seta seta
Caetano Alberto de CARVALHO
(1891-)
Emília dos Santos MORENO
Fernando Ferreira WAHNON ®
(1868-1947)
Maria Guiomar FORTES
Mário Alberto de CARVALHO ®
(1913-)
Ana Maria FORTES ®
(1914-2013)

Júlio César de CARVALHO ®
(1943-2024)

 

Relações da família

Júlio César de CARVALHO ®

  • Nascimento: 27 Jan 1943, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde
  • Óbito: 26 Nov 2024, Sal, Cabo Verde com 81 anos de idade
  • Sepult.: 29 Nov 2024, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde

Símbolo   Júlio também usou o nome Julinho CARVALHO.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Atividade desportiva: Voleibol, em 1960, em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. Atletas que tomaram parte num desafio de Volei entre duas Selecções de alunos do Liceu Gil Eanes. Ano lectivo 60/61. As equipas se distinguem pelo equipamento e os seus integrantes se alternam na fotografia.

Da nossa esq.- dta na fotografia

De pé: · Val de Pracinha · Djo Pedro · Val d' Nho Baltas · Julinho Carvalho · João José Vieira · Tony Pereira · Manel Dias · Zó Barbosa · Djo Borja

Agachados: · Humbertona · Beitz · Djibla · Manite · Gui Nobre · Elísio Coleras



• Atividade política: Combatente do PAIGC, em 1970, em Guiné-Bissau. Os combatentes cabo-verdianos · Cláudio Duarte e · Julinho Carvalho numa base do PAIGC no interior da Guiné.

Fonte:Fundação Mário Soares

• Atividade política: Ministro da Administração Interna, antes de 1990, em Cabo Verde. De um dos Governos da 1ª República (1975-1990)

Fonte: Relação nominal dos Ministros e Secretários de Estado (1975-2008), que constitui o anexo 5 da TESE apresentada em 2012 por Crisanto Avelino Sanches de Barros, para obtenção do Título de Doutor em Ciências Políticas e Sociais.

• O seu obituário foi publicado em Jornal da Noite da TCV a 27 Nov 2024. ver no YouTube



• O seu obituário foi publicado em jornal "A Nação" nº 900 a 28 Nov 2024. Morreu na terça-feira, na cidade da Praia, o combatente da liberdade da pátria Júlio de Carvalho, vítima de doença prolongada. Natural de São Vicente, tinha 81 anos. Foi comandante destacado do PAIGC na guerrilha na Guiné-Bissau; em Cabo Verde, foi ministro do Interior e depois da Defesa e Segurança, na década de 1980.

· Júlio César de Carvalho, também conhecido por Julinho, aderiu ao PAIGC e à luta pela independência da Guiné e Cabo Verde, em Portugal, na primeira metade dos anos 1960, numa altura em que era estudante universitário. Com Manecas dos Santos e Joaquim Pedro Silva (Baró) fogem juntos para Paris, para se juntarem ao PAIGC.
· Em França, na região de Moselle, Carvalho participa com Mário Fonseca, Baró e Olívio Pires, na mobilização daquele que viria ser o primeiro contingente de guerrilheiros cabo-verdianos do PAIGC. A ideia era depois de capacitados em Cuba desembarcar o grupo em Cabo Verde para aqui abrir uma nova frente militar, projecto que acabou por não sair do papel.
· Em vez de Cabo Verde, esses quadros formados em Cuba e na então União Soviética acabaram, na verdade, por desembarcar na Guiné, reforçando, sobretudo na artilharia, as forças militares do PAIGC, numa altura em que este movimento de libertação começava a reivindicar a libertação de uma parte desse território, as chamadas zonas libertadas.
· Na Guiné, juntamente com Manecas Santos, Honório Chantre e Joaquim Pedro Silva, Júlio de Carvalho foi dos comandantes cabo-verdianos que mais tempo permaneceu no interior da Guiné, trabalhando com Nino Vieira, Umaru Djaló e outros históricos da luta armada nessa antiga colónia portuguesa, particularmente na chamada Frente Sul. A sua forma de lidar com as pessoas granjeou-lhe a estima da grande massa dos combatentes guineenses, que se referiam a ele como "Comandante Julinho".
· Depois da independência Guiné, cuja independência foi proclamada a 24 de Setembro de 1973 e reconhecida por Portugal um ano depois, já com o PAIGC em Bissau, Júlio de Carvalho foi designado comissário geral das Forças Armadas.
· Com o golpe de Estado de 14 de Novembro de 1980, que derruba o presidente Luís Cabral, passando o poder para as mãos de João Bernardo Nino Vieira, pondo fim ao projecto da unidade entre a Guiné e Cabo Verde, Júlio de Carvalho e a família regressam para o país natal. Aqui é nomeado, primeiro, ministro do Interior, e mais tarde ministro da Defesa e Segurança, cargo em que permanece até Janeiro de 1991.
· Depois que deixa o governo naquele ano, fixa-se na ilha do Sal, onde passa a exercer actividade empresarial.


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 5 Dez 2024 com Legacy 9.0 de Millennia