seta seta
Juvenal António Lopes da Costa CABRAL ®
(1889-1951)
Iva Pinhel ÉVORA ®
(1893-1977)
Joaquim RODRIGUES
(Cerca de 1890-Antes de 1948)
Carlota Athayde de Sousa VILHENA
(1894-)
Amílcar Lopes CABRAL ®
(1924-1973)
Maria Helena de Ataíde Vilhena RODRIGUES ®
(1927-2005)

Iva Maria Ataíde Vilhena CABRAL ®
(1953-)

 

Relações da família

Iva Maria Ataíde Vilhena CABRAL ®

  • Nascimento: 13 Abr 1953, Bissau, Guiné-Bissau
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa). clique aqui



• Local onde nasceu: Bissau, Guiné-Bissau.



• Foto criança, Mar 1960.



• Foto criança, Cerca de 1962.



• Foto jovem.

• Nota biográfica: tirada do Wook. Iva Maria de Ataíde Vilhena Cabral é licenciada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e doutorada pela Universidade de Cabo Verde com a tese A primeira elite colonial do Atlântico (séculos XV-XVII). Integrou como historiadora e investigadora o projeto e o projeto da e exerceu a docência de História no Instituto Superior de Educação e na Universidade de Cabo Verde. Tem diversos artigos publicados em revistas da especialidade e colabora como coautora em diversas obras entre as quais se destaca a História Geral de Cabo Verde.
Paralelamente à sua atividade académica vem desenvolvendo intensa atividade profissional: Diretora do Instituto da Cultura da Guiné-Bissau, quadro da Direcção Geral do Património Cultural da República de Cabo Verde (atual Instituto Nacional de Investigação Cultural) como Técnica Superior, Assessora do Ministro da Cultura e Desportos, Diretora de Serviços de Documentação e Informação Parlamentar da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Coordenadora Científica Nacional de Cabo Verde das Reuniões do projeto MOST da UNESCO e membro da Comissão de Candidatura da Cidade Velha a Património da Humanidade.
É membro do Conselho de Administração da Fundação Amílcar Cabral, do Conselho da Administração do Instituto de África Ocidental e Reitora da Universidade Lusófona de Cabo Verde.



• Obra: livro: A Primeira Elite Colonial Atlântica, 2015. Este livro analisa a formação e desenvolvimento da elite da ilha de Santiago que desde o século XV até ao século XVII evoluiu num processo em que se evidencia uma vincada mudança social. Durante o primeiro século da história do arquipélago os de Santiago ocuparam os lugares de topo da sociedade da ilha. Estes homens brancos/reinóis muitas vezes nobres armadores comerciantes e funcionários da administração central formaram a primeira elite do arquipélago que estruturou a sociedade cabo-verdiana segundo os seus interesses económicos as suas práticas culturais políticas e ideológicas. Os filhos ilegítimos mulatos dos viriam depois a ocupar os lugares cimeiros na economia e no poder local santiaguense como membros da elite endógena cabo-verdiana mas sem as facilidades que o comércio lucrativo com a Costa da Guiné propiciava. É a herança que receberam dos seus progenitores que leva a que os homens dessa elite fossem identificados por e não sendo nobres reinóis fizessem parte do grupo restrito da . É esta elite que vai evoluir até à Independência de Cabo Verde. Todo este processo de criação e manutenção de elites decorreu em continuidade sem rupturas abruptas. É esta especificidade da sociedade cabo-verdiana que a autora apresenta e esclarece neste livro.|Iva Maria de Ataíde Vilhena Cabral é licenciada em História pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e doutorada pela Universidade de Cabo Verde com a tese A primeira elite colonial do Atlântico (séculos XV-XVII). Integrou como historiadora e investigadora o projeto e o projeto da e exerceu a docência de História no Instituto Superior de Educação e na Universidade de Cabo Verde. Tem diversos artigos publicados em revistas da especialidade e colabora como coautora em diversas obras entre as quais se destaca a História Geral de Cabo Verde.|Paralelamente à sua atividade académica vem desenvolvendo intensa atividade profissional: Diretora do Instituto da Cultura da Guiné-Bissau quadro da Direcção Geral do Património Cultural da República de Cabo Verde (atual Instituto Nacional de Investigação Cultural) como Técnica Superior Assessora do Ministro da Cultura e Desportos Diretora de Serviços de Documentação e Informação Parlamentar da Assembleia Nacional de Cabo Verde Coordenadora Científica Nacional de Cabo Verde das Reuniões do projeto MOST da UNESCO e membro da Comissão de Candidatura da Cidade Velha a Património da Humanidade.|É membro do Conselho de Administração da Fundação Amílcar Cabral do Conselho da Administração do Instituto de África Ocidental e Reitora da Universidade Lusófona de Cabo Verde.

• Residência, 2021, Praia, Santiago, Cabo Verde.


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia