seta seta seta
Sebastião Monteiro TEIXEIRA ®
(1862-1938)
Maria Micaela LOPES
(1882-1942)
António Sabino BAPTISTA ®
(1882-1973)
Maria da Conceição RODRIGUES
(1878-1973)
Américo LOPES ®
(1913-2012)
Maria da Conceição BAPTISTA ®
(1919-2012)

Sebastião Aquino Lopes BAPTISTA ®
(1941-2023)

 

Relações da família

Sebastião Aquino Lopes BAPTISTA ®

  • Nascimento: 5 Abr 1941, São Lourenço, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 1
  • Óbito: 9 Mar 2023, Fogo, Cabo Verde com 81 anos de idade

Símbolo   Sebastião também usou o nome Tchotchozinho.

imagem

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Nasceu em Ponta Verde - Freguesia de São Lourenço

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa): clique aqui



• Foto jovem.



• Foto 3ª idade: 2013.

• O seu obituário foi publicado no Nota de pesar ca CMSF a 10 Mar 2023.
A Câmara Municipal de São Filipe manifesta o seu profundo sentimento de pesar pelo falecimento do Sr. Sebastião Aquino Lopes Baptista, "Tchotchozinho",
Sebastião Aquino Lopes Baptista, "Tchotchozinho", nasceu em Ponta Verde- Freguesia de São Lourenço em 1939. Frequentou a Escola Central de São Filipe, tendo ali concluído a 4ª classe. Os exames de Admissão, bem como os do 5º e 7º Ano dos Liceus, foram concluídos no Liceu Gil Eanes em Mindelo, São Vicente, já no início da década de 60 do século passado.
Militar em Angola, regressou a Cabo Verde em 1967, tendo-se casado. Emigrou no final da década de 60 para os Estados Unidos onde permaneceu durante cerca de três décadas. Para além de trabalhar, nesse país aproveitou para continuar os estudos, tendo-se formado em História.
Ao abrigo do programa das Nações Unidas favorecendo o retorno de quadros ao seu país natal, regressou a Cabo Verde em 1996, tendo sido integrado como docente de Inglês na Escola Secundaria de São Filipe, tendo dali transitado, dois anos mais tarde, para o Projecto da Cooperação Alemã visando a superação do corpo docente do Ensino Básico no Concelho de São Filipe, Ilha do Fogo.
Durante um breve período, 2001/2002, desempenhou as funções de Delegado do Ministério da Educação do Concelho de São Filipe. Finda esta Comissão, regressou a Escola Secundaria Dr. Teixeira de Sousa, transferindo-se, alguns anos mais tarde, para o recém-criado Liceu de Ponta Verde, sua localidade natal, acabando por ali se aposentar.
Entrementes ao longo de todo esse tempo desempenhou uma forte actividade social e política, tornando-se uma das figuras de referência do MPD-São Filipe, cujas actividades coordenou de 2005 a 2008, sendo figura habitual em varias listas de candidatura e campanhas realizadas.
Mesmo depois de se ter aposentado como professor, sempre com projectos e sonhos para o futuro, enveredou pela área da restauração e alojamento turístico, tendo criado um espaço extremamente aprazível em Ponta Verde, genericamente conhecido como "cá Tchotchozinho", servindo comida típica num amplo jardim cheio de frondosas árvores de fruta.
Emotivo, muito simpático e frontal, Sebastião Batista era uma figura cativante e muito apreciada por todos.
Trata-se de uma enorme perda para a família, para os amigos e para a comunidade educativa.
Neste momento de profunda dor e sofrimento, em nome de todos os Sãofilipenses e do coletivo camarário, a SE o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Eng° Nuas Silva, expressa à familia enlutada e aos amigos, os votos de pesar com as mais sentidas condolências.


imagem

Fontes


1 DGAE - Direcção Geral da Administração Eleitoral (Cabo Verde - 2004).

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 19 Jul 2024 com Legacy 9.0 de Millennia