Eduardo Bandeira de LIMA Jr.
Eventos de relevo na sua vida: • O que se conta desta pessoa. O então capitão de Infantaria Eduardo Bandeira de Lima Júnior integrou o CEP (Corpo Expedicionário Português) em 1917. Era filho de Eduardo Bandeira de Lima e de Maria Eufémia Macedo de Medina, que era, por sua vez, filha de João Carlos de Medina e de Eufémia Nozolini Monteiro de Macedo, e neta de Teodoro Justiniano de Medina e Vasconcelos e de Gertrudes Maria do Carmo (da Fonseca Mendes Rosado). Os tios maternos de Eduardo Bandeira de Lima Júnior, ou seja, os irmãos de Maria Eufémia Macedo de Medina, fixaram-se na Guiné, onde, juntamente com o tio materno João Monteiro de Macedo (não confundir com o homónimo seu sobrinho, conhecido por Nené) e outros parentes dominaram os vários ramos da administração. Em 1880, o secretário-geral do Governo, Figueiredo de Barros, promoveu a comemoração do segundo aniversário da elevação da Guiné a província e, a meio de um dos eventos, um tio de Eduardo Bandeira de Lima Júnior, Caetano Carlos de Medina, decidiu soltar vivas à … República! Estando igualmente presente José Barbosa Monteiro de Macedo (conhecido por Proché), primo de Caetano Carlos de Medina, mas intransigentemente monárquico, instalou-se a confusão, com uma parte da família e de outros presentes aos vivas à Monarquia, e outra parte aos vivas à República; uns, pedindo à banda de música que tocasse o Hino da Carta; os outros, A Marselhesa. Tudo terminou, como de costume, em grande confusão. • Colocado tinha a patente militar de capitão de Infantaria |
Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:
1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).
2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.
3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.
4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.
5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.
6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador
7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:
jorsoubrito@gmail.com.
Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:
Sumário | Apelidos | Lista de nomes
Esta página Web foi criada a 19 Nov 2024 com Legacy 9.0 de Millennia