Júlio Manuel André dos SANTOS
(1877-)
Gerarda Lima COELHO
Veríssimo António BETTENCOURT
Cândida Inácia SILVA
Severino SANTOS ®
(1906-)
Inácia Cândida BETTENCOURT ®
(1911-1995)

Hirondina de Fátima Bettencourt SANTOS ®
(1938-)

 

Relações da família

Hirondina de Fátima Bettencourt SANTOS ®

  • Nascimento: 16 Fev 1938, Santo André, Porto Novo, Santo Antão, Cabo Verde

Símbolo   Outros nomes de Hirondina são Fatinha e Fátima BETTENCOURT.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa). clique aqui

• Nota biográfica. 1 Dados Bio-bibliográficos

Hirondina de Fátima Bettencourt Santos Lima ou apenas Fátima Bettencourt nasceu em Santo Antão e viveu em S. Vicente desde a infância. Fez a escola primária no Mato Inglês (cerca de oito Km da cidade), estudou no Liceu Gil Eanes, em Mindelo. Mais tarde fez o Curso do Magistério Primário em Lisboa. Fez estágios na Universidade Nova de Lisboa e Escola Superior de Educação de Setúbal na área da Comunicação Educacional.

A partir de 1960 exerceu a docência em Lisboa (2 anos), Cabo Verde, Guiné-Bissau (4anos), Angola (2 anos) até 1974 quando regressa definitivamente a Cabo Verde. Em todo este percurso trabalhou ao mesmo tempo como locutora, produtora e apresentadora de programas radiofónicos.

Depois da Independência foi professora do Ciclo Preparatório e membro da Direcção da Escola Jorge Barbosa durante 12 anos. No Ano Lectivo de 1975-76 foi professora de Pedagogia na Escola do Magistério Primário de S. Vicente. Em 1988 mudou-se para a Praia e durante 2 anos foi Responsável dos Departamentos de Informação e Relações Exteriores da OMCV. Enquanto tal editou uma revista de informação e teve ainda intensa actividade radiofónica. Em 2000 voltou ao Quadro de origem, colocada na Rádio Educativa onde acabou por se especializar em jornalismo educativo que exerceu durante alguns anos. Entretanto, em parceria com Dina Salústio foi produtora e apresentadora do Programa O Mundo da Palavra do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa que durante 1 ano divulgou autores cabo-verdianos. Foi ainda membro do Fundo Autónomo para Iniciativas Culturais ( FAIC ) que geria fundos de contrapartida da Cooperação Suiça postos ao serviço da Cultura (2000-2002). Foram financiados 17 projectos culturais num total de 15.000 contos. Foi também e ainda é membro do Conselho da Comunicação Social, da Associação dos amigos de Angola e da Associação de Escritores Cabo-verdianos a cujo Conselho Coordenador pertence, com mandato renovado em 24.02.07 por mais um mandato de 3 anos. Manteve desde 1992 uma coluna de jornal até 2002.


Publicações: 1994 - Semear em Pó (Contos) 1996 - A Cruz do Rufino (Infanto-Juvenil 2001 - Um Certo Olhar ( Crónicas ) 2002 - Participação na Antologia de Ficção Cabo-verdiana (Pós-Claridosos). 2006 - Mar- Caminho Adubado de Esperança - (Contos) Prepara para 2007 o 2º Livro de crónicas com o título de "Lugar de Suor, Pão e Alegria", título ainda provisório pois precisará da autorização do poeta Osvaldo Osório para usar um verso seu. Prémio Eugénio Tavares de Crónica Jornalística, Edição 2005

Outras actividades literárias e culturais: Produção e edição do Boletim Informativo da OMCV; participação em livros didácticos para Formação de Professores; contos e artigos premiados em concursos; colaboração permanente no Jornal ALFA; participação no actual livro de História para o Ensino Secundário; Debatedora na Mesa Redonda Afro-Luso-Brasileira; Cronista nos jornais A Semana, Novo Jornal e Horizonte; colaboração pontual nas Revistas Artiletra, Cultura, Pré-Textos, Ekhos do Paul e Suplemento Cultural dos Açores; participação na V Conferência Regional Africana das Mulheres, no Senegal; comunicação no Encontro de Mulheres Escritoras Lusófonas, na Alemanha; comunicação no colóquio "Ilhas e Mitologia", no Funchal; comunicação no Encontro de Escritores dos Açores sob o tema "Insularidades - Culturas Periféricas"; Palestra em intenção ao sétimo aniversário da morte do Doutor Baltasar Lopes da Silva, a convite da Câmara Municipal de S. Vicente; animação cultural, no quadro da AEC, com crianças das Escolas e alunos dos liceus; realização de um estudo sobre "Gastronomia - Usos e Costumes" e outro sobre "A Situação da Rede de Leitura Pública em Cabo Verde"; elaboração de um guião para cinema a partir de um dos contos premiados; Comunicação sobre Identidade e Integração nos emigrantes de 2ª geração; comunicação na Mesa-Redonda sobre Cultura no Feminino; comunicação na Mesa-Redonda sobre Identidade/Cultura/Educação com os Drs. Carlos Reis e Donaldo Macedo, integrado nas comemorações do XXX Aniversário da Independência Nacional; membro da Comissão organizativa de Homenagem à Geração Claridade a ter lugar a partir de Abril de 2007; participação em Prefácios e apresentação de livros e em actividades culturais em geral sempre que solicitada e tem disponibilidade.

Condecorada pelo Governo de Cabo Verde, em 2005, com o 1º Grau da Medalha de Mérito pela sua intervenção no domínio da Cultura.



• Atividade lúdica: um "pé de dança" com o pai.



• Foto do casamento: entre os pais, 1969. 2



• Condecoração: com a 1ª classe da Medalha do Vulcão, 6 Jul 2010. Atribuído, pelo Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Verona Rodrigues Pires, em reconhecimento para com as mulheres e os homens de Cultura que têm vindo a contribuir para o prestígio e a projecção externa do país.

Ver ao lado o recorte do Decreto Presidencial nº 21/2010, onde o nome está realçado a amarelo na lista apresentada por ordem alfabética. Os nomes indicados com um ponto vermelho são de pessoas que também têm uma página neste site genealógico.



• Associação ou club: membro fundador da ACL Academia Cabo-verdiana de Letras, 23 Set 2013. 2 Na fila da frente, de blusa vermelha, a 6ª a contar da nossa esquerda.



• Foto - idade avançada, 2021. 2 Humbertona e Fátima



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: RTC - Rádio Televisão Cabo-verdiana·, 7 Abr 2021. Academia Cabo Verde de Letras e CCM homenagearam escritora e poetisa Fátima Bettencourt clique aqui


imagem

Fontes


1 Testemunho da própria pessoa, em seu próprio facebook.

2 Facebook ou similar, Informação e/ou fotografia no facebook desta pessoa (ou de parente próximo). Extraído para esta página, na data que se indica a seguir. Data cit.: 24 Dez 2022.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia