Gabriel Moacir RODRIGUES ®
(1933-2020)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Natércia FERREIRA ®

Gabriel Moacir RODRIGUES ®

  • Nascimento: 9 Abr 1933, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde
  • Casamento (1): Natércia FERREIRA ®
  • Óbito: 22 Dez 2020, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde com 87 anos de idade
  • Sepult.: 23 Dez 2020, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde

Símbolo   Gabriel também usou o nome Moacyr RODRIGUES.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Foi empregado como docente do Liceu Adriano Moreira em 1961 em Praia, Santiago, Cabo Verde. (Portaria, de 3/11/1961. B.O. 49, de 9/12/1961)

• Condolências ou Agradecimento de condolências:,. Mindelo, 23 Dez (Inforpress) '96 O antropólogo, investigador e escritor Moacyr Rodrigues faleceu hoje aos 87 anos na sua ilha natal São Vicente.

O escritor, filólogo e antropólogo Moacyr Rodrigues foi um estudioso da morna e um dos grandes apoiantes da sua elevação a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Também durante a sua vida debruçou-se sobre a história do Carnaval cabo-verdiano, especialmente o de São Vicente

Segundo Moacyr Rodrigues, que fazia uma análise dos 100 anos do Carnaval de Mindelo, à Inforpress, no princípio as marchinhas que animavam os bailes do Carnaval eles estavam do Brasil mas, depois esses compositores cabo-verdianos começaram a fazer músicas com sabor e contexto cabo-verdiano.

"As marchas que eles estavam cantadas ou dançadas nos anos de 1945 no Brasil em 1946 estavam em Cabo Verde. Mais tarde B. Léza começou a fazer marchinhas cabo-verdianas, com estilo brasileiro sim, mas de sabor e contexto cabo-verdiano. Havia outro compositor chamado Nha Banha", revelou.

Gabriel Moacyr Rodrigues nasceu na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente a 09 de Abril de 1933. Em 1957 iniciou o curso de Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, que prosseguiu na Universidade de Coimbra.

Em 1985 licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês/Português) pela Universidade Clássica de Lisboa. Em 2003 obteve o Mestrado em Relações Interculturais pela Universidade Aberta do Porto, na área de Antropologia Visual e em 2010 obteve o Mestrado em Ciências Musicais '97 Etnomusicologia na Universidade Nova de Lisboa doutorou-se na mesma área pela mesma universidade em 2015.

Em 1999 começou a leccionar no ensino superior em Cabo Verde, onde ensinou disciplinas de Língua e Cultura Cabo-verdiana e Portuguesa, Antropologia Cultural e História, Cultura e Património, entre outras. É autor de vários livros e alguns artigos publicados em revistas de diversos países.

Moacyr Rodrigues faleceu esta madrugada em São Vicente.

LN/ZS

Inforprss/Fim


imagem

Gabriel casou com Natércia FERREIRA ®. (Natércia FERREIRA ® nasceu em Angola.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 15 Jul 2024 com Legacy 9.0 de Millennia