Fortunato BONUCCI
Erminia PERGNELLI
Giovanni GIOVAGNOLI
Rosa SPINELLI
Gaetano BONUCCI ®
Deosolina GIOVAGNOLI ®

Pietro BONUCCI ®
(1884-1949)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria da Luz Rocheteau LEÇA ®

Pietro BONUCCI ®

  • Nascimento: 15 Ago 1884, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde 2
  • Casamento (1): Maria da Luz Rocheteau LEÇA ® a 27 Nov 1912 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde 1
  • Óbito: 14 Nov 1949, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde com 65 anos de idade 2 3
  • Sepult.: Nov 1949, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde

Símbolo   Outros nomes de Pietro eram Pidrim Bonucho e Pedro BONUCCI.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Atividade artística: canto (canções napolitanas), a 7 Nov 1913, em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. Aquando de uma récita para angariação de fundos, apresentada por um grupo de escuteiros, sob o comando de Simão José BARBOSA

Ver ao lado o recorte do artigo publicado por Augusto A. Miranda no periódico "O Futuro de Cabo Verde" de 20.11.1913
NB: todos os que, neste recorte, estão assinalados com um ponto vermelho e realçados a amarelo, têm uma página genealógica nesta árvore.



• Feito: ELECTRIFICAÇÃO DA CIDADE DO MINDELO, a 6 Ago 1925, em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. Apontamento histórico da neta LUCY BONUCCI em 7/10/2013

No dia 6 de Agosto de 1925 na cidade do Mindelo , ilha de S.Vicente foi celebrado o acordo e contrato de fornecimento de energia eléctrica para iluminação pública e particular, entre a Câmara Municipal de S.Vicente e os empresários Pedro Bonucci e João Rocheteau Lessa , dando-se assim inicio a um processo que culminaria na aventura e obra gigantesca que aqueles dois empreendedores levaram acabo, e que permitiu projectar a cidade na modernidade, abrindo as portas do progresso que o acesso á energia eléctrica permitiu.

Assim , nesse mesmo dia de Agosto de 1925 , na secretaria da Câmara Municipal do Mindelo , o presidente Francisco Augusto Regala na sequência das deliberações tomadas em 1924 pela Assembleia Municipal, e devidamente autorizada por esta , decidiu conceder aos referidos empresários Pedro Bonucci e João Lessa , o exclusivo de fornecimento de energia eléctrica para iluminação pública e particular da cidade do Mindelo. A concessão foi feita por um prazo de 50 anos , com direito a uma posterior renovação do contrato. Como garantia desta concessão, ficou establecido que só os concesseonários poderiam atravessar a via pública com fios conductores aéreos ou subterrâneos, destinados a este fim.

A estes cumpria também fazer a iluminação dos largos , das praças e ruas da cidade do Mindelo com lâmpadas incandescentes , empregando-se 40 lâmpadas de 200 "velas" , e 80 de 100 "velas" , todas com reflectores , e colocadas nos lugares que a Câmara determinasse.

Pela iluminação pública a Câmara pagaria mensalmente aos concessionários a importância de 70 libras estrelinas , sendo esta quantia aumentada na devida proporção , quando a Câmara resolvesse alargar ou intensificar a iluminação da cidade. Ficou também determinado que os trabalhos de instalação da central e da rede eléctrica deveriam estar concluídas no prazo de 18 meses acontar da data da assinatura do contrato de concessão. Findo esse prazo , caso a Central não estivesse em condições de fornecer energia para iluminação da cidade , a Câmara ficaria com o direito de rescindir o contrato , recebendo dos concessionários a indemnização de 140 libras estrelinas.

Para montagem da rede eléctrica a Câmara obrigava-se a permitir a utilização dos postes e braços de parede em serviço da antiga iluminação a petróleo , bem como a conceder gratuítamente a licensa para o establecimento de novos postos se fossem necessários. Os concessionários comprometiam-se a efectuar todas as reparações nas ruas e edificios , e nos restantes lugares onde fosse necessário efectuar alterações por efeito das obras , bem como o encargo com as despesas de conservação e reparação de todo o material da anterior iliminação. Do mesmo modo obrigavam-se a fornecer energia eléctrica para iluminação pública desde 30 minutos depois do pôr do Sol , até 30 minutos antes do nascer do Sol. Depois da meia noite a iluminação seria reduzida a metade , conforme indicação da Câmara. Os edíficios do Estado e do Município teriam para a sua iluminação um desconto de 15% sobre os preços que os concessionários oportunamente viessem a estipular para o fornecimento de iluminação a particulares. Ficou establecido o sistema de fornecimento de energia aos particulares por avença , que seria fixado pelos concessionários tendo em atenção o numero de lâmpadas , sua força , e quaisquer outras condições que pudessem determinar dispêndio de energia ou alteração do seu custo.

Depois de montada a Central Eléctrica , os concessionários obrigavam-se a fornecer sem interrupção , energia para iluminação pública e particular da cidade do Mindelo. No caso de haver interrupção sem que houvesse motivos de força maior devidamente comprovado , os concessionários pagariam durante o primeiro período de interrupção a multa de 100 escudos diários e em caso de reincidência 200 escudos diáriamente. Cada um destes períodos de interrupção sem motivo justificado não poderia ultrapassar os 30 dias , caducando aconcessão se essa interrupção ultrapaçasse os 60 dias consecutivos. Toda a instalação deveria ser montada em harmonia com as prescrições impostas pelo regulamento de segurança para a montagem de instalações eléctricas com correntes fortes. Inicialmente as primeiras instalações da Central Eléctrica foram no espaço situado em frente á praia da Laginha onde funcionariam as fabricas de gelo e de moagem ,também propriedades de Pedro Bonucci.

O tipo de energia inicial era de corrente contínua , tendo sido esse o motivo que levaria a que as instalações da Central Eléctrica fossem transferidas depois para mais perto da cidade, em instalações situadas perto da Praça Nova , para minimizar as percas devido ao tipo de corrente utilizada, e à distancia. Mais tarde seria feita uma reformulação na tipologia de corrente empregue , e com a aquisição de novos motores , a corrente contínua seria substituída pela corrente alterna, o que permitiu o uso de transformadores e consequente extensão da rede e a transferência da central para fora da cidade, tendo em meados dos anos 60 regressado á zona da Laginha.

Além de Pedro Bonucci e de João Lessa , figuras centrais de toda esta história , não podemos esquecer também todos aqueles que ajudaram na edificação deste projecto e que durante muitos anos foram responsáveis pela manutenção de toda a rede eléctrica e funcionamento da central , como foram os casos de Teodoro Pias o responsável técnico da Central, que procedeu á reformulação da rede e introdução da corrente alterna bem como dos contadores, o ajudante e guarda da central de nome Basílio , os electrcistas João Bintim, Djindja, Platita.....enfim personagens que ajudaram a tornar Mindelo mais "luminoso".

O sr. Basílio , funcionário da central durante alguns anos, tem a curiosidade de ter sido um exilado político que foi mandado para S.Vicente, onde certamente deve ter passado os melhores anos da sua vida.

Desde a sua implementação , algumas histórias ficaram ligadas ao funcionamento da central , sendo a mais conhecida a celebre "Yolanda ka ta casá" , que as pessoas costumavam dizer quando faltava a luz, na esperança que ela voltasse depressa , não fosse a filha de "nha Pidrim Bonutch" ficar solteira.Como a luz cabava sempre por voltar, a moda pegou, e a professia nunca se cumpriu.

Já lá vão muitos anos , desde os já distantes inicios do século passado quando dois visionários e empreendedores meteles estavam mãos á obra e sonharam com um projecto modernizador para a sua cidade natal de que tanto gostavam, e apresentaram à Câmara Municipal de S.Vicente as ideias de algo que viria a lançar a cidade do Mindelo nas trilhas da modernidade.Justiça lhes seja feita.



• Atividade cívica e social: subscritor para a construção duma capela em Mato Inglês, em Jan 1933, em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.
Ver recorte ao lado extraído do nº 32 do semanário mindelense "Notícias de Cabo Verde" de 28-1-1933
N.B.: Os nomes realçados e assinalados no recorte são de pessoas com páginas próprias neste site genealógico



• Atividade económica: comercial e industrial, em 1941, em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.
Ver ao lado um recorte extraído do periódico mindelense "Notícias de Cabo Verde", nº197 de 25-02-1941



• Foto 3ª idade: 1948. De fato claro, segura o andor da Nossa Srª de Fátima

• Descendência: Filhos de Maria da Luz e Pietro Bonucci.
Gaetano, Aniccio , Pietro Arigo e Yolanda.

Aniccio e Pietro Arigo faleceles estavam ainda crianças. Gaetano faleceu na cidade do Porto, em Portugal, sem deixar descendência.



• Foi sepultado no Cemitério Municipal do Mindelo em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.



• Sepultura/Campa.


imagem

Pietro casou com Maria da Luz Rocheteau LEÇA ®, filha de Manuel Nunes LEÇA e Carlota Leonor ROCHETEAU, a 27 Nov 1912 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.1 (Maria da Luz Rocheteau LEÇA ® nasceu a 22 Mai 1885 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde 2 4, baptizado a 12 Set 1885 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde,4 5 faleceu a 27 Dez 1966 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde 2 e foi sepultada em Dez 1966 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 "Divulgados por FamilySearch," Averbamento no registo de batismo nº 132 (1885) de Mª da Luz; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia; cique aqui

"Cabo Verde, Registros Paroquiais, 1787-1957," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G92S-T9SR-K?cc=2246703&wc=SFVN-2N5%3A1396421203%2C1396421201%2C1396426002 : 22 April 2023), São Vicente > Nossa Senhora da Luz > Batismos 1878-1885 > image 509 of 532; Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

2 Data na lápide, placa ou cruz tumular.

3 "Divulgados por FamilySearch," Averbamento no registo de batismo nº 132 (1885) da mulher Mª da Luz; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia; cique aqui

"Cabo Verde, Registros Paroquiais, 1787-1957," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G92S-T9SR-K?cc=2246703&wc=SFVN-2N5%3A1396421203%2C1396421201%2C1396426002 : 22 April 2023), São Vicente > Nossa Senhora da Luz > Batismos 1878-1885 > image 509 of 532; Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

4 "Divulgados por FamilySearch," registo de baptismo nº 132; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia; clique aqui

"Cabo Verde, Registros Paroquiais, 1787-1957," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L92S-Y3YB?cc=2246703&wc=SFVK-DP8%3A1396421203%2C1396421201%2C1396422302 : 23 October 2014), São Vicente > Nossa Senhora da Luz > Batismos 1885-1889 > image 95 of 751; Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

5 "Divulgados por FamilySearch," Registo de batismo nº 132 (1885); Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia; cique aqui

"Cabo Verde, Registros Paroquiais, 1787-1957," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G92S-T9SR-K?cc=2246703&wc=SFVN-2N5%3A1396421203%2C1396421201%2C1396426002 : 22 April 2023), São Vicente > Nossa Senhora da Luz > Batismos 1878-1885 > image 509 of 532; Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 19 Nov 2024 com Legacy 9.0 de Millennia