seta seta
Jean Jacques BONNAFFOUX
(1836-)
Marianne DODE
(1852-1884)
Francisco de Carvalho e Sousa TAVARES DE ALMEIDA ®
(1840-1916)
Camila de Almeida VIEIRA ®
(1847-1940)
Jules David BONNAFFOUX
(1876-)
Maria da Conceição TAVARES DE ALMEIDA
(1885-1970)

Désiré BONNAFFOUX ®
(1908-2001)

 

Relações da família

Désiré BONNAFFOUX ®

  • Nascimento: 31 Out 1908, Sal Rei, Boavista, Cape Verde
  • Óbito: 12 Dez 2001, Sarcelles, , , France com 93 anos de idade
  • Sepult.: Sarcelles, , , France
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa): clique aqui



• Foto bebé: 1909.



• Foto jovem.



• Nota biográfica:,. Quem era Désiré Bonnaffoux ?
De mãe Caboverdiana e pai Francês, Désiré Bonnaffoux nasceu no dia 31 de Outubro de 1908 em Sal-Rei, ilha da Boa Vista, em casa dos avós maternos. Os pais, casados havia um ano, habitavam na ilha de Santo Antão, mas acharam talvez mais prudente que o primeiro filho viesse ao mundo em casa dos pais da mãe, onde esta e o recém-nascido seriam certamente objeto dos mais afetuosos e atenciosos cuidados. Tinha três meses quando ele e a mãe voltaram para junto do Papá.
Em seguida, a família habitou sucessivamente as ilhas de Santiago (onde nasceles estavam os três outros filhos do casal), São Vicente, Boa Vista e Sal. Désiré Bonnaffoux começou os estudos primários na Praia e terminou-os em São Vicente, disse ele < um único professor tinha a seu cargo mais de oitenta alunos ! Escola inarrável onde os alunos estavam entregues a si próprios >. Passou anos inesquecíveis na Boa Vista, < Descalços, cabelos ao vento, eu e o Francisque (de 3 anos mais novo) com a nossa cadela Phanor, corridas nas dunas à volta da cidade, banhos de mar, jogo da bola >.

Em 1923, acompanhou o pai vindo trabalhar na Salins du Cap-Vert, na ilha do Sal, alguns meses mais tarde os outros membros da família foram para junto deles. Em 1925, ele também entrou na Salins du Cap-Vert como empregado, depois de mais de um ano de estágio de aprendizagem. Seguiu um curso de técnico em mecânica e eletricidade que lhe foi de grande utilidade durante toda a sua atividade profissional.
Em 1930/31, depois de uma estadia de somente alguns meses em Thiès, no Senegal, para o serviço militar, volta para a Salins du Cap-Vert da qual se torna o Diretor no princípio de 1935, tendo o pai dele deixado a salina para ir trabalhar de novo na Boa Vista.
A direção da salina não foi tarefa fácil, a grande crise económica dos anos 20/30, a Segunda Guerra Mundial em seguida e, finalmente, o boycott dos produtos portugueses decretado pela OUA em 1963 que criou sérias dificuldades à salina, que vivia quase exclusivamente das exportações de sal para o continente africano. Assim, toda a sua carreira foi dominada pela constante preocupação de fazer viver e progredir a salina, à custa de esforços longos e penosos, pondo ao serviço da empresa, das pessoas a seu cargo e das suas famílias, no total mais ou menos 400 pessoas, toda a sua boa vontade e o seu dinamismo, com toda a simplicidade e sem nenhum interesse pessoal.
Aposentou-se no dia 31 de Dezembro de 1968, com 60 anos de idade. Mas a sua passagem para a reforma não foi sinónimo de inatividade. Retirado primeiro em Lisboa, onde estudavam os filhos mais novos, e em seguida em Sarcelles a partir de 1973, o homem de cultura, que ele era, frequentou assiduamente as principais bibliotecas de Lisboa e de Paris pesquisando documentos antigos sobre as ilhas de Cabo Verde e pôde reunir uma documentação bastante vasta. Mas nunca publicou nada, à parte uma colaboração esporádica com uma ou outra revista caboverdiana.
Faleceu no dia 12 de Dezembro de 2001 com 93 anos e repousa no cimetério de Sarcelles depois de uma vida bem preenchida.

¦H.B. Hector Bonnaffoux

(Artigo da revista < Trait d'Union > de Novembro de 2002, Rubrica < Libre opinion ? Hommages >, pg 23)
Traduzido por Emma Bonnaffoux a 28 de Abril de 2021



• Foto idade madura: no seu posto de traballho.



• Foto casal: com a esposa Maria, em 1968, em Paris, , , France.


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 10 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia