seta
Manuel da Luz SPÍNOLA
Sofia GOMES
(1837-)
Sebastião GOMES
(1873-1963)
Maria de Jesus Gomes MONTEIRO

Teófilo GOMES ®
(1917-2004)

 

Relações da família

Teófilo GOMES ®

  • Nascimento: 19 Mar 1917, Forno, Fogo , , Cape Verde
  • Óbito: 17 Fev 2004, Boston, Suffolk, Massachusetts, USA com 86 anos de idade 1

Símbolo   Teófilo também usou o nome Tiófu Tchontcha.


FIGURAS DA ILHA - TIOFU TXONTXA - LUZIA NUNES

Teófilo Gomes, nasceu em Forno a 19 de março de 1917. Era filho de Sebastião Gomes e de Maria Gomes Monteiro. Faleceu a 18 de fevereiro de 2004.
Tiofu Txontxa - como era conhecido - pela sua experiência e filosofia de vida, converteu-se num conselheiro popular especial, em Luzia Nunes onde sempre residiu, mas também, por todo o Concelho de S. Filipe, na ilha do Fogo.
Segundo profetizava, com ironia, ele foi predestinado por Deus para ser um sábio, porque chorou na barriga da mãe! Tal sorte só não veio a concretizar-se por ter sido azarado por alaridos da vizinhança, mas que mesmo assim, fez-se um homem esperto e inteligente. Dizia sempre para quem não acreditava em tal predestinação que confirmasse junto do curandeiro (e djabacozo) Djozé Luis, que alertou os vizinhos e conhecidos para que não divulgassem o acontecimento…!
Teófilo Gomes, representava comunitariamente \endash em alguns episódios de vida - a mais pura expressão, irónica e jocosa, do julgamento social que a estratificada sociedade foguense fazia aos menos bafejados pela sorte! Neste juízo de valor reinava sempre a máxima: "o que o berço dá, só a tumba leva", colocando \endash no extremo oposto - o pobre coitado numa posição de natural submissão, a vida toda! Assim é que um dia \endash no alvorecer da independência e revolução \endash Teófilo deu conta de um vai-vem e correria de pessoas para "casa-escola". Intrigado com aquela azáfama, pergunta do que se tratava!
Disseram-lhe:
- Ês stâ bá reunião.
- Kenha que stâ fazê reunião? \endash Pergunta Teófilo
Alguém respondeu:
- Neves Dinora (Alberto Alves).
- Neves Dinora!? \endash Indaga Teófilo, admirado com tal presidência de uma importante reunião, acrescentando:
- Hummm, não! Neves gossim kel tumâ café ku camoca, el stâ fazê reunião! Que tâ fazê reunião ê homi de fato e gravata, loru (loiro), ku óculos e barriguinha fora! Agó Neves nhanido sim…! \endash conjectura Teófilo num tom irónico e humorístico, como sempre!
Assim foi a sua vida, configurando-se - ao longo do tempo - em filosóficos episódios da sua existência e convivência \endash de humor e piadas, sempre presentes - numa sistematização de experiências vividas e máximas populares que atraia, ao seu redor, muitas pessoas ansiosas de ouvi-lo e aprender.
Convertido em o homem da palavra e de um discurso inteligente e fácil, foram vários os episódios engraçados e de lições de vida, entre os quais:
• O do Vitorino de Tété e Agustin di Zuvina;
• Os com o seu compadre Munzim di Gorda;
• O do pescador José di Toru;
• Os relativos à sua relação com a morte, referentes a Tuntun di Nhô Fidel e Djon di Totxa, entre outros;
Mas, em particular, o do triste episódio da morte no mar de Dino di Mané d'Onorfe, do qual nasceu a máxima (conto nobu): "Morti mâ djâ bem, kâ tem Txêtxa, kâ tem Ntoni di Dádâ…"
(a continuar \endash sem a erudição alfacinha - em linguagem simples e pensamento crioulo…)
Paz à sua Alma!
BOAS FESTAS!
O Feitiço da Ilha \endash Leave You Lopes

imagem

Fontes


1 database; Fonte:
Índice de Óbitos da Segurança Social dos EUA (SSDI)
MyHeritage.com [online database], MyHeritage Ltd.
https://www.myheritage.com.pt/research/collection-10002/indice-de-obitos-da-seguranca-social-dos-eua-ssdi
Dados originais: Administração da Segurança Social. Índice de óbitos da Segurança Social, Ficheiro Mestre. Administração da Segurança Social

Registo:
https://www.myheritage.com.pt/research/collection-10002/indice-de-obitos-da-seguranca-social-dos-eua-ssdi?itemId=4391739&action=showRecord
Teofilo Gomes
País: USA; Estado: Massachusetts; Jurisdição: Boston

Citação:
Teofilo Gomes
Nascimento: 19 de mar de 1917
Morte: 17 de fev de 2004
Última residência: Boston, Massachusetts 02125, USA

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 10 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia