seta seta
Afonso III de LEÃO [32m]*
(0838-0910)
Ximena Garcês de PAMPLONA [32m]*
(0850-0912)
Hermenegildo Mendes GUTERRES [32m]*
(0842-0912)
Ermezinda GATONES [32m]*
(0842-)
Ordonho II de LEÃO [31m]* ®
(0871-0924)
Elvira MENDES [31m]*
(0865-0921)
Ramiro II de LEÃO [30m]*
(0898-0951)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Ausenda GUTERRES [30m]*

2. D. Ortiga

Ramiro II de LEÃO [30m]*

  • Nascimento: 898
  • Casamento (1): Ausenda GUTERRES [30m]* cerca de 925
  • Casamento (2): D. Ortiga
  • Óbito: 5 Jan 951 com 53 anos de idade
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Cargo: Rei de Leão, 931-951.

• O que se conta desta pessoa: contributo dum leitor (Alberto Vilela), enviado por correio eletrónico, 3 Out 2023. Gostaria de enviar o que se segue, da minha responsabilidade, porque deve ser assunto de interesse histórico para a zona onde rei Ramiro II esteve, durante a reconquista Cristã…

**************
Gontim - (Fafe) … " aparece citada num dos documentos mais antigos da história portuguesa, no testamento feito
(15-V-747) pelo bispo Odoário, cuja morte se conhece (21-X-786) …" (A. Lopes Oliveira).
*************
Por aqui deverá ter permanecido algum tempo, na reconquista cristã, o rei Ramiro II, pois, na atual igreja de Gontim, existiu um quadro muito antigo, segundo uma testemunha (mas há mais), que diz: "Não posso deixar esquece que, na sacristia da antiga capela de Gontim, atualmente a sua igreja, já que a inicial era no lugar de Santa Ovalha, mas que foi destruída quando das Invasões Francesas (diziam os mais antigos), havia um quadro onde se fazia referência a um devoto de "Santa Ovaia de Guntini". Lembra-me muito bem do quadro e, de as pessoas mais antigas dizerem que aquele quadro e um cadeirão a que chamavam "cadeira do rei"..., era do tempo dos Mouros!
Esse quadro, pintado sobre madeira com cores vivas, representava um nobre ajoelhado em posição de oração e à sua volta alguns cavaleiros com bandeiras triangulares com um símbolo que seria o de rei de Leão… Uma faixa escrita na parte inferior dizia mais ou menos isto - "Milagre de Santa Ovaia de Guntini ao rei Ramiro lI no ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de novecentos e… por graça concedida...". Não me recordo da data exata mas estava em algarismos e era novecentos e... porque andava na escola, ali ao lado, e para mim e colegas que víamos o quadro, faltava o algarismo 1 na data porque, para nós, seria 1958, ano em que estávamos… Pouco tempo depois fizeram obras na igreja e esse quadro desapareceu… "

Cumprimentos

Alberto Vilela


imagem

Ramiro casou com Ausenda GUTERRES [30m]*, filha de Guterre OSORES [31m]* e Aldonça MENDES [31m]*, cerca de 925. (Ausenda GUTERRES [30m]* nasceu em 900 e faleceu em 931.)


imagem

Ramiro a seguir casou com D. Ortiga.

Símbolo  Eventos de relevo no casamento:



• Episódio da vida: Lenda da Miragaia.



• Episódio da vida: Rapto de donzela.


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 1 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia