Serafim Adrião LIMA ®
Alina da Costa MESQUITELA
(Cerca de 1900-1973)

Augusto Guilherme Mesquitela LIMA ®
(1929-2007)

 

Relações da família

Augusto Guilherme Mesquitela LIMA ®

  • Nascimento: 10 Jan 1929, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde
  • Óbito: 14 Jan 2007, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 78 anos de idade
  • Sepult.: 15 Jan 2007, Lumiar, Lisboa, Portugal
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica. Augusto Mesquitela Lima (Mindelo, Cabo Verde, 10 de Janeiro de 1929 - Lisboa, Portugal, 14 de Janeiro de 2007). Foi um antropólogo e escritor cabo-verdiano. Teve mais de 30 trabalhos científicos e 25 livros publicados, entre os quais Uma Leitura Antropológica da Poética de Sérgio Frusoni. É o decano dos antropólogos cabo-verdianos, internacionalmente reconhecido como especialista em arte da África Central. Mesquitela Lima era neto de Bernardo Mesquitela, governador de Cabo Verde em 1913. Estudou no Liceu do Mindelo e iniciou a carreira de funcionário colonial, em 1949, como escriturário da Alfândega de Cabo Verde. Em 1952 foi para Angola como chefe de posto da Inspecção dos Serviços Administrativos e Negócios Indígenas. Prosseguiu os seus estudos em Lisboa em 1959 no Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina. Formado em Estudos Políticos e Sociais do Ultramar, foi para o Instituto de Investigação Científica de Angola, onde dirigiu em Luanda o Museu de Angola. Fundou o Museu do Dundo, na província da Lunda Norte, leste de Angola, onde estudou vários grupos étnicos, com especial destaque para os kyaka. Regressou a Portugal após a Revolução de 25 de Abril de 1974. A partir de 1975 passou a leccionar na Universidade Nova de Lisboa, onde foi professor catedrático e jubilado como professor de Antropologia Cultural da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Em 1977 doutorou-se na Universidade de Paris X - Nanterre. Também em Paris trabalhou com grandes nomes da antropologia mundial como Claude Lévi-Strauss ou Roger Bastide. Em 1978 criou o Departamento de Antropologia na Universidade Nova de Lisboa, assim como o Instituto de Estudos Africanos. À data da sua morte o Professor Mesquitela Lima era director do Instituto Superior de Gestão.

• Formação: matriculara-se, 1960, Lisboa, , Lisboa, Portugal. no curso de Altos Estudos Ultramarinos da então Escola Superior Colonial.

Fonte: Relação nominal dos antigos estudantes cabo-verdianos matriculados na Escola Superior Colonial (1914-1970), (em 2012 era o Instituto Superior das Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa), que constitui o anexo 3 da TESE apresentada em 2012 por Crisanto Avelino Sanches de Barros, para obtenção do Título de Doutor em Ciências Políticas e Sociais.

• Nota biográfica: constante no site da Academia Cabo-verdiana de Letras. em virtude de ser patrono da cátedra nº 14B das 40 desta Academia

"Nasceu a 10 de Janeiro de 1929 no Mindelo e morreu a 14 de Janeiro de 2007 em Lisboa, com 78 anos. Filho de Alina da Costa Mesquitela, conhecida como Zinha, e de Serafim Lima, é também sobrinho de Bernardo Mequitela, governador de Cabo Verde em 1913. Estudou na Escola Secundária Gil Eanes, em Mindelo, depois do que se tornou oficial da alfândega em 1949. Três anos depois, migrou para Angola, onde se tornou chefe do "posto da Inspecção dos Serviços administrativos e negócios indígenas". Em 1959 foi para Portugal onde estudou no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Ultramarina. Após a graduação, regressou a Angola onde dirigiu o Museu de Angola, em Luanda. Fundou também o Museu do Dundo na Lunda Norte, a leste de Luanda, especializado no estudo dos grupos étnicos da região, incluindo a etnia Kyaka. Em 1974, regressou a Portugal e leccionou na Universidade Nova de Lisboa como professor de antropologia cultural. Em 1977, obteve seu doutorado na Universidade de Paris X - Nanterre e colaborou com Claude Lévi-Strauss. e Roger Bastide. No ano seguinte, criou o Departamento de Antropologia da Universidade Nova, bem como o Instituto de Estudos Africanos, em 1988. Ele morreu de pneumonia em 2017."



• Atividade literária: escritor.
Leia mais (em língua francesa) aqui.
NB: A página indicada faz parte de um "site qui est réalisé par Christophe Chazalon à partir de mai 2018".


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia