

NB: ver ao lado capas de algumas destas publicações



• Atividade literária: poeta e escritor.
Leia mais (em língua francesa) aqui.
NB: A página indicada faz parte de um "site qui est réalisé par Christophe Chazalon à partir de mai 2018".



• Artigo na Imprensa / Notícia: Arménio Vieira — Ensaio sobre um hipotético romance autobiográfico, a 29 Jul 2016,.
Dizem-me que nasci aqui no Plateau, no ano de 1941.
Comecei os estudos na Praia, nesta dependência cultural do então afamado Mindelo. Era lá que existia O Liceu. Os estudos aqui não passavam de meras explicações dadas por uns intitulados professores cujo grau académico se ficava, em boa hipótese, pelo sétimo ano… mas do antigo, que ainda valia alguma coisa! Sim, que agora, os que se enchem de orgulho de terem o "sétimo ano" não sabem escrever. Dão erros básicos e têm dúvidas que enchem de vergonha quem estudou noutra época

Continue a leitura deste artigo publicado em 29 de julho de 2016, na revista Nós Genti


imagem

Fontes


1 Henrique Medina Carreira (http://pt.wikipedia.org/wiki/Henrique_Medina_Carreira).

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 19 Nov 2024 com Legacy 9.0 de Millennia