seta seta seta
Manuel Fernandes Barreto de CARVALHO Jr. ®
(1876-)
Maria do Carmo de CARVALHO
(1881-)
Joaquim Monteiro de PINA ®
(-1957)
Maria Furtado GOMES ®
Augusto Fernandes de CARVALHO ®
(1907-)
Luisa Monteiro de PINA ®

José Maria Fernandes Barreto de CARVALHO ®
(1957-2022)

 

Relações da família

José Maria Fernandes Barreto de CARVALHO ®

  • Nascimento: 21 Mai 1957, Assomada, Santa Catarina, Santiago, Cabo Verde
  • Óbito: 29 Jul 2022, Praia, Santiago, Cabo Verde com 65 anos de idade
  • Sepult.: 30 Jul 2022, Praia, Santiago, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Notas sobre o óbito:

Causa do óbito: doença prolongada

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa). clique aqui



• Nota biográfica. José Maria Fernandes Barreto de Carvalho é natural da Assomada, Santiago. Licenciou-se em 1985, em Pintura Monumental pela Academia de Belas Artes de São Petersburgo, onde prossegui os estudos para a obtenção do grau "Master of Fine Arts". Conta com mais de duas dezenas de exposições individuais em Cabo Verde, África, Europa, América do Norte e América do Sul .



• Clip vídeo: "Antologia Plástica" de José Maria Barreto, no Cabo Verde Magazine da TCV, 13 Fev 2019. "Antologia Plástica" di José Maria Barreto patenti na Palásiu di Kultura Ildo Lobo. Ministru di Kultura, Abraao Vicente fla ma alguns obras di artista ta ba fazi parti di koleson di Stadu pamodi é trabadjus konsagradu ki ta mostra perkursu di es artista plástiku. veja aqui



• Saúde: teor do parecer da Junta de Saúde de Sotavento, 13 Fev 2019. cf ao lado o extrato do despacho nº 751/2019 publicado no BO nº 105 II Série | 24-07-19



• Reforma: na categoria de Técnico Superior Especialista, 22 Ago 2019. cf ao lado o extrato do despacho nº 2105/2019 publicado no BO nº 147 II Série | 16-10-2019

• Obituário / Anúncio necrológico / Missa de defunto: Nota de pesar do IPC, 2022.
"É com profunda tristeza que o Instituto do Património Cultural tomou conhecimento do passamento físico do seu antigo colaborador, José Maria Barreto, mais conhecido por "Barreto".

"Barreto", foi um prestigiado artista cabo-verdiano que nasceu em 1957 na Assomada e que residiu na Cidade da Praia.

Em contato com as artes plásticas desde muito novo, licenciou-se em S. Petersburgo (Rússia) com o grau de "Master of Fine Art" na Academia de Belas Artes no curso de Pintura Monumental em 1985, onde refinou a perceção, a linguagem e a realização estética.

Após a sua formação, regressou à ilha de Santiago onde, entre 1985 até 1988, lecionou na sua terra natal.

Entre várias funções, dirigiu em 1993 o departamento da Animação Cultural do Instituto Nacional da Cultura (INAC), antiga designação do Instituto do Património Cultural, foi Diretor da Promoção Cultural e Direito de Autor no Instituto de Promoção Cultural, foi Diretor do Palácio da Cultura Ildo Lobo, dando um importante contributo no desenvolvimento do sector cultural do país nas mais variadas vertentes, com especial foco, nas artes.

A toda família e amigos, endereçamos as nossas mais profundas condolências"


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 20 Fev 2024 com Legacy 9.0 de Millennia