seta
José de FARIA
(1846-)
Maria Jesuina da SILVA
Joaquim José de FARIA
Rosa NEVES

Clarimundo Faria de ANDRADE ®
(1915-1988)

 

Relações da família

Clarimundo Faria de ANDRADE ®

  • Nascimento: 11 Mai 1915, Ilha Brava, Cabo Verde 1
  • Óbito: 28 Abr 1988, Portugal com 72 anos de idade 1
  • Sepult.: Abr 1988, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde

Símbolo   Clarimundo também usou o nome Mestre Pulu.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Cargo: director da Escola Profissional de Artes e Ofícios, em Praia, Santiago, Cabo Verde Comentários de Raulinho Barbosa em outubro de 2022 no facebook do próprio:

"Há mais de 70 anos, nos tempos áureos da Praia de outros tempos, havia nesta cidade uma excelente escola profissional de artes e ofícios de onde saíram exímios carpinteiros e marceneiros. Muitos deles foram escolhidos pelas autoridades coloniais e enviados para Timor no quadro da reconstrução desse território devastado pelos japoneses durante a II guerra mundial. Muita gente conhecida e que marcou a nossa sociedade. Um dos dirigentes dessa escola foi o famoso mestre Pulu mas também o grande Romualdo Sapinho ".



• Assinatura / Rubrica: em documento assinado a 1943.

• Categoria / função laboral: marceneiro, em 1943. 2

• Encontrava-se solteiro em 1943 2



• Foto jovem: 1943. 2

• Em 1943 residia em Ilha Brava, Cabo Verde. 2

• Sinalética: 1,77 m ; olhos castanhos, em 1943. 2



• Nota biográfica: por Manuel Brito-Semedo em seu blog "Esquina do Tempo", a 29 Dez 2012,. Clarimundo Faria de Andrade, natural da ilha da Brava, Mestre Pulú, assim conhecido em S. Vicente, depois de completar 2º ano do Liceu, iniciou no ramo da marcenaria, juntamente com um velho mestre da ilha.

Em 1934/40 seguiu da Praia para se dedicar ao professorado na Escola Professional de Artes e Ofícios, com duas oficinas: carpintaria-marcenaria e serralharia mecânica.

A partir de 1956, com a abertura da Escola Industrial e Comercial do Mindelo, Mestre Pulú instala-se nesta cidade onde, como mestre de oficina, ministrou cursos de carpintaria e serralharia mecânica até 1962. Sempre teve em casa um "atelier" onde, nas horas vagas, dava largas à sua imaginação.

Ensinou muitos aprendizes a confeccionar peças de mobiliário, assim como o fabrico artesanal de cachimbos, de que era exímio fabricante. Comprando ferramentas no exterior ou fabricando os utensílios necessários, Mestre Pulú começou a evoluir e, em pouco tempo, os seus cachimbos passaram a ser procurados tanto por cabo-verdianos como por estrangeiros. Paralelamente aos cachimbos, foi criando novos motivos artesanais, evoluindo principalmente no fabrico de mobiliário. São igualmente famosas as suas "Cadeiras de Baloiço"com fundo em palha, assim como maquetas de embarcações.

Em 1987, por motivos de saúde, Mestre Pulú deixou de se dedicar-se ao artesanato.

Em 1988, a 29 de Abril, faleceu em Portugal, deixando uma grande lacuna no artesanato cabo-verdiano.



• Foi sepultado em Cemitério Municipal do Mindelo em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.



• Sepultura/Campa.


imagem

Fontes


1 Data na lápide, placa ou cruz tumular.

2 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031376; registo nº 1435, imagens 192 e 189 de 204; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia. Data cit.: 21 Jul 1943; clique aqui

"Cabo Verde, Bilhetes de identidade, ACP-Lv 355, 1937-1943.Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 10 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia