Catarina Monteiro de QUEIROZ [13m]*
(1560-1632) |
Catarina Monteiro de QUEIROZ [13m]*
Notas de investigação: Os principais proprietários tendiam a controlar um fundo territorial nada desprezível à escala insular. Isso mesmo, quando, excepcionalmente, este era composto por uma única fazenda ou por fazendas contíguas. Neste último caso, não se trata apenas da grande propriedade como também da grande exploração. Pode falar-se então de um relativo gigantismo agrícola, tendo cm conta a situação de minifundiarização a que estavam sujeitos os camponeses forros. Assim, por exemplo, Catarina Montcira de Queiroz, viúva do capitão miliciano Garcia de Contreiras, castelhano, natural de Badajoz, declara em testamento, elaborado em 1632, que a sua propriedade era composta por três fazendas, a de Boa Ventura, a de Boa Entrada dos Pretos e a de Rebelo, as quais, segundo o testamento, eram "místicas". As suas terras estendiam-se desde a ribeira de Boa Ventura no centro da ilha, até ao Porto da Aguada [actual Covão de Aguada] a beira-mar. passando por Alto Soca, Rebelo, Toril, Monte Olho de Agua, Achada Bei Bei Covão Sancha a sul, ribeira de Spanadciro, Monte Oun, Demguclle, Monte da Cruz [na margem direita da ribeira Lagc] a norte. Contendo ribeiras, ribeirões, encostas, achadas, cutelos, esta propriedade atinge uma extensão aproximada de duas léguas (10 km), semelhante à Fazenda de Santa Cruz pertencente ao morgadio do Lugo. 1 Eventos de relevo na sua vida: • Feito: escreve testamento, em 1632,. Catarina casou com Garcia CONTREIRAS [13m]*. (Garcia CONTREIRAS [13m]* nasceu cerca de 1560 em Badajoz, Espanha e faleceu antes de 1632.) |
1 vários autores (1995), História Geral de Cabo Verde, volume II. página 522. IICT-Lisboa; INC-CV, página 299.
Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:
1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).
2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.
3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.
4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.
5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.
6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador
7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:
jorsoubrito@gmail.com.
Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:
Sumário | Apelidos | Lista de nomes
Esta página Web foi criada a 19 Nov 2024 com Legacy 9.0 de Millennia